FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Uso de palavras estrangeiras na Publicidade

13 de setembro de 2013
  • Carreira

Uso de palavras estrangeiras na Publicidade 2

Quem trabalha no meio publicitário sabe que alguns termos em inglês são muito utilizados na profissão. Briefing, brainstorming e layout são expressões cotidianas. Pensando nisso, trazemos hoje um pequeno glossário das principais palavras de língua inglesa utilizadas no vocabulário do publicitário. Assim, é possível familiarizar-se com as expressões e dialogar com um profissional experiente da área de publicidade. Alguns dos termos mais frequentemente utilizados são:

Brainstorming: dinâmica de reuniões para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou equipe, com o objetivo de estimular a geração de ideias e soluções. Ele é uma alternativa para desenvolvimento de novos produtos, ideias para campanhas de publicidade, resolução de problemas, entre outros.

Sua composição se dá em dois princípios – atraso do julgamento e criatividade em qualidade e quantidade – e quatro principais regras – críticas são rejeitadas, criatividade é bem-vinda, quantidade é necessária e combinação e aperfeiçoamento são necessários.

Break: intervalo comercial em rádio e/ou TV.

Briefing: documento que sintetiza as diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É o ponto de partida para o trabalho das áreas de comunicação.

Fee:  é uma forma de remuneração fixa à agência ou prestador de serviços, independente de medidas quantitativas ou qualitativas de trabalho.

Freelance: trabalho avulso, sem contrato ou compromisso a longo prazo.

House (agência): departamento de criação próprio da empresa anunciante.

Jingle: publicidade radiofônica composta por música e texto.

Job: tarefa, trabalho.

Layout: esboço ou desenho que destaca os elementos de uma peça publicitária, sobretudo para mídia impressa.

Recall: lembrança, retorno do público.

Release: comunicado em forma de matéria.

Share: participação.

Target: público-alvo.

Deadline: prazo, limite de entrega.

Crossmedia: distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline.

Top of heart/ heart brand: marcas mais queridas pelos consumidores, aquelas pelas quais os consumidores são mais fiéis.

Top of mind: marcas mais lembradas, mais populares na “mente” dos consumidores.

Spot: anúncio utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou com música de fundo.

Retargeting: utilizado na publicidade online, é uma forma de segmentação de campanha para que atinja apenas um público desejado (exemplo: alguém que já interagiu de alguma forma com a marca). Ele procura mostrar ao usuário conteúdos de seu interesse, valendo-se de informações relevantes e aumentando o desempenho das mídias online para os anunciantes.

Budget: verba disponível, orçamento.

Planner: termo utilizado para denominar o profissional do Planejamento Publicitário, de Marketing ou de Comunicação.

ROI (Return Of Investment): retorno sobre investimento, ou seja, a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido.

Brand: marca, forma de produto que pode ser reconhecida através de um nome ou desenho.

Branding: construção e gerenciamento de uma marca, agrupando soluções e desenvolvendo etapas como detalhamento do público-alvo, posicionamento da marca e construção multissensorial.

SWOT: a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar análise de cenário/ambiente, servindo como base para gestão e planejamento estratégico da empresa. A sigla é composta das palavras Strengths (Forças), Weakness (Fraquezes), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Market Share: participação, quota ou fatia de mercado.

Mind Share: mercado em que a empresa conquistou espaço memória/mente do consumidor

Social Media: mídias sociais; pode tratar-se também da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos.

Lembra-se de alguma palavra que não citamos aqui e que também pode ser útil aos profissionais da área? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Voltar

Posts Relacionados:

Alunos da FAPCOM entrevistam Paulo Loeb (F.biz)
Burger King lança Whopper Furiosaço, com o pão da cor vermelha
Publicidade e Propaganda da FAPCOM é convidada de honra em palestra da DM9DDB
Conheça uma agência de Publicidade
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados