Larissa Costa
Empatia é uma palavra vinda do grego “empatheia”, que significa “paixão”. Ela representa a capacidade de se colocar no lugar do outro e ter um tipo de comunicação afetiva com ele. Ou seja, é a capacidade de compreender o que está por trás das atitudes de alguém em determinado momento, imaginar o contexto e as situações que fizeram aquela pessoa agir de tal maneira, sem julgá-la.
Diferente de simpatia- uma atitude principalmente agradável, que busca gerar aproximação através de gentilezas, a empatia é uma conexão mais intensa. As pessoas que a têm, conseguem, de alguma maneira, sentir a dor do outro e geralmente interessam-se por ajudar as outras pessoas, preocupam-se com o próximo.
Em seu artigo “Empatia é a habilidade mais importante que você deve ter”, para o portal CONTIoutra, o internacionalista Matheus de Souza explica alguns benefícios de ser empático (a). Veja abaixo:
Matheus finaliza o artigo explicando como praticar a empatia: “Ouça atentamente o que as pessoas têm a dizer […] a partir do momento que você começa a praticar a empatia, verá rapidamente os benefícios provocados por ela”. Veja o artigo completo clicando aqui.
Abaixo, um videozinho explicando um pouco melhor sobre empatia x simpatia, legendado por Luc Anderssen:
Você já foi empático (a) hoje?