Avaliação Institucional | CPA

CPA | Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior,através da Lei nº 10.861 de 14/04/2004 (disponível em PDF neste link), regulamentada pela Portaria nº 2.051 de 09/07/04 (disponível em PDF neste link), define a avaliação das instituições de educação superior com o objetivo de tornar visível para cada instituição o significado de suas ações face às múltiplas dimensões institucionais.

Cada IES é avaliada em duas dimensões: avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação –MEC, incluindo a visita in loco  pelo INEP, Portaria INEP nº 31,de 17/02/2005, que indica e estabelece os procedimentos das Avaliações Externas das IES, para fins de credenciamento e recredenciamento e dos cursos superiores de graduação, tecnológico, sequenciais, presenciais e a distância. Internamente, a IES é auto avaliada, por meio da CPA- Comissão Própria de Avaliação.

Na FAPCOM, com a eleição da Nova Comissão Própria de Avaliação – CPA, ocorrida em abril de 2013, tivemos um ganho qualitativo do ponto de vista de sua composição: ela foi modificada e ampliada, possibilitando assim, um número maior de representatividade nas 10 dimensões avaliadas. Essa reestruturação foi legitimada por uma Assembléia, composta por membros eleitos, de acordo com Portaria Normativa Interna.

Da finalidade e objetivos

A CPA tem por finalidade conduzir o processo de Autoavaliação Institucional, com o intuito de  melhorar a qualidade do Ensino Superior. Tem ainda como objetivo, promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidade social da IES, subsidiando e orientando a gestão institucional nas dimensões administrativa, acadêmica e política, necessárias ao fortalecimento, perenidade, eficiência e eficácia institucional.

A CPA acompanha o desenvolvimento e a aplicação dos quesitos propostos no Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI da FAPCOM, por meio de instrumentos da avaliação interna que conjuga os aspectos quantitativos e qualitativos da realidade avaliada.

Avaliação CPA – FAPCOM

Para este exercício avaliativo, doravante configurado como permanente e contínuo, propomos um conjunto de ações processuais visando diagnosticar o desempenho institucional de tal forma que possa subsidiar a tomada de decisão no ponto de vista da qualidade de ensino com as 10 dimensões, a saber:

  1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.
  2. Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão – (perspectiva científica e pedagógica formadora).
  3. Responsabilidade Social da IES – (avalia a interação e o cumprimento dos compromissos da instituição para com a sociedade).
  4. Comunicação com a sociedade.
  5. Política de Pessoal, de carreira, de aperfeiçoamento, de condições de trabalho.
  6. Organização e gestão da instituição.
  7. Infraestrutura física e recursos de apoio
  8. Planejamento e avaliação.
  9. Políticas de Atendimento aos discentes.
  10. Sustentabilidade financeira.

As dimensões 5 e 7 envolvem todos os recursos humanos, físicos e de infraestrutura disponíveis para a realização do trabalho acadêmico.

Regimento interno

Clique aqui para baixar o arquivo com o Regimento Interno.

Como atingiremos tais metas?

Referenciais: documentos institucionais – PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, PPI- Projeto Político Institucional e PPCs – Projetos Pedagógicos de Curso, consultas públicas à comunidade acadêmica e reuniões por setores e com comitês

Capacitação Docentes

Acesse neste link informações para capacitação de professores.

Documento

Portaria normativa nº 01 – 16 de setembro de 2013

Os Quatro Pilares

  1. Sensibilizar a comunidade acadêmica e administrativa: docentes, discentes, corpo técnico administrativo, e comitê de apoio, participação ativa e democrática;
  2. Elaborar Programa de Avaliação Institucional;
  3. Estabelecer um processo dinâmico, interativo, contínuo em consonância com as deliberações do SINAES;
  4. Fortalecer continuamente a cultura  avaliativa de caráter formativo, visando subsidiar o processo de Planejamento Institucional, visando respeitar a identidade, o carisma e a missão da FAPCOM.

 

Comissão

A Comissão Própria de Avaliação é composta pelos seguintes membros:

I – Coordenação –  Profa. Dra. Márcia Carvalho.

II – Representação do corpo técnico administrativo  – Ana Maria Pedreira.

III – Representação do corpo técnico administrativo – Cristiano Carvalho de Oliveira.

IV – Representantes do corpo docente – Aurimar Pacheco.

V – Representante do corpo docente – Claudio Fatigatti.

VI – Representante do corpo discente – Francielly Fontes Mendes.

VII – Representante do corpo discente – Alberto J. do Nascimento Filho.

VIII – Representante da sociedade civil organizada – Dulcineia Reginato Francisco.

IX – Representante da sociedade civil organizada – Edna Momoko Kobori.

X – Equipe de apoio – Maristela Trevisan.

XI – Equipe de apoio – Thaís Tavares.

XII – Equipe de apoio – Edna Barbosa Soares.

Resultados da Autoavaliação Institucional 2015

Acesse neste link os resultados da CPA 2015

 

Pesquisa com Ingressantes do 2º Semestre de 2015

Acesse nesse link a pesquisa.

 

Calendário de atividades de 2016

Acesse nesse link o calendário de atividades.

 

Resultados da Autoavaliação Institucional 2016/1

Acesse neste link os resultados da CPA 2016/1.

 

Resultados da Autoavaliação Institucional 2016/2

Acesse neste link os resultados da CPA 2016/2 – Corpo técnico e administrativo.

Acesse neste link os resultados da CPA 2016/2 – Discentes.

 

Profa. Dra.

Márcia Carvalho

Comissão Própria de Avaliação – CPA

FAPCOM