Teoria das Inteligências Múltiplas, qual é a sua?

11 de fevereiro de 2015

Por Daniela Guimarães


O psicólogo americano Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas. Com base nessa teoria, Gardner ensina que o cérebro humano possui nove diferentes tipos de inteligência, e que a maioria das pessoas possui um ou dois tipos mais desenvolvidos do que os outros. Isso explica por que as pessoas têm habilidades diferentes, e dessa forma, é impossível medir o nível de inteligência das pessoas com base em suas habilidades.

Conheça os 9 tipos de inteligências propostos por Gardner e identifique qual é o seu:

Multiplas-Inteligencias-

 Lógico-matemática

Facilidade para solucionar problemas matemáticos e habilidade no raciocínio dedutivo. Os cientistas possuem esse tipo de inteligência.

Linguística

Gosto pelas palavras e por sua exploração. Domínio da linguagem e dos idiomas. Predominante em jornalistas, poetas, escritores e linguistas.

Musical

Habilidade em compor e executar padrões musicais. Pode ser associada a inteligência linguística, espacial ou corporal-cinestésica. Presente em compositores, sonoplastas, maestros e músicos.

Espacial

Capacidade de compreender o mundo visual com precisão, transformando-o e modificando percepções. Por terem essas habilidades, publicitários, designers, fotógrafos, arquitetos e escultores conseguem recriar experiências visuais sem estímulos físicos.

Corporal-cinestésica

Maior habilidade em controlar e os movimentos do corpo. Característica predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

Intrapessoal

Capacidade de se conhecer e entender crenças e limites. Também relacionada com o autocontrole. É o mais raro tipo de inteligência.

Interpessoal

Habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. É mais desenvolvida em profissionais de relações públicas, marketing, publicitários, políticos, religiosos e professores.

Naturalista

Sensibilidade em compreender a natureza, seus fenômenos e padrões. Facilidade no convívio com plantas e animais. É a característica dos biólogos.

Existencial

Capacidade de refletir e sobre questões existenciais. É a habilidade de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook