Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Programa de Iniciação Científica

Inscreva-se

SÍNTESE DO EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – FAPCOM 2019/2

1 – Para efetivação da inscrição, o aluno deverá entregar diretamente na Secretaria Acadêmica:

1) Carta de intenção contendo as razões de sua participação no programa.

2) Indicação da linha de prática investigativa e grupo de estudos, com seu respectivo orientador, conforme edital.

3) 03 cópias impressas do Pré-projeto de pesquisa.

2 – As linhas de pesquisa e seus grupos de estudos para o desenvolvimento das atividades de iniciação científica são:

 

Linha institucional I – Comunicação, Cultura, Sociedade e Educação

Grupos de estudos vinculados a linha institucional I:

1-) Criatividade e Inovação na Comunicação

Profa. Dra. Cleusa Kazue Sakamoto – 06 VAGAS

Ementa: O Grupo de Estudo “Criatividade e Inovação na Comunicação” propõe organizar na FAPCOM a iniciativa e o esforço entre discentes e docentes interessados na ampliação e aprofundamento do estudo teórico e prático da Criatividade na Comunicação que promove a compreensão do processo comunicacional em suas bases criativas e consequentemente, favorece a emergência de modelos de pensamento e produtos de inovação (metodologias e tecnologias) na Comunicação Social.

2-) Diversidade nas Organizações

Prof. Me. Rogério Tineu – 06 VAGAS

Ementa: O projeto de pesquisa Diversidade nas Organizações destina-se investigar se e como as organizações praticam a diversidade, como as minorias são tratadas nessas organizações. Desenvolvendo e implantando políticas e ações institucionais que promovam um ambiente propicio à diversidade nos seus mais variados aspectos como: social, de classe, de gênero, de etnia, de cor ou “raça”, de portadores de deficiência, de origem, de estética etc.

3-) Programa de Rádio “FILOSOFIA PARA TODOS”

Prof. Esp. Lucas Jahnel Cangelli – 06 VAGAS

Ementa: O programa de rádio “Filosofia para todos” surgiu como projeto da disciplina Práticas Pedagógicas IV do curso de Licenciatura em Filosofia da FAPCOM, no qual foram produzidos programas piloto a partir de temas filosóficos, sobretudo com o objetivo de fazer com que a filosofia alcance as pessoas por meio do rádio. A abordagem de temas filosóficos como Política, Ética, Existência, Comunicação, Arte, por meio da linguagem radiofônica, faz com que questões relevantes e do interesse público sejam refletidas.

4-) Arqueologias da imagem midiática

Prof. Dr. Fábio Henrique Ciquini – 06 VAGAS

Ementa: O objetivo do projeto é analisar o modo como as imagens do ambiente midiático contemporâneo reverberam conteúdos míticos e arcaicos. Partindo de diagnósticos contemporâneos que afirmam a dependência da mediação da vida social pela imagem (Malena, 2010) e o modo como estas perfazem um imaginário próprio (Kamper, 2016) analisa-se a configuração da imagem no ambiente midiático contemporâneo, descrevendo-as em suas especificidades em relação ao ambiente da mídia onde ela de prolifera.

5-) Criatividade e inovação na área de humanidades – um estudo com estudantes universitários de Comunicação Social, Filosofia e Tecnologia

Profa. Dra. Cleusa Kazue Sakamoto – 06 VAGAS

Ementa: O presente projeto, inserido no GRUPO DE PESQUISA CRIATIVIDADE E INOVAÇAO NA COMUNICAÇÃO, propõe duas atividades-estudo para o primeiro período de vigência de nosso grupo de trabalho: uma pesquisa de sondagem de perfil criativo de alunos da FAPCOM e a elaboração e publicação independente do livro de produção coletiva: RUPTURAS em que autores pesquisadores da FAPCOM compartilham a publicação com outros pesquisadores convidados.

6-) Narrativas, consumos e marcas: aproximações na contemporaneidade

Profa. Dra. Fernanda Elouise Budag – 06 VAGAS

Ementa: De maneira extensiva, estamos interessados nos variados contornos que as relações comunicação/narrativas/consumo ganham nos dias atuais na cultura, na sociedade e no cotidiano. Consumo entendido sob uma perspectiva ampla, enquanto prática sociocultural e troca simbólica, não apenas material. Por isso, interessam-nos o estudo tanto as diversas narrativas produzidas para serem fruídas/consumidas quanto as narrativas discursadas a respeito do consumo, com viés crítico. Nesse sentido, abrangemos reflexões sobre discursos e narrativas de marca (branding e publicidade); estudos de recepção; análises de narrativas ficcionais (filmes e séries) e suas possíveis relações com construção de identidades e produção de representações e reconhecimento; e comportamentos emergentes do consumidor hoje. Esses são alguns dos desenhos possíveis, mas também não nos limitamos a eles. Soma-se ainda um diálogo da interface narrativas/consumos com a dimensão midiática e digital; visto que muitas dessas narrativas de que tratamos circulam e ganham visibilidade nesses espaços.

 

7-) Discursos Midiáticos

Prof. Dr. Wagner Barge Belmonte e Profa. Me. Fernanda Iarossi – 06 VAGAS

Ementa: Proposta para formação do grupo de pesquisa na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM) denominado de Discursos Midiáticos. O objetivo é analisar as narrativas jornalísticas, nos seus mais variados formatos (impresso, audiovisual, online) à luz da Análise do Discurso, focada em autores como Laclau e Mouffe (2015), Prado (2013), Charaudeau (2006), Fiorin (2008), Maingueneau (2005, 2016), Sarfati (2010), a fim de radiografar pistas para compreender o contexto sócio-histórico-cultural contemporâneo a partir do jornalismo. O estudo do discurso midiático sob um enfoque em que serão examinados os sentidos provenientes da estruturação do texto e os discursos de representação, tanto aqueles que circulam no lugar de produção quanto os que caracterizam o lugar das condições de recepção (CHARAUDEAU, 2010, p .28), contribui para discutir de maneira crítica a prática jornalística como um espaço social, de relevância no registro histórico da imprensa e da sociedade como um todo. Para uma reflexão sobre a imprensa em geral, a base será Fausto (2010), Sousa Santos (2015), Chomsky (2009) e Arbex Jr. (2005).

8- ) Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade

Prof. Dr. João Elias Nery – 06 VAGAS

Prof. Me. Renato Candido Lima – 06 VAGAS

Ementa: O Grupo de Estudo “Comunicação, Cultura e Identidade: Questões de Etnia, Raça e Gênero em processos comunicativos na contemporaneidade” busca construir um campo de pesquisa que dialogue com as áreas das Relações Públicas, Jornalismo, RTVI e Produção Audiovisual, tendo comunicação, cultura e identidade como referenciais gerais, as questões de etnia, raça e gênero como parte de suas preocupações. Narrativas e memórias inseridas em mensagens desenvolvidas nas áreas citadas compõem o corpus da pesquisa a partir do qual docentes e discentes direcionarão seu trabalho buscando compreender o lugar de fala desses segmentos sociais.

9-) Análise da cobertura do cinema Latino-Americano no caderno de cultura do Jornal O Estado de S. Paulo

Prof. Dr. Alexandre Barbosa– 06 VAGAS

Ementa: O grupo de estudos tem por objetivo verificar quais os critérios de seleção e construção das notícias que envolvem a produção cinematográfica latino-americana nas seleções de cultura do jornal O Estados de S. Paulo durante o biênio 2017-2018. O objetivo é verificar se a cobertura ainda está pautada na presença das obras latino-americanas nos eventos relacionados à indústria cultural, ou seja, se a obra tem relevância quantitativa e qualitativa na imprensa brasileira.

 

Linha institucional II – Comunicação, Tecnologias, Ambiente Digital e Mídias

 Grupos de estudos vinculados a linha institucional II:

1-) Comunicação de causas em organizações sociais e em contextos comunitários

Prof. Me. Fábio Alessandro Munhoz – 06 VAGAS

Ementa: A presente proposta de grupo é uma atualização das reflexões sobre a comunicação de causas enquanto dimensão estratégica não ficando restrito somente à área das Relações Públicas, mas para alunos que desejam pesquisar sobre a comunicação em contextos comunitários e de organizações sociais, especialmente em um cenário onde as tecnologias digitais explicitam novas dinâmicas de articulação e mobilização. O grupo propõe a produção de projetos experimentais de comunicação e causas a fim de buscar um espaço de reflexão e construção de conhecimento sobre comunicação em contextos comunitários.

2-) Infotenimento, kitsch e endereçamento: diálogo informal, humor velado e hibridismo genérico em programas telejornalísticos e talkshows brasileiros

Prof. Me. Bruno César dos Santos – 06 VAGAS

Ementa: O Grupo de pesquisa tem o interesse em descrever as estratégias de conversação e construção de sentidos em telejornalísticos e talkshows brasileiros, exibidos em emissoras abertas e fechadas de televisão, bem como canais de pessoas ou grupos em plataformas de vídeos e conteúdos audiovisuais. Para tal, serão observados programas e materiais que apresentem dialogo informal, humor velado e coloquialismo em sua estrutura funcional. Neste sentido, o pano de fundo reside numa nova proposta de produção audiovisual, que mescla características de diferentes gêneros discursivos e televisivos, como o telejornalismo e o humor. Desta forma, a proposta de pesquisa docente reside na coleta e seleção de episódios dos seguintes programas, exibidos durante 2016 e 2017: The Noite (SBT), Bolívia Talk Show (Youtube), Programa do Porchat (Record), Arte do Encontro (Canal Brasil), Heavy Lero (Youtube), Lady Night (Multishow) e Conversa com Bial (Globo), Café Filosófico (CPFL/TV Cultura) entre outros. Por sua vez, os projetos de pesquisa discente estarão inseridos no espectro de pesquisa citados ou em áreas correlatas, como Telejornalismo, Youtube (Conteúdo e Talking Show), Produção de dados em Infotenimento.

3-) Revista Poesia

Prof. Dr. Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini – 06 VAGAS

Profa. Ma. Patrícia Beatriz Souza Campinas Pena – 06 VAGAS

Profa. Ma. Michela Brígida Rodrigues – 06 VAGAS.

Ementa: O projeto visa a concepção e estudo das técnicas e linguagens visuais como o vídeo, fotografia e ilustrações como conteúdos para uma revista de arte multimídia (a priori digital e a posteriore impressa). Diante de um contexto cultural em que predominam influências e estudos sobre artistas de outros países, a Revista Foto-Estesia será de grande relevância ao apresentar práticas e reflexões sobre a produção fotográfica e videográfica brasileira e latino-americana. Ao problematizar as poéticas artísticas oriundas do campo da fotografia, do vídeo e das linguagens híbridas, assim como sua exposição em revistas voltadas ao segmento artístico, pretende-se desenvolver novos constructos processuais e conceituais. Com esta base solidificada, almeja-se abarcar o processo de produção de uma revista, desde de seu início (pauta, estrutura, segmentação das sessões, projeto gráfico, etc.) até sua finalização (apresentação por intermédio do site ISSUU e posterior impressão). Em uma segunda etapa, o projeto definirá engajamento do público e exposição dos conteúdos com um ecossistema online – o que inclui publicações semanais em redes sociais e plataformas digitais.

4-) Arestas: Ambiências digitais e interativas de audiência e consumo

Prof. Me. Wesley Moreira Pinheiro – 06 VAGAS

Ementa: O grupo “Arestas: Ambiências Digitais e Interativas de Audiência e Consumo” tem como objetivo principal desenvolver estudos exploratórios no campo da comunicação, terreno em que as mídias sociais, tecnologia digital e a interatividade propiciam ambientes variados de consumo, seja sob a ótica do marketing ou por meio de demandas socioculturais. Nossos estudos focarão em três grandes objetos de pesquisa: meios digitais interativos; influenciadores de consumo e formadores de opinião e; estratégias de comunicação e marketing digital.  Interessa-nos, então, o desenvolvimento de pesquisas sobre comportamento do consumidor, gestão de marcas, mensuração de audiência em mídias sociais, influenciadores digitais, informação e conteúdo em rede, business intelligence, análise de redes sociais e, netativismos.

5-) Mídia, linguagem e sociabilidade na era da comunicação digital

Profa. Ma. Marcella Schneider Faria Santos – 06 VAGAS

Ementa: A mídia foi reconhecida como agente social desde seu incremento a partir da segunda metade do século XX, seja a partir da perspectiva da Escola Crítica, dos Estudos Culturais ou pela Teoria dos meios. Tal situação social midiático tecnológica ganha novos contornos a partir da emergência das tecnologias digitais de comunicação, que suportam um novo ambiente que permite conexões sociais em múltiplos espaços e tempos. Partindo deste contexto, este grupo de estudos tem como objetivo pesquisar a qualidade das relações e ações sociais experenciadas nesse ambiente de conexão constante. A partir da revisão de literatura de textos clássicos que compõem o campo da sociologia da comunicação (Breton & Proulx, 2013; Maigret, 2010; entre outros), das teorias da comunicação (Adorno e Horkheimer, 2006; McLuhan, 2004; Baudrillard, 1973; Debord, 2017; Perniola, 2005; Mafesolli, 2002); e da semiótica (Peirce, 2017; Santaella & Nörth, 2017), serão constituídos fundamentos teóricos para que novas elaborações possam ser compreendidas no campo das mídias e comunicação digitais, da ecologia (Di Felice, 2017; Santaella, 2010) da comunicação e do net-ativismo (Di Felice, 2017).

6-) ComW (Comunicação no Whatsapp)        

Profa. Ma. Krishma Anaísa Coura Carreira – 06 VAGAS

Ementa: O objetivo geral do ComW é ampliar a compreensão dos fluxos comunicacionais de grupos do WhatsApp para entender seus impactos na sociedade. A partir de uma visão complexa e plural do conhecimento, busca-se principalmente apreender o capital social dos diversos grupos analisados; identificar a presença da comunicação ou da incomunicação; assim como a existência de algum tipo de desordem de informação; além de entender alguns motivos que estimulam a prática de compartilhamento de determinados conteúdos. A intenção desse projeto é ampliar a produção acadêmica sobre essa plataforma e fomentar a alfabetização digital ao identificar elementos que possam auxiliar no estímulo a um uso mais crítico desta mídia social.

7-) Histórias do Rádio e da TV: Em prol da construção do museu da fala do radialismo paulistas

Profa. Ma. Arlete Aparecida Taboada – 06 VAGAS

Prof. Me. Bruno César dos Santos – 06 VAGAS

Prof. Dr. Elinaldo da Silva Meira – 06 VAGAS

Prof. Me. Fernando Mariano de Siqueira– 06 VAGAS

Prof. Me. Wellington Dias de Melo – 06 VAGAS

Ementa: Desenvolvimento de pesquisa com vistas ao registro de memórias do radialismo paulista, a partir de depoimentos de seus realizadores (locutores, produtores, diretores, atores, roteiristas, redatores, técnicos de som dentre outros profissionais). Terá como ponto de partida as atividades profissionais exercidas na cidade de São Paulo nos veículos de comunicação Rádio e TV, com possível extensão da pesquisa ao estado de São Paulo a partir de parcerias ou redes de colaboração a outros grupos de pesquisa. A primeira fase do projeto se deterá em profissionais do Rádio. Visa este grupo de estudos, ao final, da primeira etapa registrar os resultados em quatro produtos midiáticos: livro impresso, e-book, documentários em áudio e em audiovisual.

 

Linha institucional III – Comunicação, Filosofia, Ética e Religião

 Grupos de estudos vinculados a linha institucional III:

 

1-) Filosofia da tecnologia, ambiente e Sociedade

Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar – 06 VAGAS

Ementa: A relação entre tecnologia, ambiente e sociedade desponta como um dos grandes desafios éticos do século XXI. Nesse sentido, o objetivo do grupo de estudos e pesquisa é refletir acerca da tecnologia e dos seus temas filosóficos próprios a fim de compreender aspectos fundamentais do mundo contemporâneo.

2-) Metafísica contemporânea e tradição filosófica

Prof. Dr. Pedro Monticelli – 06 VAGAS

Ementa: Trata-se de pesquisar a relação de duas das mais relevantes obras da filosofia contemporânea de Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein com suas fontes histórico-sistemáticas antigas e medievais. Essas duas obras, a saber, o Tractatus logico-philosophicus, de Wittgenstein, e o opúsculo sobre a essência da verdade, de Heidegger, contém discussões (clássicas e atuais) metafísicas, lógicas, filosófico-linguísticas e gnosiológicas.

3-) Filosofia do Presente: discurso, poder, corpo, mídia e sexualidade

Prof. Dr. Luiz de Camargo Pires Neto – 06 VAGAS

Ementa: Partindo das concepções, engendradas pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), de “filosofia como diagnóstico do presente” (FOUCAULT, “Qui êtes-vous, professeur Foucault?”, In. DE1, p. 634) e de “filosofia como jornalismo radical” (FOUCAULT, “Le monde est un grand asile”, In. DE2, p. 434), este grupo de estudos pretende refletir questões existentes em nossa contemporaneidade à luz do pensamento desenvolvido no decorrer da história da filosofia. Descrever a atualidade, refletir sobre ela e desconfiar do que parece ser evidente são os principais objetivos aqui propostos. Os textos filosóficos são considerados – assim como propõe Foucault – “pequenas caixas de ferramentas” (FOUCAULT, “Gerir os ilegalismos”, p. 52) das quais podemos nos servir para “produzir um curto-circuito” no âmbito do pensamento. As temáticas abordadas surgem da curiosidade, do incômodo e do desejo dos pesquisadores. Discurso, poder, mídia, corpo e sexualidade, são conceitos que, de certa forma, balizam o campo a ser investigado.

4-) O homem no universo comunicacional: a alma e as visões de mundo

Prof. Me. Giovanni Vella – 06 VAGAS

Ementa: Raízes gregas e atualidade das metáforas originarias de corpo e alma: “Onde estamos quando pensamos? ” Justiça, beleza e prazer: valores e princípios da existência em tempos de redes sociais. Arte e estética no universo digital: as raízes antropológicas das emoções.  Jornalismo, publicidade e relações públicas: ética e visões de mundo. Da amizade virtual à comunidade política: rumo um novo humanismo? Psicologia e religião:  pensar a transcendência a partir do humano.

5-) Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento

Prof. Dr. Carlos Jacinto Motta – 06 VAGAS

Ementa: O grupo de pesquisa “Filosofia e outros saberes na cultura popular: a poesia, a música e a literatura como meios de disseminação de conhecimento” tem por objetivo pesquisar em variadas fontes literárias (sem excluir outras de caráter artístico-cultural) a presença de elementos filosóficos, esparsos ou diretos, diluídos nos enredos, personagens, acontecimentos, ambientes etc. Partindo da ideia de que toda produção cultural traz em si alguma cosmovisão (visão de mundo), antropologia, ética, teoria do conhecimento, pretende-se elucidar nas obras ou autores escolhidos individualmente pelos pesquisadores que modos de filosofar são utilizados pelos autores.


Cronograma

Inscrições (na Secretaria acadêmica) Até 19 de junho de 2019
Divulgação dos resultados 27 de junho de 2019
Início das Orientações   05 de agosto de 2019

 


Confira o edital:

Edital nº 07/2019 – do Processo Seletivo dos Projetos de Professores para Orientação de Iniciação Científica, Tecnológica, Experimental, Artística e Cultural para funcionamento no segundo semestre de 2019.

Profa. Ms. Alessandra Barros Marassi nucleo.pesquisa@fapcom.edu.br