Streaming: uma tendência em filmes e games

7 de agosto de 2013

streaming-blog

Vivemos, há um tempo, a era dos discos vinis e dos disquetes. Na sequência, surgiram CDs e CD-Rom, sendo acompanhados posteriormente de pen-drives e cartões de memória. A atual tendência é o mercado de streaming, que simplesmente não precisa de nenhum tipo de armazenamento; tudo fica armazenado na chamada “nuvem”.

Um dos segmentos com maior influência do streaming é o de filmes. O Netflix chegou ao Brasil no ano de 2011 e com a oferta do primeiro mês gratuito, possibilitou que muitos clientes confiassem nesta nova modalidade de locação de filmes e experimentassem alguns dos capítulos disponibilizados.

Com boa aceitação e crescimento de usuários de serviços deste tipo no Brasil, surgiram concorrentes e novas oportunidades frente ao Netflix. A Claro TV e a Sky já mantêm locadoras de filmes online. É fácil perceber também que as locadoras usuais perderam força; já não é mais tão fácil encontrar várias em um único bairro.

O Xbox One e o PlayStation4, apresentados na última E3 (realizamos um post sobre ela; confira clicando aqui), também mostraram-se inclinados a adotar esta nova tendência; a nuvem será explorada em ambos,  na potencialização do processamento do console (Xbox One) e na transferência de processos, como ligação entre os jogadores, criação de partidas e outros elementos (PS4). O Xbox, já disponibiliza um recurso em que é possível salvar o jogo na nuvem, podendo jogar em outros consoles do mesmo local onde parou.

Você já utiliza serviços em streaming? Compartilhe sua experiência conosco!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook