Um dos ramos que o profissional com formação em Jornalismo pode seguir é o Turismo. O tema, que levanta características de diferentes lugares no mundo inteiro, é interessante para conhecer novos modelos de sociedade, lugares e experiências, agregando valor cultural para a carreira e para a vida.
O jornalista que busca a especialização em Turismo deve ser heterogêneo com relação aos destinos, evitando o foco excessivo em alguns e o esquecimento de outros. É muito importante também a pesquisa minuciosa, para que ele levante informações inéditas e interessantes e não apenas replique o que já é conhecido por todos; o jornalista turístico é, de certa forma, um investigador.
Como o custo de viagens para todos os locais é elevado, as emissoras e canais de comunicação aproveitam os avanços da globalização para realizar matérias à distância, valendo-se de informações dispostas de forma online através de conversas, entrevistas ou pesquisas em sites de turismo. O recomendável, no entanto, é que o jornalista possa vivenciar experiências em locais e, a partir delas , reunir uma crítica, informação ou experiência mais apurada.
Os blogs são grandes portais para demonstrar os conhecimentos em Turismo. Escrever e manter uma página para compartilhar as experiências pode ser o primeiro passo para seguir carreira. O Twitter, apesar de ser um microblog, também pode ser uma ferramenta valiosa para os registros.
O Brasil, por ser um grande país e com diversas atrações turísticas, oferece boas oportunidades para jornalistas turísticos. Grandes jornais brasileiros têm editorias exclusivas para o tema: “Viagem”, no JB; “Turismo”, na Folha de S. Paulo; “Viagem”, em O Estado de S. Paulo; “Boa Viagem”, em O Globo; “Turismo”, no Correio Braziliense; dentre outros.
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