Microsoft anuncia o Windows 8.1 com melhorias

19 de julho de 2013

windows-1

Versão de testes é disponibilizada e apresenta avanços na navegação e interface

Há alguns dias, a Microsoft anunciou mudanças na atualização do sistema Windows 8.1. Foram realizados ajustes pontuais que aperfeiçoam o sistema e buscam otimizar ainda mais o uso por seus adeptos.

A principal novidade é a volta do botão Iniciar (Start, em inglês). Presente em praticamente todas as versões de Windows, desde o 95. A falta do recurso gerou reclamações dos usuários no lançamento da versão 8.0, pois dificulta a navegação. O botão, no Windows 8, permanece invisível, e é ativado no canto superior esquerdo da tela.windows2

A interface dos menus de navegação também apresentou melhorias. Agora é possível utilizar o mesmo papel de parede na área de trabalho e na tela inicial. Os blocos dinâmicos, característicos desta nova fase do Windows, possuem quatro tamanhos diferentes, e a interface “Metro” foi ajustada para quem utiliza mouse e teclado (a interface do Windows 8 foi pensada para usuários de dispositivos móveis, tais como tablets e  smatphones), o que pode aumentar a produtividade. Além disso, os aplicativos também podem ser abertos simultaneamente na tela, com diferentes tamanhos.

Na versão original do Windows 8, muitos dos programas também foram criticados; logo se esperava uma verdadeira reformulação na nova versão. As principais modificações foram aplicadas na Windows Store, desta vez com destaques animados e listas de aplicativos semelhantes às da Google Play e da Apple Store, com categorias como “os mais populares”, “sugeridos”, “novas versões”, etc.

windows3

O Internet Explorer 11 Preview também apresenta mudanças em sua interface. As abas abertas são exibidas na parte inferior da tela, junto à barra de endereço, e não mais na parte superior. Agora também é possível salvar favoritos e gerenciar downloads.

A versão definitiva será lançada apenas no final do ano. No entanto, a empresa disponibilizou uma versão de testes do sistema, chamada Windows 8.1 Preview, que pode ser instalada de forma gratuita. Para saber mais, clique aqui.

Twitter
Instagram
Facebook