FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

A participação da mídia em grandes movimentos nacionais

12 de julho de 2013
  • Comunicação
diretas-já-1

Foto: Divulgação

Os meios de comunicação tiveram grande importância em movimentos nacionais recentes, como Diretas Já e o caras-pintadas

As manifestações que aconteceram em todo o Brasil no último mês despertaram a inevitável comparação com movimentos recentes em nossa história: o “Diretas Já”, em 1983 e 1984, e o movimento dos caras-pintadas, em 1992, que resultou no impeachment ao então presidente Fernando Collor de Melo.

Muito se pergunta sobre como os movimentos foram estimulados e organizados naquela época, visto que redes sociais, como o Facebook e o Twitter, não existiam. O ponto é que, na verdade, as redes sociais sempre existiram, só que formadas em outros meios de comunicação. O que verificamos nos tempos atuais é o uso das chamadas novas mídias, que articulam os encontros na web.

A campanha pelas “Diretas Já” atingiu todo o Brasil, no biênio 1983-1984, e visava a aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que levaria ao fim da ditadura militar e restabeleceria eleições diretas para a Presidência da República. Ela foi idealizada e lançada pelo senador Teotônio Vilela no ano de 1983, no programa Canal Livre, da Rede Bandeirantes. No movimento das “Diretas Já”, a participação de artistas e intelectuais, sobretudo músicos, era comum e motivava o povo. Já a Imprensa sofria censura, na ocasião, do presidente João Figueiredo, atitude visando a repressão dos movimentos.

Em 1992, denúncias de corrupção ao presidente Fernando Collor, somadas às suas medidas econômicas, acarretaram em um movimento estudantil que se espalhou pelo Brasil inteiro, chamado “caras-pintadas”: o nome faz jus aos rostos pintados com tinta verde e amarela. O estopim da investigação foi uma entrevista do irmão do presidente Fernando Collor à revista Veja em maio, que acusava o tesoureiro de Collor de corrupção. No mês seguinte, uma matéria na revista IstoÉ trazia um depoimento de Eriberto França, motorista da secretária do presidente, que forneceu mais informações reveladoras e colocou à prova a defesa de Collor. Assim, os movimentos tiveram grande repercussão na televisão e em outros veículos de Imprensa.

Você concorda que as redes sociais sempre existiram, mesmo que estimuladas por outras mídias? Conte-nos a sua opinião!

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados