III Semana dos Direitos Humanos

A internet é um ambiente necessário a todos que trabalham, estudam, se comunicam. Com a descoberta dessa tecnologia, muitos sentiram-se mais livres para opinar, debater, discutir. Essa liberdade é ótima até certo ponto. Quando surgem comentários ofensivos, expressando raiva ou até mesmo incitando e cometendo crimes, é necessário repensar de que forma estamos lidando com essa “liberdade”.

Intolerância na Internet. Por que ela existe? A quem atinge? Como erradicá-la? Essas e outras questões serão debatidas por meio de palestras, exposição de trabalhos dos nossos alunos, conversas com profissionais que estudam o tema e muito mais.
A Intolerância na Internet é o tema deste ano da Semana dos Direitos Humanos da FAPCOM. O evento acontece entre 22 e 26 de maio e é aberto a quem tiver interesse em saber mais sobre o assunto.

O encontro visa discutir sobre nossas responsabilidades, medos, direitos, deveres, e outros aspectos, enquanto indivíduos nesse mundo de conexões virtuais.
Participe! Convide os amigos e a família. Venha pensar junto. Esperamos por você.

Confira a programação no menu ao lado.

22 de maio

Horários: 21h – 22h40

Convidados: Profª Cleusa Sakamoto

Tema e Atividade: Palestra: “Intolerância, Ansiedade e Depressão”

Local: Auditório

Professor Responsável: Cleusa Sakamoto

22 a 26 de maio

Período: Matutino e Noturno

Horários: Permanente durante a semana

Convidados: Produção e Criação de Cartazes dos Alunos do 8º semestre de JO/ RTVI/PP/RP.

E 7º semestre PP e RTVI

Montagem da Exposição:

Alunos de 5º sem Rádio e TV – Disciplina Direção de arte e Cenografia

Tema e Atividade: Exposição de 30 cartazes com o tema: “Responsabilidade Comunicativa” –  Pensando nossos hábitos comunicativos nos ambientes digitais.

Local: Andar – 2 º andar

Professor Responsável: Marcella Faria

Período: Matutino e Noturno

Horários: Durante os intervalos

Convidados:  Mostra de audiovisuais (em formato documentário) produzidos pelos alunos do 5o semestre do curso de Licenciatura em Filosofia, na disciplina de Práticas Pedagógicas V – Narrativas audiovisuais e ficcionais. Os audiovisuais produzidos seguem a proposta de servirem como recurso didático para trabalhar o tema da intolerância na internet em sala de aula.

Tema e Atividade: Mostra de vídeos

Local:

– Espaço: hall de entrada do auditório.

– Materiais: caixa de som e tela.

Professores Responsáveis:  Marcelo Caldeira e Fernanda Budag

23 de maio

Horários: 9h30

Convidados: Produção de Alunos do 3º semestre (Matutino e Noturno JO, RTVI, PP, RP, Filosofia), disciplina Cultura Brasileira

Tema e Atividade: Exibição de Vídeo-performance e Arte Postal com combate a questão da Intolerância na Internet

Salas/alunos que podem participar: Alunos do 3º semestre Multimidia e 5º sem Rádio e TV

Local: Sala 2.03

Professores Responsáveis:  Profª Leslye Revely  e Profº Lucas Cangelli

Horários: 21h

Convidados:  Produção de Alunos do 3º semestre (Matutino e Noturno JO, RTVI, PP, RP, Filosofia), disciplina Cultura brasileira

Salas/alunos que podem participar: Alunos do 1º (filosofia) e 6º semestre de Rádio e TV

Local: Sala 2.01

Professores Responsáveis: Profª Leslye Revely e Profº Welligton Dias

25 de maio

Horários: 7h30 – 9h10 e 9h30 – 11h10

Convidados: Produção de Alunos do 3º semestre (Matutino e Noturno JO, RTVI, PP, RP, Filosofia), disciplina Cultura brasileira

Tema e Atividade: Exibição de Vídeo-performance e Arte Postal sobre com combate a questão da Intolerância na Internet

Salas/alunos que podem participar: Alunos do 3º semestre (Matutino JO, RTVI, PP, RP, Filosofia) e 1º semestre (Fotografia e Multimídia)

Local: 3.07 (7h30) e 3.15 (9h30)

Professor Responsável:  Profª Leslye Revely

Período: Tarde

Horários: 18h às 19h

Convidados:  Profª Cleusa Sakamoto e Profª Leslye Revely

Tema e Atividade: Jogos de Tabuleiros: interação e cooperação

Local: Pátio Externo do Andar  – 2

Professor Responsável:  Cleusa Sakamoto e Leslye Revely

Horários: 19h as 20h40

Convidados: Iran Gusti

Relações Públicas, atuou como gestor de redes sociais e gerente de projetos em agências de RP e Social Mídia. Atualmente se dedica a projetos de militância como a Casa 1, um centro cultural e de acolhimento LGBT que fundou e produção de conteúdo em que acredita.

Tema e Atividade: Bate-Papo: “Produção de conteúdo responsável para diversidade”

Salas/alunos que podem participar: Alunos do 3º Semestre (RP e PP) e do 6º semestre (Filosofia)

Local: Sala 3.07

Professores Responsáveis:  Leslye Revely e Tiago Casado

Horários: 21h às 22h40

Convidados:  Jenifer Santos Souza

Graduada e Mestre em Ciências Sociais pela Unifesp. Professora de Sociologia do Ensino Médio da Rede Estadual e ativista por direitos humanos.

Tema e Atividade: Bate-Papo: “Violência contra a mulher nas redes: O discurso de ódio contra as vítimas”

Salas/alunos que podem participar: Alunos do 3º semestre (JO, Rádio e tV e Filosofia) e 6º sem Rádio e TV

Local: Sala 3.08

Professores Responsáveis: Leslye Revely e Fernanda Iarossi