Perguntas Frequentes

Nessa seção reunimos as principais questões sobre a Faculdade Paulus de Comunicação e como são os procedimentos acadêmicos, de modo a facilitar o seu esclarecimento e apoiar a escolha de sua carreira e da instituição onde irá estudar. Caso precise de mais alguma informação, não hesite em entrar em contato conosco.

Teremos grande prazer em esclarecer suas dúvidas.

 

Perguntas:

  1. Como faço para visitar a faculdade?
  2. Como faço minha inscrição? 
  3. Qual o valor da inscrição? É possível ter isenção? 
  4. Como consigo um boleto de inscrição atualizado?
  5. Consigo ingressar com minha nota do ENEM?
  6. Há provas para treineiros?
  7. Há possiblidade de bolsas, descontos, PROUNI ou FIES?
  8. Qual o local da prova e tempo para concluí-la?
  9. O que devo levar no dia da prova?
  10. O que estudar para a prova?
  11. Como é calculada minha nota no vestibular?
  12. Onde confiro o resultado da prova?
  13. Onde acompanho minha inscrição? 
  14. Como altero a escolha do curso ou corrijo uma informação incorreta na inscrição. Ex.: e-mail ou nome incorreto?
  15. Quero fazer transferência da minha faculdade atual para a FAPCOM, como proceder?
  16. Os documentos de transferência na minha faculdade atual vão demorar para sair, o que posso fazer para adiantar o processo?
  17. Eu consigo desconto para Transferência?
  18. Já paguei a matrícula na minha faculdade atual, preciso pagar de novo na FAPCOM?
  19. Já possuo diploma de Ensino Superior, tenho que fazer o vestibular?
  20. Há desconto para quem já possui diploma de Ensino Superior?
  21. Se eu me matricular e desistir, consigo devolução do pagamento?
  22. Até quando posso fazer minha matrícula?
  23. Qual o valor da matrícula e formas de pagamento?
  24. Quais documentos necessários para matrícula?
  25. Eu posso trocar a escolha do curso?
  26. Quando começam as aulas?
  27. As mensalidades têm ajuste semestral ou anual?
  28. Quantos e quais cursos a FAPCOM tem?
  29. Qual o horário das aulas?
  30. Consigo desconto para pagamento antecipado da mensalidade?
  31. A FAPCOM faz parceria com empresas para descontos?
  32. Qual o valor das mensalidades? 
  33. Quais os canais para tirar outras dúvidas?

 

Respostas:

 

 1. Como faço para visitar a faculdade?

É só escolher um dos dias e horários disponíveis no site. Acesse aqui e agende uma visita monitorada.  Voltar ao topo  

 

 2. Como faço minha inscrição?

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site vestibular.fapcom.edu.br.  Voltar ao topo  

 

 3. Qual o valor da inscrição? É possível ter isenção?

A taxa de inscrição é R$30,00. São isentos: Candidatos ENEM e Treineiros. Inscritos em ações especiais da FAPCOM como feiras e palestras. ATENÇÃO: para os casos de isenção o sistema gera o boleto, mas no próximo dia útil ele consta como pago/ isento.  Voltar ao topo  

 

 4. Como consigo um boleto de inscrição atualizado?

Basta acessar a Central do Candidato com seu CPF e data de nascimento. Na etapa – Pagamento, escolher a forma de pagamento e prosseguir.  Voltar ao topo  

 

 5. Consigo ingressar com minha nota do ENEM? 

Sim, na “Forma de ingresso” escolha a opção “ENEM”. Ao final da inscrição será solicitado seu número de inscrição do ENEM e ano da prova realizada (“ano de referência”).

ATENÇÃO: Após feita a inscrição é imprescindível o envio do boletim do ENEM para processo.seletivo@fapcom.edu.br para cadastrar as notas. Sem o envio do boletim não há como finalizar a inscrição e iniciar a matrícula.  Voltar ao topo  

 

 6. Há provas para treineiros?

Sim. Na “Forma de ingresso” escolha a opção “Treineiro”, porém o treineiro não é classificado. ATENÇÃO: Treineiros são isentos do pagamento da taxa de inscrição. O sistema gera o boleto, mas no dia seguinte ele consta como pago/ isento. Não é preciso pagar o boleto caso você se inscreva como Treineiro.  Voltar ao topo  

