O uso da segunda tela ao assistir à televisão é uma tendência que ganha cada vez mais força. Atentas a isso, as emissoras de televisão têm adequado suas programações a fim de integrar novas plataformas e aproveitar as mudanças referentes à interação das novas mídias digitais.
Alguns programas da Rede Globo de Televisão, por exemplo, estimulam a utilização da segunda tela através de interações no Twitter. Isso acontece no The Voice Brasil, Video Show, Big Brother Brasil e na última edição do Rock in Rio, onde comentários com determinada hashtag eram veiculados ao vivo.
Um caso recente da Globo é a veiculação de comentários na novela Malhação. Através de um aplicativo mobile, ou do próprio Twitter, é possível enviar comentários utilizando a “tag do dia”, que aparece no intervalo que antecede o início da telenovela.
Os programas Jogo Aberto e Donos da Bola, da Bandeirantes, têm como tema central discussões sobre esportes. Durante o programa, é comum os apresentadores visualizarem comentários dos telespectadores e incorporar suas opiniões aos debates.
O SBT também está atento às novas mídias. Suas campanhas recentes incluem “#compartilhe” na assinatura. No Teleton 2013, os telespectadores tiveram sua foto de perfil exibidas no telão do programa durante as apresentações dos artistas, através de uma hashtag veiculada no Facebook, Twitter e Instagram.