VIII Workshop Docente FAPCOM reúne integração, atualização e treinamentos

9 de agosto de 2016

Larissa Costa


Entre os dias 01 e 05 de agosto, professores, coordenadores, diretores e outros colaboradores da FAPCOM reuniram-se para discutir a formação continuada dos professores, metodologia, integração, planejamento do semestre, preparação dos planos de ensino, entre outros temas no VIII Workshop Docente da faculdade.

O evento ocorre em todo início de semestre com o objetivo de “integrar os professores, oferecer atualizações e treinamentos e preparar, juntos, o semestre”, segundo o Pe. Jackson – PróDiretor Acadêmico da FAPCOM. Para isso, tanto os colaboradores de diversos setores da instituição, como convidados externos contribuem explicando sobre sua atuação e a necessidade de cooperação entre as áreas.

DSC_0013

Neste semestre recebemos o Professor José Mouran (Mestre e Doutor pela USP), palestrando sobre “Metodologias ativas no ensino superior: mudanças progressivas para melhor aproveitamento e envolvimento dos alunos”.

Ele contou um pouco de sua experiência nos últimos 25 anos utilizando métodos de ensino mais práticos, e comenta sobre o que já foi realizado: “Eu me sinto um professor muito mais realizado a partir dessas práticas mais ativas que transmissivas. Também vejo que as instituições estão saindo de modelos mais tradicionais para tentar envolver de outra forma os professores, inserir projetos interdisciplinares, etc.”.

O Prof. Mouran destacou, ainda, a importância de debater para evoluir. Conseguir ouvir e aprender a ser paciente com os alunos, compreendendo suas dificuldades para ajudá-los a progredir enquanto estudante, até mesmo com auxílio de tecnologias, uma vez que boa parte dos jovens que chegam ao Ensino Superior têm uma defasagem educacional desde o Ensino Fundamental.

DSC_0016

A professora Fernanda Iarossi esteve presente no encontro, e comenta sobre o que aprendeu: “na palestra tiveram exemplos de como a tecnologia pode ser um facilitador, e principalmente um aproximador. Afinal, um professor funciona não como um mero palestrante, mas como um mentor. Ele deve inspirar a busca por questionamentos e as respostas para tais, mesmo que elas ainda não existam”.

“A gente [educador] não sabe tudo, o aluno também deve ser levado em consideração com suas particularidades. Ele é um ser humano, complexo, que não deve ser moldado, mas estimulado”, finaliza Fernanda.

Este encontro ocorreu dia 03/08 e foi finalizado com o professor Mouran sanando algumas dúvidas dos docentes presentes, além de compartilhamento de vivências e ideias para este semestre.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook