O festival D&AD (Design & Art Direction) criado em 1962 por alguns dos melhores designers e diretores de arte do mundo acontece todos os anos em Londres no 1º semestre e é um dos festivais de criatividade mais conceituados da atualidade, além de ser tão diversificado e cobiçado pelas mentes criativas.
Nesse ano de 2017 foram disponibilizados 16 briefings para a categoria New Blood, cada um deles para uma área especifica da criação.
Nosso aluno Kaike Motta da Silva, do 5º semestre, do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM, é apaixonado por criação e encarou o desafio New Blood abraçando um dos briefings específicos para redação publicitária.
Nesse briefing, o cliente era o exército do Reino Unido e a proposta era uma campanha de texto para reposicionamento do exército como uma escolha de carreira para jovens. Era preciso mostrar que o exército não era só campo de batalha.
O público-alvo dessa campanha eram homossexuais, mulheres, negros, etc e todas pessoas ligadas a questões de gênero, etnia etc. Ou seja, a mensagem deveria chegar àqueles que nunca se imaginaram seguindo carreira militar, fazendo com que se interessassem por essa escolha, mostrando que o exército é, também, um lugar para eles. Ou seja, resumindo: uma difícil campanha de inclusão.
Diante dessa missão e depois de diversos brainstorms e ideias que foram para a gaveta, Kaike chegou ao conceito No matter who you are (Não importa quem você é) que busca unificar as pessoas mostrando que, realmente, não importa quem elas sejam. A campanha trabalha em cima do tema escolhas, que enfatiza: “ A vida é cheia de escolhas, mas, nunca escolhemos ser quem realmente somos. E não importa. ”.
O jovem publicitário da FAPCOM desenvolveu diversas versões desse propósito, buscando sempre manter a essência do conceito dando origem assim a algumas peças para OOH, internet e revistas.
Fica aqui a torcida de todo o curso de Publicidade e Propaganda porque até lá, infelizmente, não podemos divulgar as peças antes de sair o resultado do festival que será entre os meses de maio e junho, todavia podemos adiantar que a criação de Kaike é muito boa e representará com mérito a FAPCOM e o jovem criativo brasileiro. Estamos contigo!
O que é fazer parte do D&AD
Durante o famoso festival D&AD, são avaliados trabalhos profissionais e os chamados New Blood (sangue novo ou, em outras palavras, estudantes de Publicidade, Design, etc que estão ingressando no mercado criativo).
A partir disso, o festival avalia diversas categorias, entre elas: publicidade para TV, cinema, rádio, internet, mídia Impressa, videoclipes, mídia interativa, marketing direto, entre outras. Além de áreas como fotografia, manipulação de imagem, ilustração, tipografia, design gráfico e de produto etc.
O que faz do festival ser um dos mais completos em relação à criação, abrangendo diversas áreas da comunicação em si.
De acordo com o site Repertório Criativo, em uma matéria intitulada “Calendário de festivais publicitários” publicada em 2014 por André Fantin, o D&AD:
É um dos mais reconhecidos prêmios do mundo devido sua reputação: a de ser um dos mais exigentes! Tão exigentes que se consideram que nenhum dos candidatos é bom o bastante para ganhar o prêmio, eles preferem não premiar nenhuma das peças e deixar a categoria sem ganhador. Então você já pode imaginar o significado e peso de receber um prêmio do D&AD.