O curso de Graduação em Publicidade e Propaganda da FAPCOM é voltado à formação de profissionais criativos e estrategistas para atuação em pesquisa, planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo. Também inclui as atividades de eventos e patrocínios,digital, marketing,design, produção de conteúdo e de identidade corporativa e de assessoria publicitária de informação enquanto empreendedor.
O programa concatenado com as mudanças do mundo do trabalho tem uma formação de base humanista, com visão crítica e reflexiva. O curso alia criatividade e arte às novas tendências digitais com ferramentas do design às necessidades da comunicação mercadológica para as empresas e organizações de um modo geral, com uma visão que fortalece a publicidade e propaganda como elemento persuasivo dentro do processo de marketing estratégico e integrado.
Obs.: este é um curso regularmente oferecido na modalidade presencial. Em atendimento às recomendações das autoridades de saúde pública e das normativas editadas pelo Governo do Estado de São Paulo, visando o bem-estar de toda a comunidade acadêmica da FAPCOM, as aulas serão temporariamente ministradas por tecnologia mediada por computador, em ambiente virtual adequado à sua realização. Atividades práticas que façam parte do plano de ensino seguirão rigorosamente os protocolos de segurança de saúde nos padrões recomendados por especialistas da área.
A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Publicidade e Propaganda. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.
Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.
Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.
Além de estar inserido nas agências de publicidade e de comunicacão, o profissional formado em Publicidade e Propaganda transita entre agências de comunicação integrada, em agências de design ou de produção de conteúdo digital . Pode também trabalhar em setores de marketing, comunicação interna e relacionamento com o mercado de pequenas, médias e grandes organizações, sejam elas públicas, privadas ou sem fins lucrativos, da indústria, do comércio ou de serviços. Também é possível atuar como profissional em produtoras de video e foto como prestadoras de serviço.
O perfil profissional criativo e antenado permite ainda a atuação em veículos de rádio e televisão, gráficas, institutos de pesquisa , assim como, em negócios especializados em fotografia, eventos, promoção e merchandising, games, mobile, novas mídias emergentes, entre outras atividades estratégicas na busca de soluções de comunicação para os clientes.
VALOR DA MENSALIDADE (referente ao ano de 2021)
DESCONTOS E BOLSAS
Conforme a modalidade escolhida no Vestibular FAPCOM, o candidato pode obter descontos exclusivos, válidos por todo o curso. Os reajustes das parcelas são anuais, de acordo com a lei 9870 de 23/11/1999.
PROVA TRADICIONAL (ON-LINE)
De acordo com o desempenho na prova, você pode obter descontos no Programa de Benefícios “Acredite em seu Potencial”, que variam de 10% a 45% (se esta for a sua 1ª graduação). Confira esta simulação para descontos*, baseada no desempenho da prova aplicada no Vestibular FAPCOM, e veja como ficaria a sua mensalidade:
DESCONTO APLICADO |
CONDIÇÃO DE APROVEITAMENTO NA PROVA |
MENSALIDADE (NOTURNO) |
MENSALIDADE (DIURNO) |
45% |
91% a 100% |
R$ 982,30 |
R$ 954,80 |
40% |
81% a 90% |
R$ 1.071,60 |
R$ 1.041,60 |
30% |
71% a 80% |
R$ 1.250,20 |
R$ 1.215,20 |
20% |
61% a 70% |
R$ 1.428,80 |
R$ 1.388,80 |
10% |
51% a 60% |
R$ 1.607,40 |
R$ 1.562,40 |
*Bolsas ou descontos não cumulativos. Condição válida somente para a primeira graduação. Não é válida para Transferência, 2ª Graduação e Retorno ao Curso, que possuem regras específicas. No site vestibular.fapcom.edu.br, você confere todas as modalidades de ingresso na FAPCOM e as condições disponíveis, bem como formaliza sua inscrição.
ENEM
Com base nas regras e valores anteriores, confira as faixas de descontos, conforme a sua nota no ENEM:
TRANSFERÊNCIA
Condição aplicada a alunos que já iniciaram a graduação em outra instituição e que desejam transferir o curso para a FAPCOM
Não há descontos cumulativos com outras modalidades de ingresso. A grade e o aproveitamento das disciplinas já cursadas serão previamente avaliados pela coordenação do curso.
SEGUNDA GRADUAÇÃO
Não há descontos cumulativos com outras modalidades de ingresso.
A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.
História dos Meios e das Teorias da Comunicação |
34h |
Introdução à Filosofia |
34h |
Introdução à Publicidade e Propaganda |
68h |
Estética em Publicidade e Propaganda |
34h |
Ferramentas de Criação para Publicidade e Propaganda |
34h |
Fotografia Publicitária |
34h |
Metodologia Científica e de Produção Experimental |
34h |
Língua Portuguesa e Redação Aplicadas |
68h |
Teorias da Comunicação: Escolas e Pensadores |
68h |
Realidade Socioeconômica Brasileira |
34h |
Cultura Brasileira |
34h |
Fundamentos do Marketing |
34h |
Design Thinking |
34h |
Atendimento e Planejamento de Campanha |
68h |
Signos do Consumo |
34h |
Interpretação e Produção de Textos |
34h |
Atividade Complementar I |
40h |
Estudos Contemporâneos de Comunicação |
68h |
Ética Geral |
34h |
Tópicos de História Geral e do Brasil |
68h |
Marketing Estratégico |
34h |
Comportamento do Consumidor |
34h |
Produção Publicitária: Impresso |
34h |
Produção Publicitária: Áudio |
34h |
Produção Publicitária: TV , Cinema e Internet |
34h |
Projeto Interdisciplinar I |
10h |
Atividade Complementar II |
40h |
Semiótica |
34h |
Antropologia Teológica Aplicada à Comunicação |
34h |
Estética e História da Arte |
34h |
Pesquisa de Mercado |
34h |
Ética e Legislação na Comuncação |
34h |
Criação e Direção de Arte: Offline |
34h |
Laboratório de Redação Publicitária |
68h |
Branding |
34h |
Expressão Oral e Corporal |
34h |
Projeto Interdisciplinar II |
10h |
Atividade Complementar III |
40h |
Estágio Curricular I |
50h |
Psicologia da Comunicação |
34h |
Política e Democracia |
34h |
Economia e Práticas de Desenvolvimento Social e Ambiental |
68h |
Tendências do Mercado Publicitário |
34h |
Advergames |
34h |
Mídias e Pontos de Contato |
34h |
Criação e Direção de Arte: Online |
34h |
Pesquisa de Opinião e Estatística Aplicada |
68h |
Projeto Interdisciplinar III |
10h |
Atividade Complementar IV |
40h |
Estágio Curricular II |
50h |
Análise Crítica de Mídia |
34h |
Filosofia da Tecnologia |
34h |
Sociologia |
68h |
Pesquisa e Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso |
34h |
Economia Criativa e Inovação |
34h |
Planejamento de Midia |
34h |
Marketing Digital e Gestao de Redes |
68h |
Empreendedorismo e Gestão |
34h |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
50h |
Atividade Complementar V |
40h |
Estágio Curricular III |
50h |
Comunicação e Conjuntura Internacional |
34h |
Linguagem e Lógica |
34h |
Ciência de Dados Aplicada à Publicidade |
34h |
Monitoramento e Mensuração em Comunicação |
68h |
Storytelling |
34h |
Produção de Conteúdo para Internet |
34h |
Laboratório de Produção em Publicidade e Propaganda I |
68h |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
50h |
Disciplina Eletiva I |
34h |
Estágio Curricular IV |
50h |
Comunicação Humanitária e para a Paz |
34h |
Tópicos Avançados em Publicidade e Propaganda |
34h |
Ambientes de Consumo |
34h |
Promoção e Merchandising |
34h |
Experiência do Usuário |
34h |
Laboratório de Produção em Publicidade e Propaganda II |
68h |
Produção do Trabalho de Conclusão de Curso |
68h |
Trabalho de Conclusão de Curso III |
50h |
Disciplina Eletiva II |
34h |
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas (1989), graduação em Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1999), Especialização em Comunicação Social Comunicação e Mercado pela Cásper Libero e mestrado em Comunicação Social – linha Transcodificação Midiática pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Atualmente é Professor de Marketing, Empreendedorismo, Atendimento e Planejamento de Campanha e Redação Publicitária.
Semestral
Matutino – 7h30 às 11h10
Noturno – 19h às 22h40
4 anos (8 semestres)
coord.pp@fapcom.edu.br
vestibular@fapcom.edu.br
Fone: 0800 709 8707
Rua Major Maragliano, 191
Vl. Mariana São Paulo/SP 04017-030
secretaria1@fapcom.edu.br
Atendimento ao aluno:
(11) 2139 8500
Processo Seletivo: 0800 709 8707