Quem trabalha no meio publicitário sabe que alguns termos em inglês são muito utilizados na profissão. Briefing, brainstorming e layout são expressões cotidianas. Pensando nisso, trazemos hoje um pequeno glossário das principais palavras de língua inglesa utilizadas no vocabulário do publicitário. Assim, é possível familiarizar-se com as expressões e dialogar com um profissional experiente da área de publicidade. Alguns dos termos mais frequentemente utilizados são:
Brainstorming: dinâmica de reuniões para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou equipe, com o objetivo de estimular a geração de ideias e soluções. Ele é uma alternativa para desenvolvimento de novos produtos, ideias para campanhas de publicidade, resolução de problemas, entre outros.
Sua composição se dá em dois princípios – atraso do julgamento e criatividade em qualidade e quantidade – e quatro principais regras – críticas são rejeitadas, criatividade é bem-vinda, quantidade é necessária e combinação e aperfeiçoamento são necessários.
Break: intervalo comercial em rádio e/ou TV.
Briefing: documento que sintetiza as diretrizes e metas do anunciante para uma campanha publicitária. É o ponto de partida para o trabalho das áreas de comunicação.
Fee: é uma forma de remuneração fixa à agência ou prestador de serviços, independente de medidas quantitativas ou qualitativas de trabalho.
Freelance: trabalho avulso, sem contrato ou compromisso a longo prazo.
House (agência): departamento de criação próprio da empresa anunciante.
Jingle: publicidade radiofônica composta por música e texto.
Job: tarefa, trabalho.
Layout: esboço ou desenho que destaca os elementos de uma peça publicitária, sobretudo para mídia impressa.
Recall: lembrança, retorno do público.
Release: comunicado em forma de matéria.
Share: participação.
Target: público-alvo.
Deadline: prazo, limite de entrega.
Crossmedia: distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline.
Top of heart/ heart brand: marcas mais queridas pelos consumidores, aquelas pelas quais os consumidores são mais fiéis.
Top of mind: marcas mais lembradas, mais populares na “mente” dos consumidores.
Spot: anúncio utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou com música de fundo.
Retargeting: utilizado na publicidade online, é uma forma de segmentação de campanha para que atinja apenas um público desejado (exemplo: alguém que já interagiu de alguma forma com a marca). Ele procura mostrar ao usuário conteúdos de seu interesse, valendo-se de informações relevantes e aumentando o desempenho das mídias online para os anunciantes.
Budget: verba disponível, orçamento.
Planner: termo utilizado para denominar o profissional do Planejamento Publicitário, de Marketing ou de Comunicação.
ROI (Return Of Investment): retorno sobre investimento, ou seja, a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido.
Brand: marca, forma de produto que pode ser reconhecida através de um nome ou desenho.
Branding: construção e gerenciamento de uma marca, agrupando soluções e desenvolvendo etapas como detalhamento do público-alvo, posicionamento da marca e construção multissensorial.
SWOT: a análise SWOT é uma ferramenta utilizada para realizar análise de cenário/ambiente, servindo como base para gestão e planejamento estratégico da empresa. A sigla é composta das palavras Strengths (Forças), Weakness (Fraquezes), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
Market Share: participação, quota ou fatia de mercado.
Mind Share: mercado em que a empresa conquistou espaço memória/mente do consumidor
Social Media: mídias sociais; pode tratar-se também da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos.
Lembra-se de alguma palavra que não citamos aqui e que também pode ser útil aos profissionais da área? Compartilhe conosco nos comentários.