Aplicativos de táxi para smartphones auxiliam no transporte nas grandes cidades

3 de maio de 2013

taxi

Viver em grandes cidades e possuir um veículo próprio é um grande desafio. Além das despesas, o trânsito também é um inimigo diário, fazendo com que muitos prefiram o utilizar o transporte público. Para auxiliar as pessoas que optam por ele, foram desenvolvidos alguns aplicativos móveis que apresentam funcionalidades bem interessantes.

Quem utiliza táxi, por exemplo, corre sempre o risco de ficar esperando por muito tempo um deles passar, se não tiver um contato próprio. Para essa situação, alguns aplicativos identificam qual taxista está mais próximo de você através da sua própria localização, fornecida pelo GPS do seu aparelho.

Easy Taxi: o aplicativo permite que você chame o táxi mais próximo, deixando um ponto de referência de onde está. Além de mostrar a localização exata do táxi, o app mostra modelo e placa do carro, assim como a foto e nome do motorista.

Disponível para download: https://itunes.apple.com/br/app/easy-taxi/id567264775?mt=8 – Gratuito – SP, RJ e BH – iOS.

99Taxis: utiliza o GPS do telefone para rastrear e chamar o taxi mais próximo. Para utilizar o app é preciso confirmar um número de telefone e escolher em que região deseja chamar o táxi.

Disponível para download:  http://info.abril.com.br/downloads/android/99taxis – Gratuito – Android.

Taxi Aqui: utiliza o GPS do telefone para rastrear automaticamente sua localização e permite que você saiba a localização do táxi. Além disso, com o app também é possível saber quais os pontos de táxi existentes na cidade e se eles estão ou não funcionando.

Disponível para download: http://www.taxiaqui.com.br/passageiros/ – Gratuito – iOS e Android.

Para não correr riscos e andar com desconhecidos, os aplicativos dispõem de um banco de dados que fornecem informações dos taxistas, como nome, foto, veículo e telefone. Há também outros, como o Resolve Aí, que verifica o trajeto com melhor custo-benefício.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook