FAPCOM
  • Portal
  • Loja Virtual
  • FAPCOM
  • Paulinos
  • Paulus Social
Paulinos
  • Portal do Aluno
  • Espaço do Aluno
  • Biblioteca
  • Ex-alunos
  • Central do professor
  • Fale Conosco
MENU
  • Institucional
    • A FAPCOM
    • Diretoria e Corpo docente
    • Pastoral Universitária
    • Comunicadores do Futuro
    • Eventos
      • Eventos FAPCOM
      • Certificados
    • Locação de espaços na FAPCOM
    • Convênios com empresas
    • FAPCOM na sua Escola
    • Avaliação Institucional – CPA
    • Reconhecimentos
    • Catálogo Institucional
    • Infraestrutura e estúdios
    • Ouvidoria
    • Vídeo Institucional
    • CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
    • Política de Privacidade
  • Vestibular
    • Inscreva-se
    • Bolsas ProUni
  • Graduação
    • Produção Audiovisual
    • Filosofia
    • Fotografia
    • Jornalismo
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Multimídia
    • Publicidade e Propaganda
    • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Pós-graduação
    • Produção Editorial (Lato Sensu)
    • Mídias Digitais (Lato Sensu)
    • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
  • Extensão
    • Blog
      • FAPCOM
      • Ação Social
      • Carreira
      • Comunicação
      • Cultura
      • Empreendedorismo
      • Entretenimento
      • Filosofia
      • Tecnologia
    • Cursos
    • Certificados
    • FAPCOM TV
    • Jornal FAPCOMUNICA
    • Eventos
    • Rádio FAPCOM
    • Coleção ComFiloTec (E-books)
    • Coleção Diálogos da Comuncação (E-books)
    • Revista COMFILOTEC
  • FAPCOM Digital
  • Revista PAULUS
Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

As scale-ups são a salvação para o Brasil?

11 de janeiro de 2016
  • Carreira

Francielly Mendes


Que o país, atualmente, vive uma crise não temos como negar, mas como sair do poço em que nós mesmos entramos?

Segundo a previsão do FMI, o Brasil, que hoje ocupa a 7ª posição no ranking da economia mundial, em 2020 poderá estar na 8ª posição. O PIB pode diminuir até 2% em relação ao atual e a taxa de desemprego só tende a subir. O desespero é geral, mas como mudar isso?

scaleup

Ficar sentado no sofá, assistindo TV ou então ser totalmente alheio a essas mudanças, não é o melhor caminho. A resposta esta na frase “A melhor forma de reclamar é fazendo”. E as empresas brasileiras que estão em evidência e seguindo esta receita são as scale-ups,  empresas que estão crescendo muito em um curto espaço de tempo.

Apesar de as scale-ups representarem apenas 1% no mercado brasileiro, já contribuem com 5% do PIB. Enquanto um empresa convencional emprega 1 funcionário ao ano, uma scale-up emprega 30. Os números são impressionantes, mas estas empresas são, em sua maioria, de pequeno ou médio porte e têm 10 anos de experiência de mercado.

Montar-Estratégia

O tempo de vida da empresa pode parecer baixo, mas considerando o mercado atual, e os dados do Sebrae/2000 que confirma a dificuldade em manter o negócio por mais de 3 anos, ter 10 anos de mercado transmite confiança e solidez. Para uma empresa se manter firme é preciso ter planejamento, controle financeiro e, principalmente, um modelo de negócio inovador.

As scale-ups mantêm estes pilares como pontos principais para o seu negocio funcionar, além de possuírem bom relacionamento com seus stakeholders (públicos de interesse), desenvolvendo boas práticas de endomarketing e seguindo com propósitos muito bem definidos. Quando a empresa consegue transmitir seus objetivos claramente aos os seus clientes, não há como perder o market share.

Trabalho-em-equipe-e1442980206371-600x400

As empresas que têm potencial de elevar o PIB brasileiro, devem ter em mente que é necessário aumentar a empregabilidade de forma responsável, gestão humanizada de pessoas e promover a cultura de valorização do negócio. A inovação deve partir de dentro para fora, começando pelos funcionários e atingindo os consumidores.

Para isso o gestor precisa ter em mente os seguintes tópicos:

  • Como posso motivar meus funcionários e promover o cultivo de novos valores pessoais e profissionais?
  • Como o meu produto pode melhorar a vida do meu cliente?
  • Como inspirar e me comunicar com a sociedade e o meu target?

Com algumas atitudes, o mercado brasileiro tem tudo para crescer, mas para que haja uma real mudança, é necessário que todos estejam engajados em um mesmo propósito, pois juntos o grito é muito mais forte.

Voltar
Receba nossos conteúdos por e-mail
Twitter
Tweets de @fapcom
Instagram
Ver no Instagram
YouTube
Facebook
Institucional
  • A FAPCOM
  • Avaliação Institucional – CPA
  • Blog
  • Catálogo Institucional
  • Eventos
  • Reconhecimento do MEC
  • Vídeo Institucional
  • Ouvidoria
  • Perguntas frequentes (FAQ)
  • Política de Privacidade
Graduação
  • Produção Audiovisual
  • Filosofia
  • Fotografia
  • Jornalismo
  • Rádio, TV e Internet
  • Relações Públicas
  • Produção Multimídia
  • Publicidade e Propaganda
Vestibular
  • Agende uma Visita
  • Transferência
  • Segunda Graduação
Cursos de Extensão
  • Todos os Cursos
Mídia
  • FAPCOM TV
  • Rádio FAPCOM
  • Jornal FAPCOMUNICA
Pós-Graduação
  • Mídias Digitais
  • Produção Editorial
  • Gestão e Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Lato Sensu)
Fale Conosco
  • Como chegar
  • Fale Conosco
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
  • Rua Major Maragliano, 191
    Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030

    [email protected]

    Atendimento ao aluno:
    (11) 2139 8500
    Processo Seletivo: 0800 709 8707

    Copyright © 2023 PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO - Todos os direitos reservados