FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Como funcionam as ações de guerrilha

15 de julho de 2014
  • Blog
  • Comunicação

marketing-de-guerrilha

O “Marketing de Guerrilha” é muito comum para empresas com uma cultura mais agressiva, mas é amplamente utilizado por diversas marcas. Uma ação de guerrilha é basicamente “um ataque” ou um “contra-ataque” às marcas concorrentes, sendo mais comum no ambiente offline, com uma ação “espontânea” em algum lugar movimentado.

Um exemplo recente é o da Nike durante a Copa das Confederações. A empresa que patrocina os megaeventos da FIFA é a Adidas, sua principal concorrente, mas a Nike, sabendo que não poderia anunciar próximo aos estádios, por uma ordem judicial da FIFA, alugou um prédio inteiro de 14 andares ao lado do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ao alugá-lo, a empresa decidiu pintar todas as janelas do prédio com o logo da empresa. Como resultado, a maioria das pessoas que estavam no aeroporto, ao serem perguntadas qual era a patrocinadora esportiva da Copa do Mundo, responderam Nike. Visivelmente, a ação deu o resultado esperado.

Por outro lado, uma ação da P&G, em 2010, no Rio de Janeiro, não deu muito certo. A ideia era divulgar a campanha “Provou Gostou Avião do Faustão”, com containers de madeira repletos de adesivos deixados pelos estacionamentos de lojas, para mostrar que o Avião do Faustão ficou tão cheio que os prêmios estavam caindo. Porém, nessa mesma época, o medo da população do Rio em relação às facções criminosas estava muito alto. As caixas que foram deixadas nos estacionamentos não tinham identificação nenhuma e a P&G, ao invés de promover sua campanha, acabou acionando o esquadrão antibombas da cidade, com as pessoas assustadas.

Embora seja muito eficiente em algumas situações, ela pode dar errado algumas vezes. Talvez aconteça por uma má abordagem e execução ou por acontecimentos recentes naquele mercado, que geram repercussão negativa para a ação. Ações de Guerrilha podem ser muito úteis para uma empresa, mas é necessário um planejamento bastante cuidadoso e elaborado.

Voltar

Posts Relacionados:

Dicas para um Blog de Sucesso
Blog Versátil RP lança relatório sobre a profissão de Relações Públicas
Alunos da FAPCOM viram comentaristas esportivos
Como trabalhar a fidelização da forma correta
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados