Big Data, Google e a formação do julgamento veloz de marcas pelo novo consumidor

27 de Fevereiro de 2014

Página inicial Mostra de Tecnologia

Data: 27/03/2014 | Horário: 19h


A Web atualmente é acessada por bilhões de pessoas ao redor do planeta que interagem ou acessam conteúdos, gerando rastros digitais enormes que podem ser identificados por outros usuários instantaneamente. A chamada Big Data, uma massa de dados de empresas, pessoas e entidades diversas, propicia novos cenários para a gestão das ações de comunicação, que podem construir e alavancar marcas ou destruí-las, movimentando altos negócios atualmente.

Conteúdo:

O workshop levará o público a refletir sobre táticas para avaliar reputações na rede, como nova área da comunicação, inserido no contexto das grandes massas de dados disponíveis, a Big Data e sistemas de buscas rápidas, como o Google. Mescla pesquisas empíricas feitas com rankings reais e via Google, com conceitos importantes da comunicação, levando organizações a refletirem sobre seu maior papel de transparência e como gerenciar sua reputação.

Programação:

• O olhar críticos dos observadores analógicos no século passado (flaneurs) e agora na era digital;
• A formação das grandes massas de dados, estrutura física, maior quantidade de interações no tempo;
• O novo consumidor, o prosumerismo de Tofler a Kerchove e a influência das opiniões dos outros;
• A lógica de qualidade pelos rankings na sociedade analógica e agora na era virtual, crise nas pesquisas;
• Pesquisa aplicada comparando rankings tradicionais e via Google, um olhar simples de um consumidor;
• Possibilidades no gerenciamento de reputações na Web, a inteligência de mercado em tempo real;
• Oportunidades e riscos que as defesas empresariais e diversas trazem ao espírito livre da Web;

Decio Forni

Publicitário de formação, pela Metodista/SP, atuou em empresas nas áreas de comunicação, promoção, marketing, inteligência de mercado e planejamento digital, em organizações como Folha, Imesp, Merck Sharp & Dhome, AT&T e J.W. Thompson. Pós-graduado em comunicação de marketing, pela Espm/SP, mestre em administração e planejamento pela Puc/SP, é doutor em comunicação pela mesma instituição, com tese relacionada às mídias digitais e a formação do julgamento veloz de marcas via Google. Professor universitário desde 2002, lecionou pela Puccamp, Uninove, ESPM, UMC, entre outras instituições, atualmente é docente de publicidade na Fapcom. Lecionou (professor cadastrado desde 2012) nos cursos de pós-graduação do Mackenzie e da Fecap, nos cursos de marketing contemporâneo, marketing estratégico e comunicação digital.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook