Evento em parceria da USP com a Tapera Taperá discute o jornalismo na cobertura de conflitos

25 de maio de 2018

Sem necessidade de inscrição e totalmente gratuito, encontro reunirá profissionais que abordarão a realidade vivida pelos jornalistas nessas experiências, inclusive, vividas por eles próprios.


No dia 26 de maio, sábado, a partir das 10 horas será realizado o evento “Na Linha de Tiro: Jornalistas e a Cobertura de Conflitos”, com a organização feita pela Jornalismo Júnior, mídia da Universidade de São Paulo, em parceria com a livraria Tapera Taperá. O encontro é gratuito e não precisa de inscrição para acompanhar a presença dos profissionais de diversos veículos que estarão presentes com o objetivo de levar questões e elucidar os presentes sobre a árdua realidade que o jornalista vive nesse tipo de cobertura. 

Sendo uma das áreas mais conhecidas de atuação, a cobertura de conflitos é ilustrada (em filmes principalmente) como um heroísmo que visa a todo custo relatar o que está ocorrendo e levar a informação para a sociedade. Entretanto, é preciso considerar e analisar o que tais fatos são capazes de fazer com o profissional. Existe uma dura realidade à qual  o jornalista é exposto ao cobrir esses eventos, já que ele arrisca-se aos mais variados perigos, incluindo a morte. Paralelamente ao que se relata, é construída uma outra narrativa na vida do jornalista, onde concepções e sentimentos variados mesclam-se após a experiência vivida. E, para isso, nada melhor do que personalidades que já registraram e/ou que conhecem profundamente essas situações para falar sobre. 

A proposta é abordar questões como estas: deve-se encarar tudo isso com o olhar jornalístico? Até que ponto atrever-se para conseguir a notícia? Qual a relação entre o que se vivencia pelo profissional e a informação transmitida para as pessoas?

As discussões irão ocorrer na livraria Tapera Taperá e contará com a presença de Gabriela Biló (Estadão), Daniel Arroyo (Ponte Jornalismo), Moisés Rabinovici (EBC) e José Arbex (PUC-SP) que fará a mediação.

 

Serviço: 

Data e horário:26/05 (sábado), das 10h às 12h
Local:
Tapera Taperá – Galeria Metrópole – 2° andar, loja 29,
Av. São Luís, 187 – República, São Paulo – SP, 01046-001

Link do evento no Facebook para mai informações. 

Twitter
Instagram
Facebook