Evento gratuito aborda a proliferação de notícias falsas no jornalismo

7 de junho de 2017

Mesa de debate trará a oportunidade de discutir assuntos relevantes e atuais da Comunicação Social


No próximo dia 10 de junho (sábado) ocorrerá o evento É tudo mentira: fake news e pós-verdade, na livraria Tapera Taperá, das 14h00 às 16h00. O debate de entrada gratuita promovido pela Jornalismo Júnior (ECA-USP) tratará de temas latentes e atuais relacionados a disseminação de fake news e a importância de combatê-los.

Contribuindo para a vitória de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, as fake news são consumidas e espalhadas principalmente por meio das redes sociais. No Brasil, o cenário não é diferente. Frente a isso, o evento destaca a importância de haver um debate mais profundo acerca do tema, convidando palestrantes experientes no assunto, tais como jornalistas que trabalham com investigação de dados e checagem de fatos.

Com a dinamização e rapidez de circulação de informações, pouco nos resta tempo para a checagem de veracidade da notícia. A maior abrangência das redes sociais na atualidade é um dos maiores pilares para a ocorrência desse fenômeno. Sendo assim, o jornalismo desempenha um papel fundamental para evitar a disseminação de rumores e boatos.

A palestrante convidada Patrícia Figueiredo, jornalista responsável pelo fact-checking da Agência Pública, acredita que a checagem de notícias é crucial na atualidade. “A checagem de dados e fatos (fact-checking) se torna ainda mais importante em períodos de crise e de incertezas”, afirma. A jornalista destaca, ainda, ser um direito da população conhecer a verdade: “Em momentos como esses é importantíssimo que informação de qualidade, confiável e verificada chegue à população”.
Data: 10 de junho

Horário: 14h00 às 16h00

Local: Tapera Taperá – Galeria Metrópole, segundo andar, loja 29

Endereço: Av. São Luís, 187 – República – São Paulo

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/434287510260165/

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook