11º Simpósio de Comunicação FAPCOM

O 11º Simpósio de Comunicação FAPCOM tem como tema os cenários mediáticos e a conjuntura da sociedade brasileira hoje. Em um contexto difícil e obscuro, o simpósio procurará apontar brechas e espaços de esperança. Os cenários mediáticos nos remetem aos poderes exercidos pelos grandes meios de comunicação, a política, a sociedade, o judiciário, o Estado e a religião.

A análise parte da centralidade do fenômeno comunicacional, como o atual lugar de confrontos, do jogo de poder, do fazer econômico; mas também do espaço das interações sociais, onde se podem delinear novas narrativas e possibilidades da irrupção do novo, da construção de um Brasil mais justo e solidário para todos.

O evento contará também com apresentação de trabalhos no 6º Encontro de Iniciação Científica e o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa FAPCOM.

Local:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo
Próximo às estações Vila Mariana e Ana Rosa do metrô

Inscrição gratuita e obrigatória.

Sobre o evento

Local:

FAPCOM – Faculdade Paulus de Comunicação
Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana – São Paulo
Próximo às estações Vila Mariana e Ana Rosa do metrô

Inscrição gratuita e obrigatória.

20/8 | Manhã – 8h

6º Encontro de Iniciação Científica

Responsáveis: Profª. Ma. Alessandra Barros Marassi e Corpo Docente da FAPCOM

O 6º Encontro de Iniciação Científica FAPCOM objetiva ser um espaço para a apresentação de trabalhos científicos de alunos da instituição e pesquisadores externos, cujos trabalhos se articulam com as linhas de pesquisa da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação.

Público alvo: alunos de todos os cursos da FAPCOM, professores, pesquisadores, egressos e público externo.

Linhas de práticas investigativas:
I – Comunicação: Cultura, Sociedade e Educação
II – Comunicação: Tecnologias, Mídias e Ambiente Digital
III – Comunicação: Filosofia, Ética e Religião

Período de inscrição de trabalhos para alunos FAPCOM, professores e público externo: 30/5/2018 a 1/8/2018

Avaliação dos trabalhos: 2/8/2018 a 3/8/2018

20/8 | Noite – 18h

Apresentação de trabalhos
1º Grupo  de Pesquisa

Inscrição para apresentação nos grupos

Dentre as atividades do 11º Simpósio de Comunicação da FAPCOM será realizado o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa, um espaço para apresentação de trabalhos que objetiva o diálogo entre outros grupos.

Os resumos serão avaliados pela Comissão Técnica, que comunicará os autores a respeito da aceitação até o dia 6/8/2018.

Período de inscrição de trabalhos: 30/5/2018 a 1/8/2018

20/8 | Noite – 19h30

1ª Mesa
A conjuntura comunicacional, social e política do Brasil

Convidados: Dom Angélico Sândalo Bernardino e Frei Betto

Mediadora: Profª. Drª. Lílian Crepaldi

A primeira mesa analisa a conjuntura comunicacional, social e política brasileira, assumindo como questão os atores dos cenários mediáticos que estão determinando a atualidade. A mesa contextualizará criticamente os possíveis horizontes que poderão demarcar a realidade brasileira no futuro próximo. Não obstante os obscurantismos atuais, os palestrantes são desafiados a lançarem luzes de esperança na realidade.

21/8 | Manhã – 8h

2ª Mesa
Coletivos: novas práticas e novas leituras

Coletivos:

Comunicação Solidária

Virada Sustentável

Clube de Mães

Mediadora: Profª. Ma. Marcella Schneider

A segunda mesa reúne experiências jovens, que são desenvolvidas hoje no tecido social brasileiro apontando para novas práticas, leituras e fazer comunicacional, social e político. A mesa aprofunda e analisa criticamente essas práticas, afim de que a esperança seja estabelecida criativamente como abertura para o futuro.

21/8 | Noite – 18h

Apresentação de trabalhos
1º Grupo  de Pesquisa

Inscrição para apresentação nos grupos

Período de inscrição de trabalhos: 30/5/2018 a 1/8/2018

21/8 | Noite – 19h30

3ª Mesa
Comunicação e Religião: Novos olhares e a construção da esperança

Convidados:  Prof. Dr. Jorge Miklos e Prof. Dr. Norval Baitello

Mediador: Prof. Dr. Carlos Aguiar

A terceira mesa discute a questão dos meios de comunicação que se assumem como os grandes poderes mediadores da sociedade, atuando em nova e complexa arquitetura. A mesa analisa ainda o novo papel do fenômeno religioso no contexto contemporâneo brasileiro e o seu lugar nas relações de poder. Dada a antiga relação comunicação e religião, a mesa apontará realisticamente a construção de pontes democráticas para o futuro hoje.