Catálogo Institucional

Portaria Normativa Nº 40,
de janeiro de 2015 (Catálogo Institucional)

 

Inciso I – Ato autorizativo expedido pelo MEC, com a data de publicação no Diário Oficial da União.

 

Habilitação

Condição Legal

Regime de Matrícula

Autorizado

Reconhecimento

Portaria Publicação Portaria

Publicação

Publicidade  Propaganda

2.121 e 2.122 16/06/2005 704 19/12/2013 Semestral
Jornalismo

2.121 e 2.122

16/06/2005

704

19/12/2013
Relações Públicas 2.121 e 2.122 16/06/2005 744

25/11/2016

Rádio & TV

2.121 e 2.122 16/06/2005 940 15/07/2009
Filosofia – Bacharelado 247 06/07/2011 67

29/01/2015

Filosofia – Licenciatura

114 08/03/2013 248

30/06/2016

Fotografia

406 30/08/2013 248

30/06/2016

Multimídia 114 08/03/2013 249

30/06/2016

 

 

 

Inciso II – Dirigentes da Instituição e Coordenadores de curso efetivamente em exercício.

 

Dirigente

Cargo Titulação
Pe. Antonio Iraildo
Alves de Brito
Diretor

Doutorando em Comunicação e Semiótica

Pe. Jackson Ferreira de Alencar

Pró-diretor
Acadêmico
Doutor em Comunicação e Semiótica
Valdecir Uveda Pró-diretor Administrativo

Mestre em Administração

Vanderlei Postigo

Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda

Mestre em Comunicação Social

Fernando Mariano Siqueira

Coordenador do Curso de Rádio, TV e Internet Mestre em Comunicação
João Elias Nery Coordenador do Curso de Relações Públicas

Doutor em Comunicação Social

Marcia Furtado Avanza Coordenadora do Curso de Jornalismo

Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação

Alessandra Barros Marassi Coordenadora do Curso de Multimídia

Mestre em Comunicação e Semiótica

Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini Coordenador do Curso de Fotografia e Audiovisual

Doutor em Educação e Novas Tecnologias, Mestre em Artes Visuais

Tiago Souza Machado Casado Coordenador do Curso de Filosofia

Mestre em História da Filosofia Moderna e Contemporânea

 

Inciso III – Relação dos professores que integram o corpo docente dos cursos, com a respectiva formação, titulação e regime de trabalho.

 

Nome

Titulação Tempo Integral ou Parcial
Alessandra de Castro Barros Marassi Mestre Integral
Antonio Iraildo Alves de Brito Mestre Integral
Arlete Taboada Mestre Horista
Aurimar Pacheco Ferreira Mestre Horista
Bruno César dos Santos Mestre Horista
Carlos Eduardo Frucci Mestre Parcial
Carlos Jacinto Nascimento Motta Doutor Parcial
Claudenir Módolo Alves Mestre Parcial
Claudiano Avelino dos Santos Mestre Integral
Claudio Fatigatti Mestre Parcial
Cleusa Kazue Sakamoto Doutora Parcial
Cyro Augusto Pachicoski Couto Mestre Parcial
Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini Doutor Integral
Daniel Bento Paletta Especialista Horista
Décio Ferreira Forni Doutor Parcial
Deise da Roza Oliveira Especialista Horista
Denise Marciano de Aquino Mestre Parcial
Domingos Zamagna Mestre Horista
Elinaldo da Silva Meira Doutor Parcial
Fabiana Mendes Sanches Garcia Especialista Horista
Fábio Alessandro Munhoz Mestre Parcial
Fernanda Elouise Budag Mestre Parcial
Fernanda Iarossi Pinto Mestre Parcial
Fernando Mariano de Siqueira Mestre Integral
Giovanni Vella Mestre Parcial
Glaucya Stela Candido Tavares Mestre Parcial
Hugo Allan Matos Mestre Horista
Isabel Orestes Silveira Doutora Horista
Jakson Ferreira de Araujo Doutor Integral
João Elias Nery Doutor Integral
Lawrence Rocha Shum Doutor Parcial
Leslye Revely dos Santos Mestre Parcial
Lilian Crepaldi de Oliveira Ayala Doutora Parcial
Lucas Jahnel Cangelli Especialista Horista
Manoel Conceição Quinta Mestre Integral
Manoel Roberto Nascimento de Lima Mestre Parcial
Marcella Schneider Faria Mestre Parcial
Marcelo Caldeira Baptista Especialista Horista
Marcia Furtado Avanza Doutora Integral
Marcia Regina Carvalho da Silva Doutora Integral
Marcos Julio Sergl Doutor Horista
Mauricio Antonio Anzini Gasparotto Mestre Parcial
Patrícia Beatriz Souza Campinas Pena Mestre Horista
Paulo Regis Salgado Mestre Horista
Pedro Monticelli Doutor Parcial
Rogerio Tanizaka Nagaoka Mestre Parcial
Rovilson Robbi Britto Doutor Horista
Tarcísio de Sá Cardoso Doutor Parcial
Thiago Calçado Doutor Integral
Tiago Souza Machado Casado Mestre Integral
Valdir José de Castro Doutor Integral
Valdecir Pereira Uveda Mestre Integral
Vanderlei Postigo Mestre Integral
Wagner Barge Belmonte Mestre Parcial
Wellington Dias de Melo Mestre Horsta

 

Inciso IV – Matrizes curriculares dos cursos.

 

A – Jornalismo 
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B – Publicidade e Propaganda
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C – Rádio TV e Internet
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D – Relações Públicas
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E – Filosofia
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 (bacharelado)
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F – Fotografia
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G – Multimídia
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H – Audiovisual
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Inciso V – Resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (ENADE).

 

Curso

Conceito ENADE

Jornalismo

5
Rádio, TV e Internet

3

Relações Públicas

4
Publicidade e Propaganda

3

Filosofia

4
Fotografia

Não Avaliado

Multimídia

Não Avaliado

Audiovisual

Não Avaliado

Inciso VI – Valor corrente dos encargos financeiros a serem assumidos pelos alunos, incluindo mensalidades, taxas de matrícula e respectivos reajustes e todos os ônus incidentes sobre a atividade educacional.

 

A – Mensalidade
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B – As taxas a serem assumidas pelos alunos são:

  • Atestado de Matrícula – R$ 7,00 (sete reais)
  • Atestado de Matrícula (diferenciado)– R$ 10,00 (dez reais)
  • Histórico Escolar – R$ 12,00 (doze reais)
  • Segunda via de certificado de conclusão – R$ 7,00 (sete reais)
  • Segunda via do certificado de pós-graduação – R$ 10,00 (dez reais)
  • Programa de disciplinas (por semestre) – R$ 30,00 (trinta reais)
  • Reabertura de matrícula – R$30,00 (trinta reais)
  • Segunda via carteirinha – R$ 15,00 (quinze reais)
  • Segunda chamada prova – R$ 100,00 (cem reais)
  • Segunda via diploma – R$ 180,00 (cento e oitenta reais)
  • Apressamento de diploma – R$ 200,00 (duzentos reais)
  • Rematrícula fora do prazo – R$ 25,00 (vinte e cinco reais)

 

Inciso VII – Descrição das instalações da Faculdade;

 

7.1 – Infraestrutura da instituição

A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM apresenta boas instalações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas proposta, tanto em relação às salas de aulas, quanto a laboratórios, estúdios e laboratórios de informática, além de contar com boa infraestrutura de apoio acadêmico e amplo acervo bibliográfico especializado. O prédio foi projetado e construído de modo a atender ao ensino superior.

 

7.2 – Instalações físicas gerais

A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM apresenta boas instalações para o desenvolvimento das atividades acadêmicas proposta, tanto em relação às salas de aulas, quanto a laboratórios, estúdios e laboratórios de informática, além de contar com boa infraestrutura de apoio acadêmico e amplo acervo bibliográfico especializado. O prédio foi projetado e construído de modo a atender ao ensino superior.

Possui, para apoiar suas atividades de ensino e extensão, área construída de 14.143 m² com oito pavimentos assim distribuídos em sua totalidade:

Instalações administrativas

Sala do processo seletivo

Salas de coordenadores

Sala de reuniões

Infraestrutura para Comissão Própria de Avaliação – CPA

Gabinetes/Estações de trabalho para professores Tempo Integral / Tempo Parcial

Espaços de convivência e alimentação (copa, cafeteria, cantina)

Estacionamento

Instalações acadêmicas

Salas de aula

Sala de Professores

Auditório

Home Theater

Sala para Web rádio

Sala para Agência experimental de comunicação

Núcleo de extensão e Núcleo de práticas investigativas

Instalações para atendimento de alunos

Núcleo de Apoio ao Discente: sala de acessibilidade

Núcleo de Apoio ao Discente: apoio psicopedagógico

Núcleo de Apoio ao Discente: FIES/ PROUNI/ Programa de Incentivo ao Estudo/ Informações financeiras (Secretaria Administrativa)

Núcleo de Apoio ao Discente: central de estágio

Núcleo de Apoio ao Discente: inclusão social

Núcleo de Apoio ao Discente: apoio a aprendizagem

Núcleo de apoio ao discente e docente: TIC

Secretaria Acadêmica

Instalações de Biblioteca

Infraestrutura física

Serviços de informatização

Plano de atualização do acervo

Instalações de laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: infraestrutura física

Salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente

Recursos de tecnologias de informação e comunicação

Distribuição de equipamentos laboratório de informática

Distribuição de equipamentos do ambiente de pesquisa

Laboratório de comunicação e multimídia

Estúdio de TV e vídeo

Pós Produção TV e vídeo

Estúdio de Rádio

Estúdio de Fotografia

Laboratórios, ambientes e cenários para práticas didáticas: serviços

Instalações sanitárias

 

7.3 – Descrição detalhada das instalações

Auditório

A FAPCOM conta com auditório no 2º. Subsolo com capacidade para 471 lugares, incluindo poltronas para obesos e espaço destinado a deficientes físicos, conforme discriminado:

Palco e Plateia (536m²):

471 Poltronas.

Hall de entrada com dois conjuntos de banheiros (masculino e feminino).

02 Cabines para tradução simultânea.

4 Caixas Amplificadas – Attack.

2 Caixas – Sub-Woofers – Attack.

1 Projetor Multimídia – Sanyo.

06 Refletores tipo Fresnel – 500 w.

20 Refletores tipo Elipsoidal – 1000 w.

4 Refletores tipo Set Light -1000 w.

1 Tela de Projeção com 300″.

2 Painéis de conexão no palco com: 06 entradas de microfones, 02 entradas de vídeo, 02 entradas VGA, 02 tomadas para energia elétrica.

1 Painel com 30 entradas para microfones.

1 Púlpito de madeira.

Porta Bandeira c/ 03 bandeiras.

1 Órgão de tubo.

1 piano de caudas.

Iluminação de arquitetura dimerizada com 68 lâmpadas.

02 Extintores de Incêndio PQS – 06K.

01 extintor de incêndio H20 – 10 L.

Grid de iluminação cênica com 10 varas capacidade para 66 refletores.

4 camarins com 2 banheiros.

Ar condicionado central.

Home Theater

 A Instituição dispõe de 01 sala Home Theater com 87m², localizado no 3° andar, com capacidade para 70 pessoas, equipada com Datashow tela de projeção, sistema de som e ar condicionado.

Instalações de Biblioteca

A Biblioteca da FAPCOM, enquanto gestão organizacional, está sob a responsabilidade Diretoria ligada às Pró-diretorias Acadêmica e Administrativa e possui regulamento interno acessível à comunidade interna.

Oferece apoio informacional ao corpo docente, discente e aos funcionários da Instituição. Está cadastrada no Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª Região sob o número 3686.

Uma área com aproximadamente 500 metros quadrados é reservada para o acervo com boas instalações, mobiliário, iluminação, ventilação, limpeza e conservação adequadas.

A Biblioteca oferece ambientes de estudo individual e em grupo em uma área de aproximadamente 240 metros quadrados com condições adequadas para o atendimento aos usuários. Disponibiliza 5 salas para estudos em grupos e dispõe de 32 mesas com cadeiras e tomadas para estudo individual. Para consultas ao acervo, serviços online e acessos web dispõe de 9 computadores.

O setor possui acessibilidade nas áreas de estudos em grupo e individual e acesso aos terminais de consulta e pesquisa.

  • HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A Biblioteca da FAPCOM funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 21h45 e aos sábados das 9h às 12h45.

  • SERVIÇO DE ACESSO AO ACERVO

A Biblioteca FAPCOM é gerida por profissional qualificado na área e colaboradores treinados e capacitados.O sistema de acesso ao acervo é semi-aberto.Considerando-se os aspectos de tecnologia e informatização, a biblioteca possui acervo 100% informatizado, mobiliário e equipamentos adequados para o acesso aos catálogos disponíveis aos usuários. O acervo é gerenciado pelo software Sophia Biblioteca Avançado.

Os computadores, programas e aplicativos são atualizados e em quantidades que suprem as demandas. O setor possui acesso à internet e rede Wireless. O software gerenciador (Sophia biblioteca Avançado) permite consultas simples e avançadas, no ambiente interno, externo e acessos pela web, possibilitando diversos serviços online. O sistema possui formatos de intercâmbio de registros bibliográficos em MARC e protocolo Z39.50.

O sistema fornece acesso aos catálogos, sugestões de aquisições, consultas, lista de espera eletrônica, renovação e reserva de obras via internet, serviços de referência bibliográfica, acesso às mídias digitais, biblioteca digital de produção docente e discente, pesquisa e levantamento bibliográfico, consulta a base de dados de outras instituições, acesso às bibliografias adotadas pelos cursos e biblioteca virtual. O Sistema possui repositório digital para postagem de trabalhos acadêmicos.

A Biblioteca oferece serviços de empréstimo domiciliar e utiliza o controle biométrico para efetuar circulações. Auxilia os estudantes na normatização de trabalhos acadêmicos e ministra treinamentos quanto à utilização de seus recursos. Oferece apoio às pesquisas e estudos diversos.

A Biblioteca é associada ao Portal Sophia que integra todas as bibliotecas usuárias do mesmo sistema e também ao COMUT.

A biblioteca participa e divulga seus boletins nas redes sociais.

A Biblioteca fornece, mensalmente e anualmente, à diretoria da IES, relatórios estatísticos de serviços.

 

 

Biblioteca – Acervo

TÍTULOS

EXEMPLARES

Livros

32357 55160

Periódicos

410 17355
TCCs – Monografias 153

153

Multimídias 2440

   2443

A biblioteca possui Política de Atualização e Manutenção do Acervo como instrumento Institucional. O acervo é dimensionado acima da média da demanda e os critérios de aquisição e expansão estão adequados em acordo com os documentos oficiais da IES.

Plano de atualização do acervo

A atualização é periódica e conta com verba prevista no orçamento econômico-financeiro da instituição, com revisão anual.

As aquisições priorizam as bibliografias básicas e complementares adotadas nos Planos de ensino em quantidades satisfatórias em relação ao número de alunos por disciplina.

A ampliação também é feita através dos lançamentos editoriais e indicações do corpo docente e discente. O setor oferece serviço online de sugestão de obras.

Salas de apoio de informática ou infraestrutura equivalente

O departamento de T.I.C – Tecnologia da Informação e Comunicação da FAPCOM é uma extensão da área de T.I.C da Pia Sociedade de São Paulo mantenedora desta Instituição. A estrutura de profissionais destinada ao atendimento exclusivo da FAPCOM.

A área de T.I.C baseia-se na Política de Tecnologia da Informação e Comunicação da Pia Sociedade de São Paulo que tem como objetivo regulamentar e orientar quanto à utilização ética e profissional dos serviços e recursos de tecnologia da informação e comunicação, que estão disponíveis no ambiente corporativo, garantindo a qualidade, confiabilidade, segurança e prestação destes serviços. Existem dois regulamentos que complementam a política de T.I.C e que são direcionados ao corpo docente e discente da FAPCOM.

Recursos de tecnologias de informação e comunicação

Os recursos tecnológicos disponibilizados pelo departamento de T.I.C – Tecnologia da Informação e Comunicação da FAPCOM são:

– Sistema de Gestão ERP Educacional.

– Portal do Aluno.

– Portal do Professor.

– Site Institucional.

– Internet Wireless Gratuita em todos os espaços da FAPCOM.

– Transmissão Ao Vivo de Eventos – Streaminng de Vídeo.

– Intranet Corporativa.

– E-mail Corporativo.

– Communicator “Chat” Corporativo.

– Central de Processamento de Dados – CPD.

Desktops, Thinclients, Notebooks e Impressoras.

– Central telefônica Siemens HiPath-3750 que oferece soluções de dados e voz disponibilizando aproximadamente 280 ramais. A central telefônica oferece ligações internas e externas e outras facilidades aos usuários como, captura de chamada, intercalação de chamada, chamada de grupo.

Distribuição de Equipamentos Laboratório de Informática

A estrutura física destinada aos ambientes de informática da FAPCOM é composta por 4 Laboratórios com um número total de 134 equipamentos e recursos avançados de edição de imagem, texto, áudio e vídeo e softwares para navegação web.

Os Laboratório 1 e 4 possuem 41 computadores Dell Optiplex 380, Processador Intel Core 2 Duo CPU e8400 @ 3,00GHz 3,00 GHz, HD 300GB 4GB de Memória Ram. Sistema Operacional Windows 7 Pro 64 bits.

Aplicativos: Microsoft Office versão 2003 Excel, Word, Power Point, Outlook, Infopath, Publisher versão 2003. Adobe Master Collection versão CS5.5 After effect, Audition, Bridge Contribute, Device Central, Dreamweaver, Encore, Extendscript toolkit, Extension Manager, Fireworks, Flash Builder, Flash Catalyst, Flash Professional, Ilustrator Indesign, Media Encoder, Onlocation, Photoshop, Pixel bender toolkit, Premiere, Mocha for Affter effects, Acrobat, Air e Reader XI, Flash player. CorelDraw graphics suite x3, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, K-lite mega codec, LanEscola, Pdf Creator, Scribus 1.4.1,Sophos, VLC media player, WinRar, Windows Defender, Windows Media Player.

O Laboratório 2 possui 26 Computadores Dell Optiplex 330, Processador Intel Core 2 Duo CPU e8400 @ 3,00GHz 3,00 GHz, HD 300GB 4GB de Memoria Ram. Sistema Operacional Windows 7 Pro 64 bits.

Aplicativos: Microsoft Office versão 2003 Excel, Word, Power Point, Outlook, Infopath, Publisher versão 2003. Adobe Master Collection versão CS5.5 After effect, Audition, Bridge Contribute, Device Central, Dreamweaver, Encore, Extendscript toolkit, Extension Manager, Fireworks, Flash Buider, Flash Catalyst, Flash Professional, Ilustrator Indesign, Media Encoder, Onlocation, Photoshop, Pixel bender toolkit, Premiere, Mocha for Affter effects, Acrobat, Air e Reader XI, Flash Player. CorelDraw graphics suite x3, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, K-lite mega codec, LanEscola, Pdf Creator, Scribus 1.4.1,Sophos, VLC media player, Winrar, Windows Defender, Windows Media Player.

O Laboratório 3 possui 26 computadores Dell vostro 220s, Processador Intel Core 2 Duo CPU E8400 3,00 GHz 3,00 GHz, HD 500 GB 4GB de Memória Ram. Sistema Operacional Windows 7 Pro 64 bits.

Aplicativos: Microsoft Office versão 2003 Excel, Word, Power Point, Outlook, Infopath, Publisher versão 2003. Adobe Master Collection versão CS5.5 After effect, Audition, Bridge Contribute, Device Central, Dreamweaver, Encore, Extendscript toolkit, Extension Manager, Fireworks, Flash Buider, Flash Catalyst, Flash Professional, Ilustrator Indesign, Media Encoder, Onlocation, Photoshop, Pixel bender toolkit, Premiere, Mocha for Affter effects, Acrobat, Air e Reader XI. CorelDraw graphics suite x3, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, K-lite mega codec, LanEscola, Pdf Creator, Scribus 1.4.1,Sophos, VLC media player, Winrar, Windows Defender, Windows Media Player.

Distribuição de Equipamentos do Ambiente de Pesquisa

O Ambiente de Estudo e de Pesquisa é composto por 10 equipamentos Thin Client da Ncomputing que oferece serviços básicos de consulta à internet e edição de texto, utilizando os aplicativos Internet Explorer 11, Google Chrome 36.0.1, Libre Office versão 3.6.2 Writer, Calc, Draw, Impress, Base, PDF Creator, WinRar, K-lite mega codec, Adobe Reader XI, Sophos, Windows Defender, Windows Media Player.

O Ambiente de Pesquisa da Biblioteca é composto por 10 equipamentos Thin Client da Ncomputing que oferece serviços básicos de consulta a livros, através do navegador Internet Explorer 11 no site da Fapcom, interligado com o gerenciador Sophia Biblioteca.

Laboratório de Comunicação e Multimídia

O Laboratório de Comunicação e Multimídia FAPCOM é um espaço destinado a atender todos os cursos da IES, nas quais estejam envolvidas práticas de produção audiovisual. Neste espaço, os alunos e professores poderão contar com o apoio de seis profissionais, todos bacharéis em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e/ou Jornalismo e/ou Fotografia. O horário de funcionamento é de 07h30min às 22h40min, de segunda-feira a sexta-feira e, também, aos sábados de 08h00min às 16h00min.