 

 7. Há possiblidade de bolsas, descontos ou PROUNI?  

a.  Acredite no seu Potencial As provas da campanha “Acredite em Seu Potencial” acontecem todo semestre aos finais de semana. Nela é possível obter de 40% a 100% de bolsa até o final do curso, de acordo com o desempenho na prova. Cada edição tem datas específicas que podem ser consultadas no site vestibular.fapcom.edu.br. ATENÇÃO: as bolsas são concedidas APENAS para ingressantes no Ensino Superior. Transferências, Retorno de matrícula trancada ou Segunda Graduação não concorrem às bolsas.

b. Incentivo ao Estudo Esta bolsa deve ser solicitada no ato da matrícula e oferece de 10% a 40% de desconto para todo o curso a partir de uma análise de renda (renda média familiar). Saiba mais em www.fapcom.edu.br/vestibular/programa-de-incentivo-ao-estudo

c. Convênio congregacional Candidatos e alunos que comprovam algum vínculo com instituições religiosas (sem restrição de religião) obtém 40% de desconto nas mensalidades para todo o curso.A comprovação é feita por meio de carta ou declaração simples da instituição religiosa.

d. PPA O Programa de Pagamento Alternativo (PPA) é o financiamento da FAPCOM. Com ele você pode financiar a semestralidade do seu curso, sem juros ou vínculo com bancos. Saiba mais aqui.

e. Prouni A FAPCOM aceita ingresso via PROUNI. Este é um programa de bolsas do governo onde é possível obter 50% ou 100% de desconto. Mais informações no site do PROUNI.

   ATENÇÃO: OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.  Voltar ao topo  

 

8. Qual o local da prova e tempo para concluí-la?

As provas são realizadas na própria FAPCOM (campus único). Endereço: Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana. Próximo aos metrôs Ana Rosa e Vila Mariana.

A prova tem duração total de 3h, seja para prova completa ou apenas redação nos casos de Transferência, 2ª Graduação ou Retorno de aluno FAPCOM. A permanência mínima é de 1 hora.  Voltar ao topo  

 

9. O que devo levar no dia da prova?

Traga seu RG ou CPF,  comprovante de inscrição,  lápis, caneta preta ou azul e borracha para realização da prova. A prova e o rascunho ficam com os aplicadores, ou seja, não é permitido levar para casa.  Voltar ao topo  

 

10. O que estudar para a prova? 

O conteúdo que pode cair na prova encontra-se no Edital, item 8.2.  Voltar ao topo  

 

11. Como é calculada minha nota no vestibular? 

As provas são avaliadas com a soma de três partes: interpretação de texto; acertos objetivos das questões; e redação. Cada parte possui um valor diferente. Estes estão descritos no Edital a partir da página 7.  Voltar ao topo  

 

12. Onde confiro o resultado da prova? 

A lista de candidatos aprovados é divulgada no site da FAPCOM: fapcom.edu.br  nas datas definidas no Edital. Caso seu nome não esteja na lista entre em contato conosco pelo telefone (11) 2139-8504 ou e-mail vestibular@fapcom.edu.br.  Voltar ao topo  

 

13. Onde acompanho minha inscrição?

  Você pode conferir os dados básicos de sua inscrição e confirmação de pagamento na Central do Candidato. Para acessá-la basta digitar o CPF e data de nascimento cadastrados na inscrição.  Voltar ao topo  

 

14. Como altero a escolha do curso ou corrijo uma informação incorreta na inscrição. Ex.: e-mail ou nome incorreto?

Basta enviar um e-mail para vestibular@fapcom.edu.br com o ASSUNTO “correção de cadastro” e escrever sua solicitação com os novos dados a serem cadastrados. Ex.: Escrevi meu endereço errado. O certo é… ; meu CPF está incorreto, este é o número certo: 000.000.000-00. Me inscrevi para Publicidade e Propaganda matutino mas quero cursar Rádio, TV e Internet matutino, etc.  Voltar ao topo  

 

15. Quero fazer transferência da minha faculdade atual para a FAPCOM, como proceder? 

Passo 1: Inscreva-se para o Vestibular da FAPCOM. Na “forma de inscrição” escolha a opção “Transferência”.

Passo 2: compareça no dia e horário escolhidos para fazer a redação (não é necessário responder as questões objetivas, apenas a redação precisa ser feita). No mesmo dia, traga os documentos abaixo para análise curricular. Esta análise é necessária para saber em qual semestre você irá ingressar, se é possível eliminar matérias e/ ou quais adaptações serão feitas durante o semestre e curso. Os documentos abaixo devem ser solicitados com antecedência em sua instituição de ensino atual. ENTREGAR CÓPIA DOS DOCUMENTOS ABAIXO E APRESENTAR OS ORIGINAIS:

  • Histórico Escolar: Portaria de Reconhecimento do Curso, Data do Processo Seletivo; Classificação no Vestibular e Menção de Participação ou Dispensa no ENADE;
  • Conteúdos Programáticos do Curso, com carimbo e visto da Instituição de Ensino Superior (IES);
  • Declaração de Vínculo Acadêmico e Grade Curricular (Transferência).

Obs.: Caso tenha cursado em mais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), é necessário apresentar também Histórico Escolar e Conteúdo Programático da IES de origem/anterior, junto aos da atual.

Passo 3: após realizada a análise você receberá um comunicado para efetuar sua matrícula.  Voltar ao topo  

 

16. Os documentos de transferência na minha faculdade atual vão demorar para sair, o que posso fazer para adiantar o processo? 

Na secretaria da FAPCOM você pode solicitar a “carta de apressamento”. Com ela você tem uma comprovação de que precisa o quanto antes do documento. Não há como forçar sua atual instituição de entregar o quanto antes, mas com este documento você pode demonstrar, se for o caso, judicialmente que fez uma solicitação documentada.  Voltar ao topo  

 

17. Eu consigo desconto para Transferência?

Sim. Além da isenção da matrícula para quem já efetuou o pagamento em outra instituição é possível obter desconto de acordo com a quantidade de pessoas vindas do mesmo curso, na mesma instituição.

  • 30% de BOLSA (1 pessoa).
  • 40% de BOLSA (2 a 5 pessoas).
  • 50% de BOLSA (acima de 5 pessoas).

Os descontos não são cumulativos e são válidos até o final do curso.  Voltar ao topo  

 

18. Já paguei a matrícula na minha faculdade atual, preciso pagar de novo na FAPCOM? 

Não. Há isenção da matrícula para quem já efetuou o pagamento em outra instituição.  Voltar ao topo  

 

19. Já possuo diploma de Ensino Superior, tenho que fazer o vestibular? 

Sim. Todos os candidatos, independente da forma de ingresso precisam fazer inscrição para o Vestibular em vestibular.fapcom.edu.br. No caso de portador de diploma de Ensino Superior basta escolher a “forma de ingresso – Segunda Graduação”. PASSO A PASSO:  Passo 1: Inscreva-se para o Vestibular da FAPCOM. Na “forma de inscrição” escolha a opção “Segunda Graduação”. Passo 2: compareça no dia e horário escolhidos para fazer a redação (não é necessário responder as questões objetivas, apenas a redação precisa ser feita). No mesmo dia, traga os documentos abaixo para análise curricular. Esta análise é necessária para verificar se é possível eliminar matérias e/ ou se você pode avançar algum semestre. Os documentos abaixo devem ser solicitados com antecedência em sua instituição de ensino atual. ENTREGAR CÓPIA DOS DOCUMENTOS ABAIXO E APRESENTAR OS ORIGINAIS:

  • Histórico Escolar: Portaria de Reconhecimento do Curso, Data do Processo Seletivo; Classificação no Vestibular e Menção de Participação ou Dispensa no ENADE;Conteúdos Programáticos do Curso, com carimbo e visto da Instituição de Ensino Superior (IES);.

Obs.: Caso tenha cursado em mais de uma Instituição de Ensino Superior (IES), é necessário apresentar também Histórico Escolar e Conteúdo Programático da IES de origem/anterior, junto aos da atual. Passo 3: após realizada a análise você receberá um comunicado para efetuar sua matrícula.  Voltar ao topo  

 

20. Há desconto para quem já possui diploma de Ensino Superior?

Sim. Quem comprova já ter finalizado ao menos uma graduação (independente da área cursada, formato de curso ex.: bacharelado, licenciatura ou tecnológico; ou duração do curso), além da possível dispensa de matérias, possui 50% de desconto até o final do curso. Obs.: OS DESCONTOS NÃO SÃO CUMULATIVOS.  Voltar ao topo  

 

21. Se eu me matricular e desistir, consigo devolução do pagamento?

Solicitações de devolução por desistência são aceitas até 15 dias antes do início das aulas. Neste caso é ressarcido 70% do valor pago e a solicitação é feita mediante abertura de requerimento na secretaria da FAPCOM.  Voltar ao topo  

 

22. Até quando posso fazer minha matrícula?

As matrículas podem ser feitas até uma semana antes do início das aulas. Em casos especiais é possível estender esse prazo para mais alguns dias.  Voltar ao topo  

 

23. Qual o valor da matrícula e formas de pagamento?

A matrícula corresponde à primeira mensalidade. Portanto é o mesmo valor de uma mensalidade do seu curso. Para conferir o investimento de cada curso clique aqui. Aceitamos dinheiro, débito e crédito (à vista). Parcelamento somente em casos específicos.  Voltar ao topo  

 

24. Quais documentos necessários para matrícula?

As matrículas podem ser feitas na Secretaria Acadêmica, no térreo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h45, ou, aos sábados, das 8h30 às 12h. Para a realização de matrícula na FAPCOM, é necessária apresentação dos documentos originais e entrega de 01 cópia simples de cada documento da lista abaixo:

  • Comprovante de Residência;
  • Histórico escolar do Ensino Médio (Exceto para ingresso como Portador de Diploma de Ensino Superior);
  • Certificado de conclusão de curso do Ensino Médio (Exceto para ingresso como Portador de Diploma de Ensino Superior);
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Cédula de identidade (RG);
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Título de eleitor*;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (homens);
  • 2 fotos 3×4.

*Caso ainda não tenha completado 18 anos, trazer o comprovante de solicitação do Título de Eleitor. Caso não tenha concluído o Ensino Médio, realizar pré-matrícula apresentando declaração de estar cursando o 3º ano.  Voltar ao topo  

 

25. Eu posso trocar a escolha do curso?

Antes de realizar a prova, a troca de curso pode ser feita enviando um e-mail para vestibular@fapcom.edu.br com o assunto “Troca de curso”. No corpo do e-mail descreva sua solicitação informando seu nome completo e CPF. Ex.: Olá, meu nome é Maria da Silva Rosa CPF 000.000.000-00. Me inscrevi para o vestibular da FAPCOM e escolhi o curso RTVI noturno, mas quero mudar para Relações Públicas noturno. Após realizada a prova, a troca só é possível via requerimento na secretaria. O mesmo caso para troca após a matrícula.  Voltar ao topo

 

  26. Quando começam as aulas?

No segundo semestre de 2018, as aulas para veteranos começam dia 06/08, para calouros a data é 08/08.  Voltar ao topo  

 

27. As mensalidades têm ajuste semestral ou anual? 

A FAPCOM faz ajuste anual das mensalidades, de acordo com a lei 9870 de 23/11/1999.  Voltar ao topo  

 

28. Quantos e quais cursos a FAPCOM tem?

Cursos com quatro anos de duração: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, Filosofia (Licenciatura). Três anos de duração: Filosofia (Bacharelado) Cursos tecnológicos com duração de dois anos: Multimídia, Fotografia e Audiovisual (nota 5 no MEC).  Voltar ao topo  

 

29. Qual o horário das aulas?

  MATUTINO NOTURNO
1ª aula 7h30 às 9h10 19h às 20h40
Intervalo 9h10 às 9h30 20h40 às 21h
2ª aula 9h30 às 11h10 21h às 21h40

 Voltar ao topo

 

30.Consigo desconto para pagamento antecipado da mensalidade?

Sim. 5% para pagamento antecipado do semestre de GRADUAÇÃO. 10% para pagamento integral da PÓS-GRADUAÇÃO.  Voltar ao topo  

 

31. A FAPCOM faz parceria com empresas para descontos?

Sim. Para saber quais empresas já são nossas parceiras, clique aqui. Se a sua empresa quer ser nossa parceira, entre em contato com (11) 2139-8593.  Voltar ao topo

 

32. Qual o valor das mensalidades?

Clique aqui e confira os valores.  Voltar ao topo  

 

33. Quais os canais para tirar outras dúvidas?

Clique aqui e confira os meios de contato.  Voltar ao topo