Storytelling dentro da Comunicação

20 de maio de 2014

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O papel de um comunicador é saber transmitir uma informação de forma adequada. Portanto, é primordial que o comunicador sabia os métodos mais eficientes para lidar com seu público. Um desses métodos é por meio do Storytelling, ou seja, transformando sua mensagem, seu conteúdo, em uma história com começo, meio e fim. Hoje o Blog da FAPCOM mostra algumas dicas de Storytelling e como ele ajuda na comunicação.

Tradicionalmente, a propaganda baseava sua comunicação em premissas. “Meu produto é bom por esse motivo, e é por isso que você deve comprá-lo”. Esse formato ainda é amplamente utilizado, pois, em sua essência, é direto e transmite a mensagem. Porém, conforme os anos passaram, esse método tem se tornado questionado, pelo aumento desconfiança em propaganda e pela mudança de hábito de compra dos consumidores. Segundo o famoso teórico de marketing e comunicação, Phillip Kotler, as pessoas não compram mais apenas produtos. Elas compram momentos e experiências. E é isso que o Storytelling promove como método de comunicação.

Para construir uma história, até mesmo com o propósito de vender um produto, é necessária uma estrutura básica, fundamentada em alguns pontos. Antes de tudo, precisa-se definir um ambiente, em um determinado espaço de tempo. Em seguida, quem são os personagens dessa narrativa, um herói e um vilão. A partir daqui já é possível montar uma história, ou uma apresentação, porém, ela fica mais elaborada conforme são adicionados mais detalhes, como valores, de certo e errado, ou um conflito. Mesmo com ou sem esses detalhes, uma narrativa sempre se baseia em uma ação. É necessário um objetivo, que norteia as ações de cada personagem.

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Henry Carroll na FAPCOM

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