FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • Coleção E-books
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Os caminhos para um bom portfólio em Publicidade

22 de maio de 2013
  • Carreira

portfolio-v2

Confira algumas recomendações para criação do seu material de apresentação.

No ramo da Publicidade, especialmente em design, direção de arte e criação, ter um portfólio com seus trabalhos pode ser o diferencial para abrir novas portas no mercado profissional. Empresas que contratam estagiários e profissionais da área costumam consultar trabalhos desenvolvidos pelo candidato, para constatar se há um alinhamento com o que procuram.

Seguindo a premissa de que “a primeira impressão é a que fica”, o publicitário Eugênio Mohallem (presidente da agência Mohallem/Artplan) tem uma concepção de apresentação que organiza os trabalhos da seguinte forma: “10, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9”, sendo o número 10 mais forte, ele fica em primeiro, seguido pelo mais fraco, valendo-se de uma escala crescente em seguida.

É imprescindível conhecer bem os trabalhos apresentados no portfólio para falar com propriedade. Assim, só exponha os projetos em que realmente participou, e faça você mesmo a seleção dos cases.

A sugestão é apresentar o nome/logo do cliente na parte superior/esquerda da primeira página. Se o portfólio for online, vincule este logo a home page do cliente. É fundamental revisar o texto, e elaborar uma apresentação clara e objetiva (dessa vez, não importa apenas o conteúdo, mas também a forma como é apresentado).

Para quem ainda não trabalhou para grandes clientes, isso não é problema. Uma alternativa é construir as próprias campanhas com projetos ousados, diferentes. Isto também conta muito e é uma forma de colocar as habilidades em prática para mostrá-las depois. Existe um mundo de possibilidades para trabalhar e a diferença entre ter algo para mostrar e não ter é pode custar uma oportunidade.

Por fim, o mais importante: os contatos profissionais (telefones, e-mails, perfis nas redes sociais) devem ser colocados sempre em locais visíveis. Com um portfólio bem estruturado, a apresentação nas entrevistas ganha destaque, abrindo espaço novas chances.

Voltar

Posts Relacionados:

6 dicas para quem está procurando o primeiro estágio
Trabalhar em Portugal: veja quais são os profissionais mais procurados
Sonha em trabalhar com Jornalismo Internacional?
Vaga na ATENTO
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados