Você já ouviu falar sobre métricas e monitoramento nas redes sociais? Essas ferramentas são importantes para qualquer análise profunda, elas conseguem varrer a internet inteira e reunir todos os posts/comentários em um único local, para que a agência ou empresa responsável tenha plena noção do que está sendo falado sobre um determinado assunto, evento ou empresa.
Pelo monitoramento é possível rastrear palavras-chave, hashtags, nome da marca ou da empresa, para posteriormente analisar a aceitação de um produto ou campanha, lidar com críticas e comentários negativos, além de identificar oportunidades e gerenciar crises. Todas essas informações aparecem em diferentes relatórios das ferramentas de Analytics para ajudar a fazer uma avaliação sobre o impacto que cada mídia social tem sobre os objetivos e as conversões da empresa em vendas.
Trabalhar com redes sociais, ao contrário do que alguns pensam, é complexo e exige muito trabalho, mas pode ser bastante recompensador. O processo envolve trabalhar a imagem da organização, comunicar o que for necessário e aproximá-la de seus clientes.
Veja alguns exemplos de ferramentas de Social Analytics: