FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

A Pesquisa de Mercado e sua importância na Comunicação

18 de fevereiro de 2014
  • Comunicação

pesquisa-1-blog

A Pesquisa de Mercado é uma das principais ferramentas do Planejamento de Comunicação, pois aponta as tendências, hábitos dos consumidores, dados demográficos, dentre tantas outras informações necessárias para uma boa análise. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para profissionais que desejam ingressar neste segmento.

O processo de pesquisa de mercado tem início na definição do problema e objetivos da pesquisa. Em seguida, é desenvolvido todo o plano para as informações serem coletadas e analisadas antes da montagem da apresentação. É imprescindível que todas as etapas estejam bem estruturadas e com objetivos claros para que a pesquisa tenha a relevância desejada.

São quatro os métodos de pesquisa de mercado: qualitativa, quantitativa, técnicas de observação e técnicas experimentais. Na pesquisa qualitativa, o número de entrevistados é pequeno, com a busca de maior detalhamento de informações subjetivas e profundidade. Com um roteiro aberto, um dos modelos mais conhecidos é o de Focus Group, em português, Discussão em Grupo onde a pesquisa é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas escolhidas de acordo com o produto.

A pesquisa quantitativa, por sua vez, testa hipóteses específicas e utiliza técnicas de amostra para referir-se a toda a população. Assim, é necessário um questionário estruturado e um grande número de entrevistados. São quantitativas, por exemplo, as pesquisas de intenção de voto nas eleições, onde se recolhe a opinião de um grupo de pessoas e então aplica-se o estudo referindo-se à população como um todo.

Nas técnicas de observação, a pesquisa é feita através do ambiente natural do fenômeno social. Ela pode ser feita de uma vez ou ao longo de determinados períodos – os cookies da internet são uma referência. Já as técnicas experimentais envolvem a criação de um ambiente quase artificial e permite a manipulação do entrevistador, como visto em testes de mercado.

A Pesquisa de Mercado é uma boa oportunidade para estudantes de Comunicação, em quase todas as áreas. Ficou interessado? Conheça os cursos de graduação da FAPCOM clicando aqui. #EuEscolhiComunicação

Voltar

Posts Relacionados:

Alunos de RP da FAPCOM ficam em 3º lugar no Prêmio ABERJE – PUA 2018
Retrospectiva 11º Simpósio de Comunicação FAPCOM
Alunos de Comunicação promovem reflexão sobre os Signos da Democracia
11° Simpósio de Comunicação da FAPCOM debateu o papel na mídia no cenário atual
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados