10º Simpósio de Comunicação FAPCOM debate comunicação, cultura e desenvolvimento Social na América Latina

10 de agosto de 2017

Nomes como Luiza Erundina, Vladimir Safatle e Emir Sader estão entre os palestrantes do evento

Nos próximos dias 21 e 22 de agosto, das 8h às 22h, a FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação promove o 10º Simpósio de Comunicação. O evento anual tem caráter acadêmico e contará com três mesas de debate, compostas por nomes de referência da comunicação, da filosofia e da reflexão intelectual do país.

Com o tema Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Social na América Latina, o encontro tem como objetivo discutir os desafios políticos, a crise econômico-social e o papel das mídias e da cultura na América Latina. Para dar início à mesa de debate, no dia 21, às 19h30, a instituição recebe a deputada federal pelo estado de São Paulo Luiza Erundina, com o tópico “Análise de conjuntura – a atuação dos meios de comunicação”. Em seguida, Wilson Gomes, professor titular de Teoria da Comunicação da Universidade Federal da Bahia, levanta uma reflexão acerca da relação entre as mídias sociais, a crise política e a direita.

Já no dia 22, das 8h às 11h, Dra. Joana Rodrigues, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Dr. Alexandre Barbosa, professor de Jornalismo da ECA-USP, FAPCOM e Uninove, comandam a palestra “Das veias abertas à solidão na América Latina”. Das 19h30 às 22h, acontecem as apresentações “A comunicação e os golpes na América Latina”, com Emir Sader, mestre em Filosofia e doutor em Ciência Política pela USP, e “Mobilização conservadora das mídias a partir de 2001”, com Prof. Dr. Vladimir Safatle, professor livre docente do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.

A América Latina é a terra de vários países de diferentes línguas, religiões e etnias.  Tendo em vista tamanha diversidade e as instabilidades da região – como crises políticas, ditaduras, guerras, exílios, repressão, aumento da pobreza e desemprego –, o encontro pretende suscitar uma reflexão acadêmica em torno da comunicação, da cultura, da política, da economia e do desenvolvimento social desses países.

A partir da década 1970, com o aparecimento de novos espaços de pesquisa nas universidades, surgiu a necessidade de estimular novos pensamentos e análises críticas das transformações político-sociais, das crises econômicas, dos resquícios das colonizações e dos regimes ditatoriais na América Latina. Atualmente o cenário tem apresentado governos conservadores, preocupados em atender e privilegiar tão somente os interesses das elites econômicas.

De acordo com o diretor da FAPCOM, Pe. Antonio Iraildo de Brito, o Simpósio de Comunicação, em sua décima edição, é um momento de reflexão muito esperado pela comunidade acadêmica.

Pe. Iraildo aponta que o evento já é uma tradição na faculdade, pois em cada edição a instituição se preocupa em tratar de assuntos emergentes e de interesse dos profissionais da comunicação, sempre reunindo nomes importantes do universo acadêmico comunicacional, social e cultural. “É uma verdadeira celebração do conhecimento, e a faculdade constitui o espaço de criação do pensamento”, finaliza.

10º Simpósio de Comunicação FAPCOM

Data: 21/08, das 19h30 às 22h, e 22/08, das 08h às 11h e das 19h30 às 22h

Local: Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana (SP)

Inscrições pelo site: www.fapcom.edu.br

Informações pelo e-mail: eventos@fapcom.edu.br

Entrada gratuita.

Sobre a FAPCOM

A FAPCOM é uma instituição de Ensino Superior voltada para a Comunicação Social, a Filosofia e a Tecnologia. Tem conceito 4 (de 5) no MEC e no ENADE. Além dos cursos de graduação, a faculdade oferece, semestralmente, diversos cursos de extensão. Pertence ao grupo da PAULUS Editora, presente em mais de 30 países.

PAULUS Imprensa

Roberta Molina / Cleane Santos