Estúdio de TV e vídeo

O estúdio de TV e Vídeo, com tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção publicitária, jornalística e ficcional é equipado com câmeras digitais no formato DVCAM. O ambiente  possui os seguintes equipamentos:

Iluminação do Estúdio:

  • 2 Refletores – luz fria 55 W de 6 lâmpadas.
  • 2 Refletores – luz fria 55 W de 4 lâmpadas .
  • 3 Refletores – Set Light 100 W com lâmpada 64583 220 V Osram.
  • 2 Fresnéis de 2000 W.
  • 3 Refletores – Aberto 1000 W.
  • 2 Refletores – Soft de Pano de 2000 W.
  • Grid de iluminação com 09 varas para 45 refletores.
  • 1 Dimmer com 24 canais – DMX 512.
  • Mesa de iluminação com 12 canais – Lite Puter CX-1203.
  • 1 Refletor Elipsoidal 1000W.
  • 4 Refletores Fresnel 500W.
  • 4 Refletores Par 1000W.
  • 1 refletor aberto 650W.

 Equipamentos do Estúdio:

  • 2 Câmeras Sony DSR390 – DVCAM – k2 (equipadas com Viewfider de 5”, Controle de Foco e Zoom, Tripé com dolly.
  • 02 multicabos com 25 m.
  • 2 Teleprompters.
  • 01 Monitor de Vídeo Sony 14’’.
  • 1 Televisor – Sony Trinitron 21’’.
  • 03 Intercom com Head Set.
  • Base para Intercom com 03 entradas.
  • Painel distribuidor de áudio e vídeo com 16 entradas de áudio e 05 de vídeo.
  • 3 microfones lapela sem fio Sennheiser UHF.
  • 1 microfone de mão sem fio Sennheiser UHF.
  • 1 Monitor de áudio – Yamaha – MS P3.
  • 1 Carregador de baterias – DV CAM.
  • 06 Baterias para Câmeras Sony DSR390 – DVCAM.
  • 02 Fonte de alimentação para câmeras DSR 390.
  • 01 Tapadeira de madeira para cenário.
  • 01 Bancada de madeira para 03 pessoas.
  • 04 cadeiras.
  • 04 mesas de apoio para equipamentos.
  • Isopor de diversos tamanhos.
  • Gelatinas / Filtros de Diversas Cores.
  • Mesa de madeira para o Dimmer.
  • Mesa de madeira para o monitor de TV.
  • Rede de energia Estabilizada.
  • Quadro de energia.
  • Ar condicionado.
  • Estúdio com Tratamento Acústico.
  • Prolongas PTV.
  • Prolongas Pial.
  • 02 Garras Jacaré – Atek.
  • Extensões.
  • Porta de madeira grande dupla para entrada de cenário.
  • 1 fundo croma-key verde.
  • 7 tripés de luz.
  • 1 tripé para vídeo Velbon DV7000.

 Técnica do estúdio de TV e vídeo (Switcher)

Na Técnica do estúdio de TV e Vídeo são controladas todas as funções do estúdio de TV. É possível gravar as imagens captadas no estúdio, efetuar cortes de câmeras, controlar os microfones, inserir letreiros e gráficos, enviar textos através do Teleprompter para os apresentadores no estúdio, enfim, trata-se de um espaço de onde se pode dirigir a atuação dos profissionais envolvidos no trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção publicitária, jornalística e ficcional. O ambiente conta com os seguintes equipamentos:

Sala Técnica (Switcher):

  • 1 Mesa de Corte e Efeitos Panasonic AG MX70 – C/ DSK.
  • 1 VT Play DVCAM DSR 1500 Sony.
  • 1 VT REC DVCAM DSR 1500 Sony.
  • 1 Editor PVE500 Sony.
  • 4 Monitores de 9” Sony.
  • 2 Monitores PGM de 14” – Sony.
  • 1 Microfone – SHURE EZG/12
  • 1 Vertical Internal Switcher – Kramer- VS 1011.
  • 2 CCU – Sony D50.
  • 1 Mixer de Áudio de 16 canais UB-1832FX Behringer.
  • 1 Compressor de Áudio DX4600 Behringer.
  • 1 Processador Lexicon MPX-1.
  • 1 Waveform – Tektronix – WVR 500.
  • 4 Receptores de Microfone – Sennheiser ew 100.
  • 2 Monitores de áudio – Yamaha – MS P3.
  • 1 Computador Amd Duron – 1.60ghz c/ monitor de 14” para uso do Teleprompter – Winprompter X.
  • 1 PC DELL Pentium 4.
  • 01 Power Mac G5.
  • 1 Decodificador de sinal – Transcortec – PCTV 8000..
  • 1 Mesa para computador do Teleprompter.
  • 1 Bancada para equipamentos do switcher.
  • 1 Rack de metal para equipamentos .
  • 1 Placa externa de captura – Pinnacle Liquid Edition Pro.
  • Ar condicionado via tubulação.
  • Rede de energia Estabilizada.
  • Janela acústica para visualização do estúdio.
  • 4 cadeiras.
  • 1 suportes para CPU.
  • 1 lixeira.
  • Iluminação dimmerizada.
  • Iluminação Fluorescente de serviço.
  • Estúdio com Isolamento Acústico.
  • Rede de Informática Integrada com sistema.
  • 1 lousa branca.
  • 1 intercom headset.

Pós-produção de TV e vídeo

Na Pós-Produção de TV e Vídeo são editados e finalizados os materiais gravados no estúdio ou em externas. A edição de imagens é realizada em sistema não linear, utilizando a plataforma Macintosh e softwares utilizados no mercado de trabalho como Final Cut Pro e DVD Studio Pro. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada à produção audiovisual. O ambiente conta com os seguintes equipamentos:

  • 04 Monitores LCD 17” LG.
  • 01 Monitor de Video 10“ Semp.
  • 01 Monitor de Video 09” Sony.
  • 02 Power Mac G5.
  • 02 Computadores Imac 21”.
  • 02 Computadores.
  • 01 Computador IMAC 17”.
  • 02 VTs DSR-11 DVCAM SONY Play/Rec.
  • 01 VHS-C JVC.
  • 01 Gravador de DVD Philips DVDR 615.
  • 01 Remote Control Unit – SONY – DSRM-20.
  • Ar condicionado via tubulação.
  • 04 cadeiras giratórias.
  • 02 Monitores de áudio – Edirol MA-10A.
  • 02 Aparelhos telefônicos.
  • 01 Extintor – PQS 6K.
  • 01 Extintor – H2O 10 L.
  • 04 Racks para ilha de edição.
  • Rede elétrica estabilizada.
  • Rede de Informática de 2,5 T.

Estúdio de Rádio

 No Estúdio de Rádio são gravados e editados jingles, spots de rádio, teasers, programas de rádio, documentários, vídeos institucionais com áudio  e outras peças que tenham o áudio como fundamento. A captação e edição de áudio é feita através da plataforma Macintosh, utilizando o Pro Tools, um dos softwares mais utilizado no mercado de trabalho. Possui tratamento acústico, ar condicionado e iluminação adequada. O ambiente conta com os seguintes equipamentos:

  • 1 MD Player Tascam – MD350.
  • 1 Compact Disc Recorder Sony – RCD-W500C.
  • 1 Mixer de Audio Mackie – VLZ-24.4-PRO.
  • 1 Distribuidor de Áudio para Head Phones – 4 Canais Behringer HA-4700.
  • 1 Compressor de Áudio PRO-XL Behringer MDX4600.
  • 1 Processador de Áudio Lexicon – MPX1.
  • 1 Rack Protools Digidesign – Digi002.
  • 1 Power MAC G5 c/ Pro Tools instalado.
  • 1 Mesa Híbrida – ITR 01.
  • 1 Microfone – AKG – C3000 AKG.
  • 1 Microfone c/fio Shure SM58.
  • 2 Microfones – Superlux PRA D5.
  • 3 Fones de Ouvido – HI-FI.
  • 1 pedestal girafa para microfone.
  • 3 Pedestais de Mesa Articuláveis.
  • 1 Kits Anti Puff.
  • 1 Mesa de madeira redonda.
  • 1 Terminal para conectar microfones e Head Phones.
  • 4 Caixas Acústicas Monitor MSP3 Yamaha.
  • 1 Pedestais para Partitura – RMV.
  • 1 Toca – discos – Philips FP 310.
  • 1 Mesa de madeira em L – Prodis.
  • 5 Cadeiras Giratórias.
  • 1 Armário de madeira com 02 portas.

Estúdio de fotografia 

No Estúdio de Fotografia são produzidas sessões fotográficas de produtos, modelos e outras situações que possibilitem ao aluno o exercício da criatividade na captação de imagens. Possui ar condicionado e iluminação adequada à produção fotográfica. O ambiente conta com os seguintes equipamentos:

  • 03 Câmeras DSLR – NIKON D3000 c/ lente 18-55, case, bateria, carregador e cartão de 02GB.
  • 01 NIKON D90 com lente 18-105, com bateria e case e cartão de memória.
  • 01 Flash Nikon SB600.
  • 1 Nikon D200 com lente 18-55, bateria e case.
  • 10 Câmeras Canon G15.
  • 02 Câmeras Nikon D800.
  • 15 Câmeras Nikon D3200 com lente 18-55.
  • 01 Lente Nikon 70-200.
  • 01 Lente Nikon 24-70mm 2.8G.
  • 01 Câmera digital – Nikon D80 com lente 18-55 c/ case.
  • 02 Baterias para câmera – Nikon D80.
  • 01 Lente 55-200 mm para câmera Nikon.
  • 01 Flash Canon dedicado 580X c/ sistema E-TTL II.
  • 01 Câmera DSLR – Canon 20 D.
  • 01 – Case para câmera Canon 20D – Alvha 003.
  • 03 Baterias para câmera Canon 20 D – mod: 20D- BP 511.
  • 01 Cartão de memória de 512MB para câmera Canon 20 D.
  • 01 Cartão de memória de 01 GB para câmera Canon 20 D.
  • 01 Cartão de memória de 04 GB para câmera NIKON D800.
  • 02 Baterias para D200.
  • 01 – Case para câmera Nikon D80 – Alvha 004.
  • 04 Flash para estúdio Digiflash 7800.
  • 04 Flash para estúdio Digiflash 9800.
  • 02 Flashs de Estúdio – DIGIFLASH 400.
  • 02 Flashs de Estúdio – DIGIFLASH 200.
  • Gerador Eletrônico – mod: Atek 5.000 LLC c/ 03 tochas.
  • 04 Tripés de Alumínio.
  • Tripé Back Light – Atek.
  • Tripé para câmera com cabeça – mod: ATEK Master 3-C.
  • 03 Tripés Manfrotto para câmera com cabeça Ball Head.
  • 01 Hazy Light 1,00 x 1,00m.
  • 02- Hazy Light 0,50x 0,50m.
  • 02- Hazy Light 0,60x 0,80m.
  • Ventilador turbo – mod: Atek Wind.
  • Rebatedor duplo 1,00m.
  • Rebatedor Pr/Br 1,20m.
  • 01 Mini –Grua.
  • Mesa para Still média.
  • 04- Braços articulados para mesa de still.
  • 04- Iluminadores com 02 lâmpadas halógenas palito – 78mm – 200w.
  • 02- Sombrinhas prata média.
  • 02- Sombrinhas prata Pr/Br mini.
  • 02- Sombrinhas difusoras mini.
  • Suporte Fixo de Parede – com 03 barras e 03 Fundos Fotográficos (Preto, Branco e Azul).
  • 02 Refletores parabólicos – grande.
  • 02 Refletores parabólicos – mini.
  • 02 Refletores parabólicos – médio com difusor com elástico.
  • 01 Jogo de filtros – com bandeira e 08 filtros.
  • 02 Carregadores de pilhas – Sony – BCG.
  • 01 Leitor de cartão com cabo USB.
  • 09 Cabos de Sincronismo de 05 metros.
  • 01 – Carregadores de bateria- Elgin.
  • 01 Carregador de pilhas – Goldship.
  • 01 Extensão elétrica de 05 tomadas.
  • 01 Flash Meter – VF Konica.
  • 07 Sapatas para sincronismo de flash.
  • 01 Computador IMAC.
  • 01 mesa para computador.

Equipamentos para empréstimo aos alunos:

  • 07 Câmeras digitais – Panasonic Lumix DHC-FX12 – com cartões SD de 02 GB.
  • 05 Câmeras digitais Cannon (Power Shot A520).
  • 05 Bags para câmeras digitais Cannon (Power Shot A520).
  • 05 Gravadores digitais Sony ICD B500.
  • 02 Gravadores digitais Coby CX-R190.
  • 06 Refletores Set Light 1000w.
  • 09 Tripés de Iluminação.
  • 07 Tripés de Câmera.
  • 04 Microfones Boom– Yoga HT-320ª.
  • 03 Varas para microfone Boom.
  • 02 Microfones de Mão – Leson SM 58.
  • 03 Microfones de mão – Superlux PRA D5.
  • 10 Microfones de Lapela LeSon ML-70.
  • 02 Câmeras Sony Handycam HDR XR550V.
  • 02 Câmeras Sony Handycam HDR SR11.
  • 01 Câmeras Sony – Handycam HDR XR160.
  • 01 Câmeras Sony Handycam DCR SR82.
  • 11 Iluminadores de Led com carregador e bateria.
  • 01 Bateria reserva – NPFV70.
  • 03 Canoplas para microfone.

Equipamentos para captação externa (almoxarifado):

  • 01 Câmera DVCAM -– Sony DSR PDX-10.
  • 01 Carregador de baterias para câmera – Sony.
  • 01 Bateria para câmera – Sony PDX-10.
  • 01 Carregador de baterias para câmera – Sony PDX10.
  • 01 Case para externa.
  • 27 Fones de ouvido CSR HD-820.
  • 04 Fones de ouvido LYCO PRO200.
  • 01 Fone de Ouvido SONY MDR 023.
  • 01 Tripé de Câmera (Mini DV) Manfrotto.
  • 01 Pedestal de Partitura.
  • 01 Teclado Yamaha com suporte e case.
  • Câmera Mini DV – 3 CCD – Sony HVR –V1.
  • 01 Bateria para câmera – Sony HVR-V1.

Laboratórios TIC

O Departamento TIC é responsável por manter a funcionalidade dos equipamentos de informática em laboratório e ambiente de trabalho onde todo início de semestre é realizado o serviço de manutenção preventiva. Também é responsável por disponibilizar o acesso aos computadores, a todos os alunos, professores e colaboradores da Fapcom e, para isso, conta com um recurso chamado Sistema de Controle de Políticas de Acesso, Windows Active Directory. Este sistema serve para garantir a segurança e integridade dos alunos, professores, e colaboradores da faculdade. O TIC utiliza o AD para criar login e senha de acesso para cada usuário. E caso haja o esquecimento da senha, o usuário pode entrar em contato com o departamento, para que seja trocada a sua senha.

Caso o usuário tenha alguma dificuldade com o computador ou software, o TIC oferece suporte a todos os colaboradores, alunos e professores em laboratórios, ambiente de pesquisa, salas de aula, secretaria administrativa e acadêmica.

Laboratório de Comunicação e Multimídia

O Laboratório de Comunicação e Multimídia FAPCOM conta com profissionais bacharéis em comunicação social, capacitados para atender as necessidades dos alunos e professores, relacionadas aos trabalhos acadêmicos audiovisuais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 22h40 e, também, aos sábados das 08h00min às 16h00min.

Os seguintes serviços são disponibilizados:

– apoio técnico aos professores e alunos durantes as aulas em estúdio.

– organização, configuração e operação (conforme planejamento pedagógico) dos equipamentos utilizados durante as aulas.

– apoio técnico aos alunos em trabalhos de produção audiovisual, executados fora de horário de aula, dentro da faculdade: gravação, edição e finalização de peças audiovisuais.

– empréstimo de equipamentos aos alunos, para produção audiovisual fora da faculdade.

– gerenciamento de equipamentos e arquivos (imagens, áudio e vídeo).

– gravação em mídia física de peças audiovisuais.

– aconselhamento e plantão de dúvidas em relação à produção audiovisual.

– coordenação técnica dos eventos acadêmicos (palestras, simpósios e transmissões) realizados na FAPCOM, em especial no auditório.

Utilização dos laboratórios

A utilização dos laboratórios e estúdios de Comunicação Social é requisitada através da ficha de “Solicitação de Atendimento ao Aluno” que deve ser preenchida e entregue pelo professor, pessoalmente, nos respectivos laboratórios. Após a entrega da ficha pelo professor, os alunos agendam, junto aos técnicos, data e horário para o atendimento.

Com o trabalho realizado, o professor deve comunicar ao respectivo laboratório se a produção deverá integrar o portfólio da Instituição.

A estrutura dos estúdios foi montada para atender as necessidades dos alunos de graduação dos cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Vale lembrar que ao solicitar aos alunos um trabalho prático em que o uso dos estúdios se faça necessário, o professor deverá antes se comunicar com a equipe técnica responsável pela execução da atividade, para que seja discutida a melhor forma de executá-la, evitando que os alunos cheguem aos laboratórios para agendar um trabalho cuja dinâmica eles desconhecem.

Regras gerais de utilização

  1. A utilização dos estúdios de TV é de prioridade das disciplinas técnicas, ou seja, disciplinas práticas em que o aluno tenha orientação de um professor.
  2. Para o melhor aproveitamento do tempo nos estúdios, é exigido aos alunos o planejamento prévio de suas atividades. Não será iniciado nenhum trabalho em que o aluno não tenha uma lauda ou um roteiro pronto. É imprescindível que o técnico possua uma cópia que deve ser providenciada pelos alunos.
  3. Os estúdios devem ser utilizados com finalidade estritamente acadêmica.
  4. As aulas regulares ministradas pelos professores necessitam de agendamento prévio. Recomenda-se que o professor comunique com antecedência os materiais que serão usados na aula, a fim de que os técnicos possam prepará-los previamente.
  5. Aconselhamos o agendamento com uma semana de antecedência, para evitar falta de horário disponível.
  6. As desistências na utilização dos estúdios devem ser comunicadas com, pelo menos, um dia de antecedência. Deste modo, professores ou alunos inscritos em eventual lista de espera poderão ser avisados, por e-mail, a tempo de fazerem uso do espaço, confirmando este agendamento por telefone.
  7. O uso e o manuseio dos equipamentos deverão ficar a cargo dos técnicos, à exceção de situações específicas previstas nos planos pedagógicos de cada curso.
  8. Os agendamentos feitos por alunos devem ser efetuados no próprio estúdio, mediante o preenchimento da ficha de autorização, assinada pelo professor da disciplina, nos horários já indicados.

8.1 Os agendamentos feitos por professores poderão ser efetuados por e-mail, desde que o professor certifique-se de que recebeu confirmação da solicitação. Não serão aceitos agendamento enviados no domingo para atendimento na segunda-feira, e o mesmo vale para dias seguintes a feriados.

  1. As necessidades técnicas serão estabelecidas de comum acordo com a coordenação de operações. Na ficha de autorização, devem constar as seguintes informações: tipo de equipamento, características, quantidade, tipo de fita, indicação do estúdio, data, horário do uso, além de nome completo e número do registro acadêmico de todos os integrantes de cada grupo, telefones, turma, disciplina, horário do trabalho, título do trabalho, roteiro, nome e assinatura do professor responsável. O roteiro/storyboard/lauda deve estar anexo. Ao aluno será expedido um comprovante da autorização.
  2. A tolerância para eventuais atrasos será sempre de quinze minutos. Após esse período, o agendamento será cancelado e o professor será informado, perdendo o aluno o direito de remarcar prontamente o horário – o que o colocará no fim da fila dos agendamentos.
  3. Alunos e técnicos devem relatar aos coordenadores de curso e à supervisão dos estúdios, sempre que necessário, quaisquer ocorrências que possam impedir o bom andamento dos trabalhos.
  4. Os alunos deverão selecionar previamente músicas, trilhas e material para vinhetas (computação).
  5. É de responsabilidade do aluno trazer materiais como: folhas sulfite, cópias, dvds, cds, mídias em geral que serão usadas durante o processo.
  6. É importante para o aproveitamento integral do tempo nos estúdios de gravação que os grupos discutam e resolvam os problemas de produção, como atores, figurinos e cenários antes do horário de uso.
  7. Para a edição de vídeo, os alunos deverão comparecer à ilha com arquivos desocupados.
  8. No caso da disciplina Telejornalismo, os alunos deverão ter previamente gravado o “texto off”.
  9. Danos e extravios dos equipamentos em posse dos alunos estão sujeitos à cobrança equivalente ao prejuízo causado.
  10. Atrasos na devolução de equipamentos acarretarão em suspensão do aluno ao uso da estrutura de estúdio em uma semana e a recorrência, suspensão de um mês. Isso não se aplica às aulas nos estúdios, que poderão ser assistidas normalmente.
  11. Recomenda-se ao usuário a gravação de segurança do arquivo e ou projeto, uma vez que o uso dos equipamentos é feito por um grande número de alunos .
  12. Os trabalhos finalizados deverão ser retirados do arquivo em até quinze dias após a finalização, quando, então, serão apagados. O aluno que deve arquivar seus trabalhos.

Instalações Sanitárias

As instalações sanitárias atendem satisfatoriamente a necessidade da IES, são providas de boa ventilação, iluminação e higienização. Ao todo estão distribuídas nos andares 1, 2, 3, 1º subsolo, 2º subsolo e 3º subsolo, totalizando 25 sanitários.