Studio Ghibli – Técnica e humanismo na animação

17 de agosto de 2015

O mundo do cinema está repleto de animações, com diversas produções que divertem toda a família proporcionando momentos mágicos e humorosos, porém poucas delas abordam temas tão profundos e humanos como o Studio Ghibli. Fundado em 1985 (tendo completado 30 anos este ano) por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o estúdio japonês é o responsável por grandes êxitos de bilheteria como A Viagem de Chihiro (2001, dir. Hayao Miyazaki) e O Castelo Animado (2004, dir. Hayao Miyazaki). Apesar disso, o estúdio não é renomado mundialmente por seu sucesso comercial, mas sim pelo seu diferencial em relação aos grandes nomes ocidentais de animação – a simplicidade e o humanismo presente em seus trabalhos.

Banner - Palestra Studio Ghibli (Vinicius Pires - Multimidia 4º Sem) JPG

Com isso em vista, o aluno Vinicius Pires, do curso de Produção Multimídia do 4º Semestre da FAPCOM, preparou uma apresentação para a II Semana da Comunicação (dia 20/08, quinta, às 8h30 – confira a programação completa) na qual fará um giro pela filmografia do Ghibli, situando a importância dos temas tratados nas obras deste estúdio – como a relevância da natureza em nossa sociedade e a maneira como a vida cotidiana é representada – e como ele se difere dos demais nomes da animação, além de mostrar como essas produções podem ser importantes e motivadoras na vida de uma pessoa. Sua fala contará com a mediação do professor Elinaldo Meira da FAPCOM.

Para uma maior imersão na obra do estúdio, o aluno também trará os livros de sua coleção que mostram as artes que compõem os filmes em detalhes, contando com pinturas em aquarela dos cenários, desenhos conceituais, design dos personagens etc. “Estes livros são extremamente raros de se encontrar no Brasil, então é uma oportunidade única de conferi-los”, lembra Vinicius.

A imagem abaixo é da coleção de itens do Studio Ghibli do aluno, o que mostra como ele é fã de carteirinha do trabalho deles e como está disposto a compartilhar seu conhecimento com o público.

Coleção

 

Todos estão convidados a serem levados a um novo mundo e a terem uma visão da animação fora do paradigma ocidental!

Confira também o blog mantido por Vinícius com resenhas e análises divertidas sobre animações: Goomba Reviews.

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook