Se você quer dar uma guinada na vida e conseguir um emprego bacana ou um salário mais alto, talvez a resposta esteja nesta palavrinha de três sílabas: diploma.
Segundo um estudo realizado pela equipe latino-americana da consultoria J.P. Morgan, o Brasil está entre os primeiros países onde mais se vale a pena ter uma graduação em uma faculdade ou universidade.
O relatório, elaborado em janeiro de 2019, tem por base os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com ele, uma pessoa com diploma de curso superior tem maiores chances de conseguir um emprego. Para se ter uma ideia, a taxa de desemprego chega a ser 5% menor para quem tem uma graduação do que para uma pessoa que cursou até o Ensino Médio.
Conforme diz o estudo, nos últimos anos, com a crise econômica brasileira, a taxa de desemprego aumentou bastante para todos os grupos, porém, os que mais sentiram essa diferença foram os que não cursaram o Ensino Superior.
Isso mostra que, mesmo em tempos economicamente mais difíceis no país, os trabalhadores diplomados possuem uma maior segurança no emprego.
Ainda segundo as informações colhidas pela J.P. Morgan, os salários daqueles que possuem uma graduação chega a ser 115% maior do uma pessoa que só cursou até o Ensino Médio – considerando aqueles que têm até 34 anos.
E não pense que essas vantagens acontecem apenas com quem consegue passar em uma faculdade ou universidade pública. A consultoria também explica que os estudantes que se formam em universidades privadas também recebem salários mais altos.
E falando em salários mais altos, os dados também mostram que os retornos econômicos para os estudantes do Ensino Superior são mais favoráveis ao Brasil em comparação com outros países.
Ou seja, quem tem uma faculdade por aqui tem um retorno financeiro melhor. De acordo com os analistas, esse resultado provavelmente está relacionado principalmente à escassez de trabalhadores qualificados na economia.
Os dados comprovam: quem tem acesso a uma faculdade ou universidade no Brasil tem uma qualidade de vida melhor, ganha mais e consegue emprego mais fácil do que aquele que só frequentou a escola.
Saiba mais sobre a Fapcom e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da universidade.