FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Conheça as áreas de atuação em uma agência de publicidade

11 de junho de 2013
  • Comunicação

agencia

Atendimento, Planejamento, Criação… Conheça melhor cada uma das divisões.

Agências de publicidade são um ótimo local para estudantes de comunicação darem início às suas carreiras profissionais. No entanto, a dúvida de muitos é em qual área atuar, visto que as agências oferecem diversas oportunidades, cada uma com características peculiares e tarefas diferentes. O blog da FAPCOM levantou algumas atividades e funções dentro de uma agência.

O Atendimento publicitário é o grande responsável pela comunicação entre a agência e o cliente. Está em suas mãos a tarefa de levar as ideias e necessidades do cliente ao planejamento e a criação. O profissional de atendimento deve se manter atualizado com assuntos gerais e conhecer bem as empresas com as quais trabalha, além de desenvolver técnicas de persuasão e possuir uma boa oratória para defender a entrega das peças publicitárias.  É ele quem transmite a imagem da agência.

No Planejamento, os “planners”, como são chamados os profissionais da área, são responsáveis por uma criação do plano de comunicação, estudando diversos fatores do micro e macroambiente para traçar com precisão as metas e objetivos do cliente. Estrategistas, os profissionais desta área são considerados parte dos grandes pensadores da agência.

Na área de mídia, a principal atividade é elaborar um planejamento para atingir o público-alvo, a partir de grande cobertura e frequência com o melhor retorno sobre o investimento para o cliente. Assim, este profissional precisa desenvolver um relacionamento próximo com veículos de comunicação, atuando junto  à equipe Pesquisa,  responsáveis por coletar informações do consumidor, valendo-se de pesquisa própria,encomendas para institutos de pesquisa ou de mercado, já disponíveis de forma gratuita.

A Criação é a grande responsável pela inovação. A dupla, composta pelo diretor de arte, que realiza a parte visual das peças publicitárias e o redator, encarregado por títulos, slogans e textos, é coordenada pelo Diretor de Criação, e desenvolve o conceito criativo das campanhas, fazendo com que o  cliente se destaque frente às ações e abordagens dos concorrentes.

A Produção atua junto com a Criação, e pode ser terceirizada ou não. Nela, há uma divisão entre produção gráfica e RTVC (produção eletrônica), estabelecendo contatos com gráficas, produtoras de vídeo, empresas de mídia externa, mídia interativa, entre outras. Orçamentos e calendários de execução e entregas são algumas das atividades desses profissionais.

Algumas agências trabalham com áreas específicas  como a assessoria de Imprensa, Interativa (digital signade, social media), entre outros. Assim, há uma gama de possibilidades para atuar no mercado de agência. O blog FAPCOM espera ter ajudado você a conhecer melhor as áreas e quer saber por qual delas você mais se interessou. Compartilhe suas ideias conosco!

 

Voltar

Posts Relacionados:

Alunos da FAPCOM entrevistam Paulo Loeb (F.biz)
Burger King lança Whopper Furiosaço, com o pão da cor vermelha
Publicidade e Propaganda da FAPCOM é convidada de honra em palestra da DM9DDB
Conheça uma agência de Publicidade
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados