Algumas empresas gostam de ser as primeiras a seguir uma tendência. Já outras resistem muito ao que o mercado determina como tendência. Descobrir e definir uma tendência podem ser cruciais para uma empresa, dependendo do setor de atuação. Um petshop, por exemplo, tem uma concorrência muito grande.
Encontrar uma forma diferente de executar o serviço pode trazer benefícios e uma segurança para o negócio. Uma empresa desse mercado, chamada WildVet viu uma oportunidade em que as pessoas de uma região estavam criando cada vez mais animais silvestres, e se especializou nesse ramo. Ou seja, ela descobriu uma tendência, redefiniu seu posicionamento e estratégia e conseguiu manter-se em um mercado concorrido como o de petshops.
Identificar uma tendência, resumidamente, é se colocar a disposição para ouvir e tentar resolver o problema do outro. Ao fazer isso você cria laços com as pessoas e um diferencial de mercado, assim como no exemplo do petshop. Entretanto, existem pessoas e perguntas diferentes. Uma forma de abordar um possível público é por meio de pesquisas para saber de possibilidades próximas ao seu negócio, além de estar por dentro do que é publicado em jornais e revistas (manter-se atualizado).