Informamos que devido a manutenção programada o acesso ao Portal do Aluno, Portal do Professor e Biblioteca ficará indisponível das 15:00 Hs do próximo Sábado (16/02) às 10:00 Hs de Domingo (17/02/19).

Jornalismo

JORNALISMO

ENADE 2018
5/5

O curso de Graduação em Jornalismo da FAPCOM tem como objetivo capacitar os alunos a atuarem profissionalmente no mercado de maneira ética, técnica, humanista, criativa, inovadora e responsável. O programa enfatiza as particularidades e as técnicas específicas para transmitir informações de interesse público que se destaquem entre tantos conteúdos publicados dia a dia.

A partir de conteúdos humanísticos e técnicos, o estudante de Jornalismo, aberto à reflexão sobre as transformações tecnológicas, é preparado para produzir uma comunicação sempre eficiente. Também permite uma atuação pautada nas especificidades e potencialidades dos diversos gêneros, mídias e segmentos nos quais a produção jornalística atualizada se faz presente, assim como na interdisciplinaridade e versatilidade, ampliando sua inserção profissional em âmbito local, regional e nacional.

A FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação é uma das instituições mais reconhecidas pela excelência de seu ensino e que conta com corpo docente formado por mestres e doutores, que também são profissionais com forte experiência de mercado na área de Jornalismo. Possui completa infraestrutura e está localizada muito próxima às estações Ana Rosa e Vila Mariana do metrô.

Com salas de aula equipadas com recursos multimídia, a FAPCOM dispõe de biblioteca e videoteca especializada, laboratórios de informática, estúdios de rádio, de TV e de fotografia e também salas de pós-produção. Em seu amplo auditório, com capacidade para 450 pessoas, acontecem apresentações artísticas e culturais e os mais importantes eventos científicos.

Importante: os estúdios e os laboratórios da FAPCOM seguem uma regulamentação voltada ao seu pleno aproveitamento, conforme as características de cada curso, o que permite ao aluno a melhor experiência para aplicação prática do que aprende em sala de aula.

O profissional do Jornalismo está entre os mais influentes do mercado profissional, podendo atuar em agências de comunicação, de conteúdo e de mídia online, assessoria de imprensa e mídias sociais, comunicação corporativa, jornais e portais corporativos, editoras, jornais, revistas e portais.

O dinamismo da profissão permite ainda o trabalho em emissoras de rádio e de televisão, fotojornalismo, órgãos públicos, empresas privadas e terceiro setor, produtoras de audiovisual, redação de conteúdo para blogs e mídias sociais, bem como reportagem, redação e edição nas diversas editorias de um jornal e de um portal.

VALOR DA MENSALIDADE (referente ao ano de 2024)

Matutino: R$ 1.970,00
Noturno: R$ 2.005,00

Bolsas/descontos conforme desempenho (*):

  • Prova Tradicional (on-line) ou Enem (a partir de 2010): 20%, 30%, 40%, 50% ou 60%.

Importante: descontos não cumulativos

Dúvidas? Fale conosco por WhatsApp: clique aqui.

(*) confira todas as condições no Edital Vestibular FAPCOM 2024/1

Infraestrutura

A FAPCOM é uma faculdade linda, com uma infraestrutura de ponta, e os melhores recursos tecnológicos para atender os nossos alunos.

Matriz Curricular

Coordenadora

Profa. Ma. Rita de Cássia Donato dos Santos
 

Coordenadora do Curso de Jornalismo. Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Comunicação e Inovação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – bolsista CAPES. Possui especialização em Marketing pela UMESP (2010) e graduação em Jornalismo pela USCS (2005) – bolsista CNPq/ pesquisadora do Programa Institucional de Iniciação Científica (2004-2005). Docente em cursos de graduação e pós-graduação, modalidades presencial e EaD (Ensino a Distância), com aderência em narrativas multiplataformas. Atua com Comunicação Social desde 2004 e tem experiência em jornalismo impresso e digital, como repórter especial de política, assessora de imprensa na iniciativa pública, política e na área de planejamento estratégico político. Na Comunicação Institucional, atuou com endomarketing, auditoria e gestão de mídias digitais e sociais. Na Assessoria de Imprensa de órgãos públicos – esferas municipal e estadual, foi responsável pelas áreas de planejamento, media training, gerenciamento de crises e gestão de equipe. Também implementou plano de comunicação em campanhas eleitorais para os poderes Executivo e Legislativo, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Atualmente, é professora do curso de Jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM.

Regime de Matrícula:

Semestral

Período:

Matutino  – 7h30 às 11h10

Noturno – 19h às 22h40

Reconhecimento:

Portaria nº 269 de 03/04/2017

Duração:

8 semestres

Contato

[email protected]

[email protected]

WhatsApp: 11 2139-8536 ou clique aqui

Qual periodo?

Qual periodo?