Juliana Oliveira
Grandes marcas exigem grandes concorrentes. Cada marca se destaca para futuros e antigos consumidores por meio de características que mostre que o seu produto ou serviço está sempre à frente. O top of mind mostra o quanto uma determinada marca é popular na mente de seus consumidores. Um exemplo? Pense no Papai Noel tomando refrigerante na neve. Pensou? No mínimo imaginou uma propaganda da Coca-Cola. E é assim que funciona.
Um dos fatores que pode influenciar isso é a identidade visual. A Coca-Cola, por exemplo, é reconhecida mundialmente, seja pelo seu logo ou cores, assim como a Apple é conhecida pela famosa maçã.
Agora, imagine se a Pepsi fosse vermelha e branca? Ou o símbolo da Microsoft fosse todo preto? Criaria um certo estranhamento no público, pois o logo é muito forte na concepção, fazendo com que seja um fator primordial para o reconhecimento de uma marca.
Paulo Rúpolo, designer gráfico, aceitou o desafio: trocou as cores dos logos de algumas empresas com as dos seus concorrentes.
Confira alguns exemplos: