Apple e iOS9

10 de junho de 2015

Por Juliana Oliveira


APPLE

Não é segredo que a Apple trouxe muitas inovações tecnológicas em seus produtos, sendo o iOS (seu sistema operacional) um dos mais funcionais. Na última segunda-feira, dia 8 de junho, a empresa anunciou a nova versão do sistema, o iOS9, que será lançado em meados de setembro aqui no Brasil.

O novo sistema promete aumentar as funcionalidades da plataforma, incluindo uma bateria mais duradoura, maior desempenho e segurança. Em contrapartida, houve muitas críticas à Apple em relação ao iOS8, que ocupa 4,6 GB de memória e o iOS9 promete utilizar “apenas” 1,3 GB.

Em relação aos aplicativos: o sistema Siri ficará mais intuitivo e em suas novas funcionalidades terá o Proactive que, baseado no horário do dia e local em que o usuário está, será capaz de oferecer sugestões de aplicativos e outras informações. Na nova interface de usuário para o Spotlight, essas funções já estão disponíveis e aparecem quando ele arrasta seu dedo para baixo na tela inicial do iOS.

APPLE 3

Mais uma grande novidade é o News, um app de notícias em que as reportagens são apresentadas em uma diagramação dinâmica e que carrega rapidamente imagens e animações. CNN, ESPN e Buzzfeed já estão na lista de parcerias firmadas com a Apple para gerar conteúdo, disponível inicialmente apenas nos EUA, Reino Unido e Austrália.

Dois outros aplicativos também serão atualizados: o app de notas passará a inserir imagens e listas, e o Maps terá um suporte para fornecer direções de trânsito e rota de ônibus e metrô em mais de 20 cidades.

APPLE (1)

Fora T U D O isso, o iOS9 introduz também um modo multitarefa para o iPad, ou seja, o usuário poderá fixar um aplicativo no canto da tela a partir da lista de aplicativos que surge quando se aperta o botão “home” duas vezes, conseguindo ler seus emails enquanto assiste um vídeo em uma janela menor, por exemplo.

Com novas funcionalidades, a plataforma de smart home, HomeKit, será capaz de controlar produtos de casas inteligentes, como sensores de movimento e até sistema de segurança. Atualmente o app requer uma Apple TV, mas com o iOS9 basta o aparelho estar ligado no iCloud.

Falando em iCloud, com o iOS9, o sistema irá possuir aplicativo escondido para o serviço iCloud Dive. Mas claro, essa é só algumas das novidades do novo iOS9 que promete ter tudo, ser bem funcional e útil, com muitos recursos e atualizações. Vamos (é claro!) aguardar até estar disponível para a instalação e analisar por nós mesmos!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook