Aplicativos de mensagens grátis e suas funcionalidades

21 de agosto de 2013

apps

 No tempo das novas mídias, é muito comum a utilização de aplicativos conectados à internet para envio de mensagens instantâneas nos smartphones. O uso de SMS ficou em segundo plano frente às possibilidades do serviço, que permite envios ilimitados, apenas com o custo do plano de dados.

A BlackBerry foi uma das pioneiras no serviço com o BlackBerry Messenger (BBM). Muito popular entre os anos de 2010 e 2011, seu funcionamento só era possível dentro da plataforma dos celulares BlackBerry, o que motivou pessoas a comprarem o aparelho para ter a possibilidade da troca de mensagens de forma gratuita e ilimitada.

O WhatsApp surgiu como uma alternativa àqueles que não tinham BlackBerry e tornou-se o principal aplicativo de troca de mensagens, com 250 milhões de usuários no mundo. Com a dinâmica parecida ao BBM, ele identifica os perfis de acordo com o próprio número de celular e possibilita, além da troca de mensagens, a criação de grupos de conversa o que possibilita que você veja a última hora em que o usuário ficou online.

O sucesso do WhatsApp propiciou o surgimento de aplicativos com propostas parecidas: O WeChat, por exemplo, ameaça justamente por contar com mais recursos, como ligações e chamadas de vídeo HD, similares ao Skype e ao Face Time, exclusivo dos aparelhos iOS. O aplicativo pode ser utilizado também através do PC, pelo site Web WeChat. No entanto, para usar a versão web, é necessário criar um nome de usuário, como se fazia com o Messenger; aliás, o wechat também possui alguns emoticons que eram populares na ferramenta. Para adicionar amigos é possível, além de compartilhar o ID, usar códigos QR e até agitando o celular ao mesmo tempo.

O Line, por sua vez, tem uma dinâmica bem parecida com a do WeChat. Criado por japoneses, o aplicativo também oferece mensagens de voz, ligações, compartilhamento de fotos e vídeos e conferências em grupo, bem como compatibilidade com PCs. O diferencial é  timeline, parecida com a existente no Facebook, que mostra aos amigos o que você está fazendo.

A própria BlackBerry, ao ver que perdeu muitos usuários justamente por estar disponível apenas para seus aparelhos, anunciou que será lançada, em breve, a nova versão do BBM para iOS e Android. A expectativa é de que o aplicativo será melhorado e virá com mais recursos.

Você utiliza aplicativos de envio de mensagens? Qual é o seu preferido? Compartilhe com o Blog FAPCOM!

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook