Time Portal Pepper espera por você

5 de agosto de 2015

Por Lais Rodrigues


Nós já trouxemos aqui alguns exemplos de ex-alunos da FAPCOM que decidiram empreender e tiveram sucesso em sua escolha, como a dupla Rady & Cury, que ganham dinheiro com posts patrocinados no Instagram.

Agora, imagine-se tornando colunista de um portal badalado? Essa é a proposta de Paulo Sanseverino, egresso FAPCOM, fundador e editor-chefe do Portal Pepper, que estará na Semana da Comunicação FAPCOM, com a Oficina de Jornalismo Cultural e de Entretenimento, no dia 17/08 (noite) e 19/08 (manhã).

portal pepper

Perguntamos ao Paulo como surgiu o projeto e o que ele espera do novo colunista. Confira entrevista:

FAPCOM: Antes das perguntas, gostaríamos de parabenizá-lo pelo trabalho desenvolvido com o Portal Pepper. Agora, conte-nos um pouco mais sobre a ideia de criar o portal, que tipo de influência teve seu curso neste projeto? Houve alguma dificuldade no decorrer desta concretização?

PS: A ideia de criar o Portal Pepper partiu da (difícil) necessidade de fechar conteúdo para os outros veículos de comunicação, pois em paralelo ao site, tenho uma agência de assessoria de imprensa que atende empresas e celebridades, a Sanseverino Comunicação. Com isso ficava fácil fechar matérias dos meus clientes e publicar no portal.
Antes, o Pepper era focado em notícias de entretenimento, atualmente, expandimos as áreas para gastronomia, cotidiano, esportes, saúde e turismo. A criação do portal teve total influência do curso de jornalismo, ao qual, sou formado, para o desenvolvimento do conteúdo e redação do site. Não é fácil trabalhar com comunicação, ainda mais quando se trata de um projeto pessoal, foi super difícil a concretização desse do Pepper, pois não é barato e, além disso, as pessoas demoram a dar credibilidade para um novo veículo de comunicação.

FAPCOM: O Portal Pepper tem a proposta de um entretenimento diversificado a respeito de vários assuntos, como música, cinema, teatro… Como é a dinâmica do seu trabalho com o portal? Quais características um profissional que trabalha com entretenimento deve ter?

PS: A minha dinâmica com o portal é bem trabalhosa, pois somos em poucos colaboradores e colunistas que escrevem para o Pepper. O crítico de cinema, Rubens Ewald Filho, é nosso colunista de cinema, a jornalista Lilian Crepaldi fala sobre turismo, o diretor do Hospital das Clinicas, Dr. Carlos Alberto Ruiz, aborda temas sobre saúde, a apresentadora Regina Volpato nos apoia na editoria de cotidiano e outros mais. Temos a parte intitulada de ‘pepperview’, em que produzimos conteúdo próprio do site.
Para escrever para o Portal Pepper, o jornalista não pode ter medo do novo, deve ser descolado, se adaptar em diferentes situações, ter insights de conteúdo maluco, pois adoramos pautas diferentes e amamos ler uma boa história, ainda mais quando temos um ótimo personagem (e isso a cidade nos proporciona um prato cheio!).

FAPCOM: Estamos sabendo da oportunidade de novos colunistas para o portal. Conte-nos a respeito.

PS: Estamos em busca de novos colunistas para o Portal Pepper, queremos estudantes de Jornalismo que se encaixam na descrição acima, de alunos de Rádio, TV e Internet que adoram produzir conteúdo em vídeo, o aluno de Publicidade e Propaganda que curte criar ou desenvolver ilustrações. O site é amplo e queremos uma galera jovem com sede de colocar para fora essa criatividade! O legal disso tudo é que o aluno pode enviar o conteúdo de sua casa, iremos nos reunir uma vez por semana para debater possíveis pautas e reportagens, e todo esse conteúdo feito por eles poderá servir de portfólio para futuros empregos.

FAPCOM: Quais dicas você daria aos estudantes que estão pensando em desenvolver algum projeto desse nível? Qual é o melhor caminho a seguir? Qual incentivo você daria?

PS: Para quem quer ter um site, portal, blog ou qualquer ferramenta relacionada à produção de conteúdo, deve seguir as dicas: ser curioso, tornar-se uma pessoa influente e confiável, ser bem informado, networking nessa área é a principal ferramenta, ser acessível, confiar desconfiando das pessoas, também é importante lembrar que a simpatia abre portas, ou seja, seja simpático.
No desenvolvimento do projeto, monte uma equipe qualificada de profissionais, pessoas confiáveis para criar um portal. O início não é fácil, geralmente a frustração virá, mas nada de desanimar, se vai criar algo pensando em dinheiro, desista, faça por paixão, o dinheiro é consequência.


pauloPaulo Sanseverino, 31 anos, editor-chefe do Portal Pepper e fundador da Sanseverino Comunicação – Assessoria de Imprensa. Paulo é formado em Jornalismo na FAPCOM (2012), e tem experiências anteriores na TV Record (programa É Show), TV Bandeirantes (Sabadaço), TV Gazeta (colunista no Mulheres), Caras (site), Agência Caíco de Queiroz – assessoria de imprensa, e Clic TV com conteúdo para UOL (apresentador).

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook