Informações sobre o curso

Existem diversos campos de atuação que podem ser explorados por quem cursa a faculdade de Jornalismo, e um deles é a assessoria de imprensa, área que desenvolve o relacionamento de um profissional, uma empresa ou uma marca com os veículos de comunicação, como jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão, a fim de dar maior visibilidade ao seu nome e fortalecer a sua imagem.

O que faz um assessor de imprensa?

O papel principal de um assessor de imprensa é ser o intermediário entre o seu cliente e a mídia. Ele tem a função de desenvolver uma estratégia de comunicação que atenda às necessidades de seu assessorado, de forma a veicular conteúdos que melhorem a visibilidade positiva e a confiabilidade da marca frente ao consumidor.

A ideia é conseguir publicar notícias sobre o assessorado sem envolver qualquer tipo de pagamento aos veículos de comunicação. Para isso, é necessário conhecer a fundo o cliente (pontos fracos e fortes, quais são os concorrentes e como é o mercado no qual ele está inserido), saber qual é o seu potencial noticioso e desenvolver um bom relacionamento com a imprensa.

Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia

Antes de iniciar o trabalho com o assessorado, o assessor de imprensa deve traçar um plano de comunicação, escolhendo, por exemplo, quais veículos serão contatados, quais editorias podem ser estrategicamente interessantes, entre outras coisas.

Os principais meios pelos quais um assessor pode se relacionar com a mídia são: releases, acompanhamento de entrevistas, organização de coletivas de imprensa e follow up.

Assessoria de imprensa: qual curso escolher?

Há duas possibilidades de curso quando o estudante quer seguir a área de assessoria de imprensa. É possível optar pela faculdade de Jornalismo ou pela <faculdade de Relações Públicas. Ambas capacitam o aluno para atuar em diversos segmentos da comunicação.

Um profissional que trabalha com assessoria de imprensa é formado na faculdade de Jornalismo. Escolha a graduação que mais combina com o seu perfil e inscreva-se no vestibular da FAPCOM!