Evento, promovido pela Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), proporciona conhecimento mais amplo sobre os cursos da Instituição e sobre o mercado
A escolha de uma profissão nunca foi um caminho fácil. No convívio cotidiano, é comum encontrar pessoas que escolheram suas carreiras baseadas, muitas vezes, numa certeza inicial de que aquela profissão lhes traria maior estabilidade, satisfação pessoal e acabaram por se arrepender. Para evitar frustrações futuras, a escolha de uma carreira exige a consideração de vários pontos essenciais. Na tentativa de auxiliar jovens e adolescentes prestes a se formarem no ensino médio, a Faculdade Paulus de Comunicação promove, a cada semestre, um projeto no qual oferece uma série de oficinas, palestras e bate-papos gratuitos no evento “Comunicadores do Futuro”.
O projeto tem como objetivo principal receber alunos do ensino médio da rede pública ou particular para colocá-los em contato com professores e profissionais renomados de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas, Filosofia, Audiovisual, Fotografia e Produção Multimídia. “O projeto Comunicadores do futuro tem como objetivo, em primeiro lugar, apresentar a FAPCOM como uma proposta de ensino de preparação para aqueles jovens e adolescentes que ainda buscam o que farão na vida”, afirma o diretor da Faculdade; Padre-Doutor Antonio Iraildo. “Nós abrimos as portas da casa para que eles conheçam a faculdade e tentamos também despertar neles o fascínio da descoberta do mundo da Comunicação e da Filosofia. Apresentamos a FAPCOM como uma possibilidade de lugar onde poderão se profissionalizar nestes campos”, completa.
O projeto, que já está na sua quarta edição, aconteceu no dia 09 de maio, das 09h às 17h, nas dependências da Faculdade, na Vila Mariana, Estado de São Paulo. Quase 700 alunos de 10 escolas da Grande São Paulo, entre Etecs, escolas particulares e estaduais, puderam participar das diversas atividades oferecidas por convidados e por docentes e coordenadores da FAPCOM. O professor de arte do SESI 079, Anderson Dias Francisco, acredita que visitar instituições de ensino superior é uma das melhores maneiras de definir qual é o curso ideal para o estudante. “O contato possibilita analisar a infraestrutura e, sobretudo, conversar com professores, orientadores e outros alunos que já fazem algum curso”, disse. Para Rafael Russo, que é docente no SESI 079, “a FAPCOM tem um bom conceito e traz muita confiança. Queremos que nossos alunos conheçam os cursos que a faculdade oferece e consigam sanar as suas inquietações”, confiou. A Faculdade não traz confiança só por proporcionar este tipo de evento. “Na FAPCOM temos um diferencial, que é a oportunidade que damos aos nossos alunos de terem, na sua formação profissional, contato com a Comunicação e com a Filosofia, o que ajuda na questão de autocrítica, na construção da personalidade e sobretudo na aquisição de um pensamento mais humanitário. Num mundo onde cursos que valorizam o pensamento crítico são escrachados, nós valorizamos isso e buscamos desenvolver nos nossos alunos esse lado humanitário”, concluiu o diretor da faculdade.
Oficinas e Palestras
O evento ofereceu duas palestras: uma da administradora e gestora em Recursos Humanos, Juliana Rissardi, que falou sobre: ‘por onde começar com a carreira e o mercado do trabalho’ e outra do jornalista e consultor em mídias sociais, Cristiano Santos, que palestrou sobre: ‘transformação digital e redes sociais, relacionamento e humanização’.
Juliana Rissardi buscou ajudar cada participante a entender como a descoberta de sua pessoalidade pode auxiliar na escolha da profissão a partir da história de vida de cada um. Para ela, na escolha da futura carreira, é necessário saber o que mais traz prazer e aonde se almeja chegar para não correr o risco de se tornar um profissional frustrado. “É importante saber que tipo de personalidade a pessoa tem. Isso permite não fazer escolhas erradas sobre a profissão”, afirmou. “A escolha da trajetória deve ser feita a partir daquilo que a pessoa mais se identifica, que ela sempre deu maior preferência. Ainda é importante pensar em como lidar com a influência dos pais”, enfatizou. Rissardi também apresentou modelos de currículos e listas de perguntas que estudantes podem fazer para os profissionais para que possam esclarecer suas dúvidas.
Já na palestra de Cristiano Santos, foram abordadas as vantagens e os inconvenientes das mídias sociais. De um jeito super dinâmico, ele mostrou como usar temas de atualidade para promover uma marca ou produto nas redes. “O mais importante nas redes é a proximidade com os seguidores. A marca deve defender e se posicionar diantes de temas polêmicos além de defender seus clientes. Ainda vale ressaltar que isso cria identificação e dela surge o seguimento”, declarou Cristiano. Ao final do evento ele deixou uma mensagem aos participantes: “o que eu acho bacana num evento como esse, para adolescentes que estão buscando a realização de seus sonhos, é a oportunidade da proximidade com a vida acadêmica, contato com os profissionais que já estão no mercado e sobretudo para entender que a educação é base de tudo na carreira que desejam seguir”. Por tudo isso, “foi um prazer muito grande poder estar aqui hoje e só posso parabenizar a FAPCOM por promover um evento como esse para a juventude e desejar que tenha continuação”, concluiu.
Foram preparadas 13 oficinas para esta edição, mas devido à grande demanda, foram oferecidas 14. “Abrimos mais uma oficina no dia para atender a quantidade de alunos que se interessaram por fotografia”, explicou Luciana Bittencourt,responsável pela organização do evento. Entre outros temas trabalhados com os alunos, podemos citar: Marketing Digital – Oportunidades e estratégias; Fotografia Publicitária: Criatividade nas lentes; Jornalismo de dados – Técnicas para produção de reportagens investigativas; A presença do Relações Públicas no mundo do trabalho; Oficina de Locução para Rádio; Oficina de Jornalismo Investigativo e outros mais.
Os professores e orientadores, que acompanhavam os alunos, também participaram de uma atividade especial com a coach Lizie Dinardi, onde receberam orientação sobre temas como escola e família. Juntos com seus discentes, eles relaxaram em um show de músicas ao vivo conduzido pelo jovem músico Bruno Malucelli. Durante o espetáculo, os alunos ligaram as lanternas dos celulares e cantaram descontraídos. “Eu estou adorando o evento, porque é muito importante para esse pessoal conhecer uma instituição de ensino superior, É importante que eles tenham esse contato, vejam como funciona e decidam o melhor para o futuro”, disse Bruno.
Os alunos saíram do encontro repletos de esperança e satisfeitos com o que tinham acabado de viver. É o caso do jovem Vinicius Pelegrini, 15 anos, da escola estadual Manuel Bandeira situada em Perus, que afirmou estar contente pelo dia. “Eu vim para conhecer e descobrir o que pretendo estudar, volto feliz e com muita esperança. Eu pretendo fazer Jornalismo e posso dizer que a expectativa foi alcançada”, confiou. Outro estudante que saiu satisfeito é o Fernando da Silva Fernandes, 18 anos,, aluno da ETEC Prof. Camargo Aranha. “O dia me ajudou no direcionamento dentro da minha área de Comunicação e Marketing que já faço. A escola apresentou o convite, viemos e volto muito satisfeito. Consegui tirar minhas dúvidas”, contou com olhos repletos de felicidade. Muitos alunos comentaram sobre a organização do dia e sobre a oportunidade de conhecer de perto uma instituição de ensino superior. A estudante de Jornalismo Laura Campos Santos, da Faculdade Anhembi Morumbi, também participou do evento. “Como estudante de jornalismo, acabei de participar da oficina de jornalismo investigativo e achei muito interessante. A professora, além de ser bem renomada e formada, soube passar aquilo que é essencial para nós. A palestra abriu para mim uma luz e acrescentou muitas coisas para carreira”, contou.
Para ter um retorno sobre o Comunicadores do Futuro, a FAPCOM realiza uma pesquisa de satisfação junto às escolas e alunos que participaram. Parte dela ainda está em andamento, mas já é possível adiantar que “os resultados são muitos positivos. A avaliação está apresentando o retorno do evento como ótimo/bom e 92% dos alunos afirmam que o evento os motivou para a escolha da carreira que irão seguir”, contou Luciana. O departamento comercial da faculdade, responsável por coletar esses dados, fez algumas visitas nas instituições presentes e afirmou que receberam uma chuva de elogios. A próxima edição do Comunicadores acontecerá em outubro deste ano e as escolas já podem procurar a FAPCOM para garantirem a participação.
Por: Louis Edoa e Francielly Filgueira,
Alunos do curso de jornalismo da Fapcom