125 criadores e 700 convidados, entre anunciantes e publicitários, participaram de encontro sobre o canal de vídeos
Isabel Branquinha, aluna de Jornalismo
Todo mundo sabe que o YouTube anda ocupando cada vez mais espaço no mercado audiovisual. Um exemplo desta força foi o evento realizado em outubro no Espaço das Américas, em São Paulo: o BrandCast 2016, que contou com a presença de 125 criadores e 700 convidados, entre anunciantes e publicitários.
O intuito era mostrar o crescimento da plataforma, como ela atinge o público e gera engajamento diferenciado. De acordo com dados divulgados durante o BrandCast, 82 milhões de brasileiros assistem a vídeos on-line pela plataforma e fazem isso por bastante tempo. Desde o ano passado, o tempo de visualizações cresce 70% só no Brasil, e boa parte por dispositivos móveis.
Também foi evidenciada a influência na geração de conteúdo, uma vez que os criadores têm se tornado estrelas entre o público. Até 2015, apenas um youtuber aparecia na lista de celebridades mais importantes para os jovens; hoje dois estão no Top 3: um é Whinderson Nunes que está na segunda posição, e logo atrás dele, na terceira posição, vem o Casal Leon do Canal Coisa de Nerd. O topo da lista ainda pertence a Luciano Hulk.
Empoderamento feminino
As palestras ficaram nas mãos de: Julia Tolezano (Jout Jout, Prazer), que falou um pouco sobre o movimento feminista e sua luta; Bianca Andrade (Boca Rosa), que contou sobre sua trajetória desde a comunidade da Maré até o condomínio de luxo, tudo graças ao YouTube; Nilce Moretto (do Coisa de Nerd) quebrou paradigmas sobre os “gamers” afirmando que 75% das pessoas que namoram ou são casadas jogam videogame; e Mônica Souza, a filha do Maurício de Souza, da Turma da Mônica, que trouxe a público a campanha #DonasDaRua que mostra a diversidade feminina e seu poder.
Também ocorreram apresentações musicais com Siro A, que abriu o evento, Liniker, dueto entre Ludmilla e Karol Conka, que trouxeram toda a garra da mulher negra, e a atração internacional Kiesza.
Conteúdo premium
O evento serviu também para divulgar o Google Preferd, criado com o intuito de oferecer conteúdo premium aos anunciantes, que escolhem o público que querem atingir pelas categorias de Games, Entretenimento, Beleza, Comida, Educação e Música e assim reservam espaço nos principais canais da plataforma.