Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

15º Simpósio de Comunicação

 

15º. Simpósio de Comunicação  

 

Tema: Comunicação e Cultura da Paz – Letramento político e midiático para uma ação consciente

 

O 15º Simpósio Internacional de Comunicação FAPCOM, a ser realizado nos dias 17 e 18 de agosto, trará para o centro do debate a importância do letramento político e midiático para a abordagem da Comunicação e Cultura da Paz, tema central desta edição. A comissão organizadora do simpósio defende que em cenários de grandes tensões, como em sociedades impactadas por guerras, conflitos, desastres, mudanças climáticas, no Brasil ou em outras partes do mundo, a construção da paz (peacebuilding) é condição primária para frear a humilhação, a injustiça, o sofrimento humano e a sua invisibilidade midiática e política.

A construção da paz, porém, só começa quando reconhecemos o nosso papel como seus construtores (peacebuilders). É o que defende a jornalista e professora da Fapcom Cilene Victor, que ministra a disciplina Comunicação Humanitária e para a Paz e representa, na América Latina, o International Center for Developing Peace, Culture and Rationality, sediado em Qom, Irã. Segundo a docente, como comunicadores e comunicadoras devemos nos inspirar na ideia impressa no Ato Constitutivo da criação da UNESCO: ‘Uma vez que as guerras [injustiça] se iniciam nas mentes das pessoas, é na mente das pessoas que devem ser construídos os alicerces da paz [justiça]’ (UNESCO, 16 de novembro de 1945). “A paz, nesta acepção, é uma das faces da justiça e da garantia do princípio da dignidade da pessoa humana, por isso substituo guerras por injustiça e paz por justiça”, explica Cilene Victor.

Seguindo nessa direção, o evento objetiva promover uma reflexão acerca do letramento político e das possíveis ferramentas e caminhos para o exercício da participação política ativa, cidadã e consciente. Essa reflexão parte do pressuposto de que o letramento é a competência de se conhecer um determinado código ou sistema de símbolos para fazer o seu uso de forma adequada. E isso contribui para abrir algumas frentes para a interação social, construção da cidadania e para a formação de identidades e de novas culturas. No caso do tema central do evento, a proposta é a promoção do exercício da cultura da paz e de ações políticas conscientes.

Durante o 15º Simpósio Internacional de Comunicação FAPCOM, serão realizadas duas mesas temáticas: “Comunicação, política e cultura da paz: mundos possíveis”, no dia 17, às 19h30; e “Política: guerra de narrativas e combate à desinformação”, no dia 18, às 8h. Além disso, o evento oferecerá aos seus participantes oficinas temáticas, na manhã e noite do dia 18/08.

 

 

 

MESA 1

Inspirados pelo ato constitutivo da Unesco, que diz que “Uma vez que as guerras [injustiça] se iniciam nas mentes das pessoas, é na mente das pessoas que devem ser construídos os alicerces da paz [justiça]” (UNESCO, 16 de novembro de 1945), buscamos iniciar uma reflexão acerca das relações entre comunicação, cultura da paz e participação política. As perguntas iniciais que trazemos para o debate são: o que envolve a construção da cultura da paz? Qual seu impacto nas decisões políticas? Qual papel da comunicação interpessoal e midiática neste caminho? Com olhares advindos de campos diversos, mas convergentes, buscamos oferecer caminhos para pensarmos novos mundos possíveis.

MESA 2

Diante do cenário eleitoral que se aproxima, a comunicação se tornará ainda mais intensa nas redes sociais e, no meio disso, sabemos, figura a desinformação, que passou a ser tema presente no cotidiano das pessoas. Neste encontro, com foco no letramento político e midiático, vislumbramos ampliar a reflexão crítica acerca das diferentes narrativas políticas presentes no cenário social-comunicativo.