Qual a classificação do MEC para os cursos da FAPCOM?

16 de agosto de 2013

No mês de agosto de 2008, a FAPCOM recebeu a comissão do MEC, Ministério da Educação e Cultura para avaliação dos cursos de Comunicação com fins de reconhecimento.

A Comissão observou a organização pedagógica, o corpo docente e as instalações da escola. Apreciaram positivamente a integração entre as quatro habilitações, revelando consistência com as exigências de mercado no campo da comunicação. Deram relevância ao fato de que o corpo docente é majoritariamente titulado e atuante na área. Com relação às instalações, o prédio recém construído e número de aparelhos e máquinas disponíveis foram destacados pela comissão. Por fim, atribuíram nota 4 aos cursos.

“A perspectiva de inserção do jornalista, publicitário, relações públicas e radialista/tv, no mercado, pela promoção do ensino na área da Comunicação Social, enquadra-se com a missão da FAPCOM em capacitar formadores de opinião comprometidos ética e socialmente com a construção de uma sociedade justa e cidadã. A FAPCOM pretende ser referência, pois se dedica exclusivamente ao ensino da comunicação social a partir de uma infraestrutura de laboratórios modernos e bem equipados tecnologicamente, uma biblioteca com 50 mil volumes e 90% do seu alunado com bolsa de estudo” (Do Relatório de Avaliação do MEC).

Os cursos da FAPCOM haviam sido autorizados pelo MEC, em 2005, com nota A. Em 2008, fechou com nota 4.

Entre os melhores cursos da cidade de São Paulo

No dia 13 de janeiro de 2011, foi publicado o resultado da última avaliação dos cursos superiores no Brasil realizada pelo Ministério da Educação .

A Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM obteve, em comparação com outras instituições de ensino superior privadas da cidade de São Paulo, uma expressiva colocação para todas as habilitações oferecidas em Comunicação Social:

• 1º melhor curso de Rádio e TV
  • 1º melhor curso de Jornalismo
  • 2º lugar no curso de Relações Públicas
  • 8º lugar no curso de Publicidade e Propaganda

Fonte: INEP/MEC/IGC – Índice Geral de Cursos – http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos

Arquivos de reconhecimento dos cursos

Clique aqui para baixar, arquivo do reconhecimento do curso de Jornalismo.
Clique aqui para baixar, arquivo do reconhecimento do curso de Publicidade e Propaganda.
Clique aqui para baixar, arquivo do reconhecimento do curso de Relações Públicas.
Clique aqui para baixar, arquivo do reconhecimento do curso Rádio e TV.

Autorização do MEC para o curso de Filosofia

Em 2011, lançou o curso de Filosofia, autorizado pelo MEC. Acesse no link a Autorização – Curso de Filosofia FAPCOM, pelo MEC, publicada no Diário Oficial da União, em 07 de julho de 2011. A duração do curso de Filosofia é de 6 semestres.

O curso de Jornalismo da FAPCOM é nota máxima no ENADE

O conceito ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é obtido a partir dos resultados da prova aplicada aos alunos no último ano da graduação e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição, com notas entre 1 e 5 pontos.

Em 2012, o Curso de Jornalismo da FAPCOM foi o único na cidade de São Paulo a conseguir conceito máximo (5) na avaliação. O de Publicidade e Propaganda, conquistou nota 3 nos resultados obtidos e ficou em quarto lugar na cidade de São Paulo.

Baixe a classificação dos cursos neste link.

A FAPCOM é nota 4 no IGC, segundo MEC

O IGC (Índice Geral de Cursos) avalia a instituição a partir de indicadores como prova aos alunos (ENADE) e percentual de professores com doutorado.

As notas variam de 0 a 500 e são divididas em faixas de 1 a 5. A FAPCOM obteve a nota 4, e está no grupo de excelência entre as instituições de Ensino Superior.

Baixe o Diário Oficial da União com a classficação dos cursos neste link.

Reconhecimento do Guia do Estudante – 3 estrelas

GUIA DO ESTUDANTE ABRIL 2013
Curso de Publicidade e Propaganda FAPCOM (3 estrelas)

GUIA DO ESTUDANTE ABRIL 2013