Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Aprendizagem

Acessibilidade2

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição de 1988 no Art. 5º, ressalta que: Todos são IGUAIS perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Pensando nisso a FAPCOM entende que todos somos IGUAIS e está engajada em garantir que esses direitos de acesso ao Ensino Superior sejam garantidos, por meio do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade tem como principal objetivo propiciar o ingresso e a permanência dos discentes com algum tipo de deficiência, dificuldade de aprendizagem, transtornos de aprendizagem e questões emocionais que interferem no andamento das atividades acadêmicas, com o propósito de fortalecer as práticas inclusivas equitativas de acesso à educação superior.

Todos os discentes encontram um espaço acolhedor com suporte, escuta pedagógica, adaptações didático-pedagógicas quando necessárias à inclusão na comunidade acadêmica.

A FAPCOM buscando a interação entre tecnologia e informaçãoproporciona nesse espaço ao discente acesso às informações mais recentes sobre inclusão por meio de aulas de Libras e possibilidades de inclusão, artigos, livros em PDF e links.

O Núcleo, além de refletir o contexto educacional inclusivo, promove ações de acolhimento, escuta, informação e integração dos discentes com a comunidade acadêmica.

Essa proposta torna possível as ações inclusivas na Instituição, tendo como base os referenciais de acessibilidade na educação superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); o quadro abaixo demonstra a importância de tornar acessível todo o ambiente universitário para o discente de forma sistematizada os seguintes aspectos:

texto para o site3

Horário de atendimento (sala 1.22):

Profª Elaine Gomes Vilela

• Quartas: 17h30 às 19h.
  • Quinta: 17h30 às 19h.
  • Sextas: 11h30 às 12h30 | 18h às 19h.

Contato:

Telefone: