FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

A importância do mapeamento de Stakeholders na área de Relações Públicas

26 de dezembro de 2013
  • Carreira

stk 

O profissional de Relações Públicas tem, em seu trabalho, uma grande variedade de públicos de interesse, que são os stakeholders. Eles têm diversas subdvisões e requerem, em cada uma delas, de uma atuação diferente do RP.

Stakeholders internos são aqueles com que a organização/cliente exerce uma comunicação frequente no cotidiano: colaboradores, fornecedores, investidores, negociantes e clientes diretos. Já os públicos externos são aqueles que não dispõem de uma comunicação regular: podem ser vizinhos, governo, grupos de interesses, mídia (em alguns casos) e comunidade financeira. Há públicos apoiantes, que necessitam de um gerenciamento e manutenção. Já o trabalho em cima de públicos opositores é justamente com o foco na reversão da imagem negativa perante eles.

Com base no grau de importância para a organização/pessoa, os stakeholders podem ser dispostos na hierarquia primários/secundários/marginais.

Há também a classificação do tipo de atitude dos stakeholders com relação à empresa/pessoa. Stakeholders apoiantes são aqueles que têm uma posição positiva e são vistos como oportunidade, além de baixo potencial de ameaça; o principal objetivo do RP, neste caso, é realizar ações que reforcem a confiança.

Já os stakeholders opositores representam uma situação bem diferente. Com posição contrária e representando uma ameaça, este tipo de público requer um tipo de comunicação mais persuasiva para mudança de ideia sobre a empresa/pessoa.

Por fim, os stakeholders indiferentes, que não representam grandes ameaças, mas também precisam de ações atrativas e envolventes por parte do RP para que sejam conquistados.

Quer tornar-se um profissional de Relações Públicas? Estude conosco! Conheça o curso de RP da FAPCOM e faça a sua inscrição para o Vestibular 2014 clicando aqui.

Voltar

Posts Relacionados:

Egressos FAPCOM de Relações Públicas conquistam 33° Prêmio ABRP
FAPCOM na final do 33º Prêmio ABRP – Concurso Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de RP
A importância de uma atitude criativa nas redes sociais
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados