Suas aulas de Mídia e Planejamento no curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM não serão mais as mesmas

27 de Maio de 2016

A partir  de agora, os alunos de Publicidade e Propaganda da FAPCOM estão à frente do mercado de Planejamento e Mídia. Isso porque dois dos laboratórios de Informática já estão com o sistema tom micro atualizado e em funcionamento. O tom micro é um software bem completo, de última geração para o mercado de agências e pesquisas, disponível desde abril.

fapcom-4301

Presente nas melhores agências de propaganda, veículos de comunicação e anunciantes, o software possibilita o planejamento, a otimização e a simulação de mídia. Ele leva a análises por segmentação:

• Seleção das variáveis (demográficas, atitudinais, estilos de vida) mais relevantes para explicar o consumo de produtos, serviços e marcas, compondo públicos diversos;
  • Análise fatorial e de correspondência: representação gráfica para simplificar a análise da correlação entre qualquer número de variáveis;
  • Sobreposição: análise instantânea da sobreposição das audiências de quaisquer veículos.

No que diz respeito ao Planejamento, a ferramenta permite considerar, simultaneamente, cobertura, qualificação e rentabilidade na seleção dos veículos, além de otimização do trabalho. Isso permite que o planejador controle inclusão e exclusão de veículos, mínimo e máximo de inserções por veículo e,  por meio dos parâmetros estabelecidos, o melhor custo-benefício.

Segundo o prof. Postigo, coordenador do curso, a Ipsos Marplan EGM, que disponibilizou essa parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM, proporciona o encontro “entre Mercado e Educação”. O tom micro é o software mais completo na área, pois possibilita planejamento, otimização e simulação de mídia; compara veículos e programações; cruza variáveis; analisa dados como GRP, cobertura, frequência e afinidade; faz superposição de veículos, analisando correspondências e segmentação.

Para o prof. Daniel Paletta, responsável pelas disciplinas relacionadas à mídia e pesquisa, este  software, quando explorado corretamente nas mãos dos nossos alunos, pode trazer um diferencial para uma campanha publicitária bem estruturada da mesma forma que é um diferencial positivo em termo de qualidade das aulas práticas do curso.