Por Daniela Guimarães
No último 10 de junho, aconteceu o Google Mobile Day, um treinamento do Google exibido em forma de documentário em salas de cinema de 10 cidades brasileiras. A FAPCOM não ficou de fora e participou do evento, confira o que grandes profissionais do Google e de outras empresas tem a dizer a respeito dessa importante plataforma de comunicação.
Como premissa do treinamento, a frase “Bem-vindo a 2015: o ano em que o mobile ultrapassou o desktop” explica o fato de que dificilmente você encontrará uma pessoa que não possua um smartphone, somando bilhões de pessoas conectadas à internet pelo celular.
O problema é que as marcas não estão acompanhando essa transformação, já que o investimento em mobile ainda é de apenas 5%. Muitos acreditam que o mobile é a plataforma do futuro. Estão errados, o mobile é a plataforma do presente!
De acordo com o estudo do Google (que custou muitos $$$$$$ e foi repassado a nós de graça!), as marcas precisam estar inseridas nesse meio por meio de sites adaptado para smartphones ou aplicativos. “Por ser universal e abrangente, o site mobile vai ser o primeiro ponto de contato com seus novos consumidores. Se a sua empresa já fez um bom trabalho com o site mobile, ela pode criar um App para seus consumidores fiéis e gerando uma experiência mais rica”.
E por falar em experiência, nada é mais importante do que conhecer o comportamento do consumidor. O tipo de experiência que ele terá no site ou aplicativo vai dizer muito sobre sua utilização e apontar oportunidades importantes para a fidelização desse consumidor.
Dentre outros assuntos, o treinamento abordou questões de Anúncios Mobile, Mensuração e Atribuição de Dados. Para quem não pôde participar do treinamento, o vídeo com o documentário completo está disponível na web. O conteúdo é excelente para profissionais de comunicação e tem cerca de 56 minutos de duração. Bom filme!