Toda empresa está sujeita a crises, um problema imprevisível que chega a opinião pública e indigna pessoas. Ela pode destruir a reputação da empresa, a confiança dos consumidores em seu produto, afetando os resultados econômicos e financeiros.
O papel do relações públicas é extremamente importante para fazer a gestão da comunicação e reverter esse cenário. Alguns fatores são decisivos nessa etapa: esclarecer o fato por meio de respostas ágeis, compreensíveis e verdadeiras. E ter a certeza que os públicos afetados, tais como clientes, familiares de vítimas e funcionários, tenha toda a informação e apoio necessário.
O profissional dessa área precisa ter conhecimento do negócio e dos fatos que geraram a crise. É importante que ele se comunique com os gestores da empresa e os prepare, pois nesses casos é importante que os líderes da empresa se apresentem e se comuniquem com a opinião pública, para mostrar o controle da situação e a seriedade com que está sendo tratado.
Muitas vezes é possível fazer um planejamento preventivo, como empresas de transporte aéreo que se preparam para uma situação de uma queda de aeronave, ou até mesmo empresas alimentícias que se preparam para um produto com um corpo estranho, entre outras situações.
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