Fotojornalismo

Informações sobre o curso

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.” Essa frase define bem o que é o fotojornalismo. É um segmento do jornalismo que tem como objetivo registrar um fato jornalístico, um recorte de uma realidade, uma informação clara e concisa, por meio de imagens.
O fotojornalista é um profissional com um olhar mais apurado sobre a realidade. Ele precisa encontrar o momento exato para tirar sua foto e, em muitos casos, uma fração de segundo faz toda a diferença na composição da fotografia.

Fotografia jornalística: a importância do olhar

Da mesma maneira que o jornalista trabalha com as palavras, o fotojornalista informa e mostra uma realidade por meio da imagem.
O fotojornalista deve unir sua sensibilidade artística com o faro apurado para notícias. Dessa forma, ele consegue traduzir em imagens fatos com sentimento e realidade. É por meio do olhar do fotojornalista que o leitor enxerga aquela realidade desconhecida.

Principais áreas do fotojornalismo

O fotojornalista pode trabalhar em diversos segmentos, como jornais, revistas, agências de notícias e até mesmo como freelancer, e as principais áreas em que a foto jornalística se enquadra são: notícias gerais, esportes, retratos e história fotográfica.
É comum que durante a graduação, ou até mesmo antes dela, o profissional tenha a oportunidade de descobrir em qual área atua melhor.
Lembre-se sempre de que um bom fotojornalista depende de bons equipamentos e de que deve ter vontade de compreender e transmitir a realidade, amar a fotografia e estar ciente e disposto a viver situações inesperadas.

Profissão fotógrafo: qual curso escolher?

Um fotojornalista tem duas opções de graduação. Ele pode escolher entre a faculdade de jornalismo e a faculdade de fotografia. Ambas oferecem a capacitação necessária para esse tipo de profissional.
Faça o vestibular da FAPCOM e tenha a chance de se destacar no mercado profissional!