Storytelling: Histórias que conectam

27 de abril de 2015

Por Yasmim Aguiar


Desde sempre, histórias unem pessoas. Que tal usar isso na sua marca com o Storytelling? Como o nome já diz: story = história e Telling = contar, Storytelling significa contar história. E, como usar isso?

Bom, o Storytelling é uma das formas mais eficazes de dar vida à sua marca e uma das principais estratégias de marketing de conteúdo, pois uma história criativa e bem contata cativa pelo emocional e pessoal, inspirando o público e levando-o a uma viagem com a marca. É como uma ficção, em que existem personagens, temas, emoção, clímax, tudo voltado para prender o público pela emoção. Basta contar histórias de forma humanizada, com personagens reais, no caso das marcas, a tradição é um ótimo caminho, estabelecendo conexões emocionais e pessoais.

Essas histórias podem ser contadas em qualquer meio, como, por exemplo, em blogs, filmes, canais sociais, multimídia, o que você puder imaginar, pois cada meio provoca uma reação diferente em seu público, e para que isso funcione as histórias têm que ser adaptadas. A chave para o sucesso é saber qual história e em qual meio contar.

Para isso ficar um pouco mais claro, tenho aqui alguns exemplos de propagandas que usaram muito bem o Storytelling. Vamos começar com a Cornetto que fez uma ação chamada “Cornetto Cupidity: Love Stories” utilizando de lindas histórias de amor, aqui vai uma delas.

Outra campanha bem bacana foi da marca de uísque Johnnie Walker. Nesse storytelling, a história contada é a da própria marca.

E para fechar com chave de ouro, a famosa história da Kombi que a Volkswagen produziu, chamada “Os últimos desejos da Kombi”.

E, então, se emocionou com alguma delas?

 

Twitter
Instagram

Flickr

Henry Carroll na FAPCOM

Facebook