Desenvolvendo aplicativos para Comunicação com grandes públicos

25 de Fevereiro de 2014

Página inicial Mostra de Tecnologia

Data: 27/03/2014 | Horário: 20h30

Com a popularização do uso da internet via smartphones, tablets e computadores portáteis e do hábito de consumir informação via web, o mercado de desenvolvimento de aplicativos cresce cada vez mais. Além de serem uma ferramenta que facilita a vida dos usuários, também acabam funcionando como mais uma opção de acesso a conteúdos jornalísticos. Para levar esta dinâmica para dentro da sala de aula, os estudantes do sétimo semestre de Jornalismo, dentro da disciplina Jornalismo Político e Econômico (com orientação da professora Fernanda Iarossi) montaram o app gratuito Guia das Eleições 2014, que será divulgado durante este workshop. Os alunos, usando plataforma online de produção, contarão como criaram (e continuam atualizando) a ferramenta para servir de orientação para os eleitores. No workshop será abordado como os itens foram organizados editorialmente, produzidos e de que forma uma ferramenta digital de atualização de conteúdo pode servir como uma rica experiência de produção jornalística.

Este workshop apresentará o aplicativo (app) “Guia da Eleições 2014” – para ser acessado via smartphone, tablet ou computador -, produzido pelo alunos do sétimo semestre de Jornalismo da FAPCOM (atividade desenvolvida durante a disciplina Jornalismo Político e Econômico). A ideia surgiu para aproveitar plataformas on-line gratuitas de publicação de apps e incentivar os alunos a criarem conteúdo jornalístico relacionado à atualidade. A ferramenta será demonstrada (endereço de acesso, como navegar, compartilhar) com os usuários interessados, a partir da organização editorial criada pelos estudantes.

Fernanda Iarossi

Fernanda Iarossi é jornalista, formada pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Já atuou na Editora Alto Astral (com revistas femininas impressas e digitais; conteúdo para site e redes sociais) e na Rádio Cidade. Foi freelancer na ComTexto Comunicação e Indústria do Texto Comunicação e Conteúdo. Atualmente, é professora no curso de Jornalismo da FAPCOM e nos cursos de Jornalismo, Rádio e TV e de Pós em Comunicação nas Faculdades Metropolitanas Unidas.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook